'Acho que, finalmente, esse defunto foi enterrado', diz Barroso sobre voto impresso
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Luís Roberto Barroso (foto), afirmou na tarde desta segunda-feira, 4, acreditar que, após meses de embates, a discussão sobre a implementação do voto impresso está encerrada. "Acho que, finalmente, esse defunto foi enterrado", disse. Barroso falou à imprensa após a cerimônia que deu início ao ciclo de medidas de...
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Luís Roberto Barroso (foto), afirmou na tarde desta segunda-feira, 4, acreditar que, após meses de embates, a discussão sobre a implementação do voto impresso está encerrada. "Acho que, finalmente, esse defunto foi enterrado", disse.
Barroso falou à imprensa após a cerimônia que deu início ao ciclo de medidas de segurança adotadas para a garantia da transparência das eleições. Hoje, o ministro recebeu no tribunal presidentes de 22 partidos para a abertura dos códigos-fonte das urnas e dos demais programas eleitorais. Pela primeira vez, a iniciativa foi realizada um ano antes do pleito -- até então, o evento ocorria seis meses antes da disputa eleitoral.
Não integraram a lista de presentes representantes de siglas alinhadas ao bolsonarismo, como o PTB e o Patriota, que fizeram campanha pelo voto impresso. Questionado, Barroso minimizou as ausências. "Para desfazer a névoa de desconfiança que se criou, nós lançamos todos os focos de luz possíveis. Uma coisa que aprendi na vida é que a gente não seduz quem não quer ser seduzido. Portanto, estamos nos dirigindo às pessoas que, em boa fé, tinham dúvida. É o máximo que a gente pode fazer", declarou.
O presidente do TSE acrescentou que não adotou, como critério para o convite, a análise da postura das siglas na votação do voto impresso. "Tradicionalmente, os partidos políticos eram convocados a participar desse processo, a fiscalizar o desenvolvimento do programa. Na prática, eles confiavam tanto no sistema que, simplesmente, não compareciam. Portanto, tivemos a preocupação de tentar mudar esse comportamento e fazer os partidos participarem do processo, para terem certeza da sua transparência, segurança e idoneidade", prosseguiu.
O ministro ainda se disse "extremamente feliz" com o elogio do presidente Jair Bolsonaro à presença de um representante das Forças Armadas na Comissão de Transparência designada pelo TSE para acompanhar de perto as eleições.
"Fico extremamente feliz que ele tenha se convencido de que não tem problema no voto eletrônico. Ninguém é melhor nem pior do que ninguém. A presença das Forças Armadas é importante. Há um contrato e é um setor representativo da sociedade. Tem os olhos de toda a sociedade.”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (8)
FRANCISCO AMAURY GONÇALVES FEITOSA
2021-10-05 11:37:35UMA PERGUNTA ... sr. sinistro QUAL O MOTIVO PELO QUAL O PRESIDENTE DO TSE TRABALHA CONTRA ELEIÇÕES LIMPAS? inacreditável nem na Venezuela se viu isto.
Waldemar
2021-10-05 10:04:54Interessante que somente os partidos foram convidados para esta análise. Onde está a Academia? Onde estão os especialistas de terceira parte independentes de quaisquer organizações com interesses eleitorais e de acesso ao poder. ALERTA: o programa que roda na urna não é o fonte! É um executável, gerado por outro programa!!!
Globolixo
2021-10-04 23:15:47Boquinha de veludo! Tu és um pilantra!
Inês
2021-10-04 21:57:49Eleições não se ganha, toma o poder, o veredito concretizou com a demonstração de hoje, caminho aberto para ratazana Mor Lula ladrão e a sua trupe. Acorda povo brasileiro.
Jose
2021-10-04 21:47:52Que maravilha! O Barroso desmoralizou publicamente o Bozo e todos os Bozistas idiotas que queriam o voto pré-cambriano. Os muares deveriam se esconder no esgoto para escapar de tanta desmoralização. Tenho pena deste bando de doentes cognitivos.
FRANCISCO AMAURY GONÇALVES FEITOSA
2021-10-04 19:52:39por que mesmo o presidente do TSE não tem nenhum interesse numa eleição segura? PORQUE este é um ridículo país de idiotas . haja capim para nós.
ANTONIA
2021-10-04 18:31:55Meu Deus! Barroso era amigo do João de Deus de Abadiânia! 😱 Choquei!
Maria
2021-10-04 18:09:37Os partidos ausentes são negacionistas e só fazem o q o “negacionista mor” determinar! Desprezíveis.