EUA sancionam banco da Venezuela por mandar fundos para o exterior
O Departamento de Tesouro americano bloqueou nesta sexta-feira, 22, as propriedades do Banco de Desenvolvimento Econômico e Social (Bandes) e mais quatro instituições financeiras ligadas à ditadura de Nicolás Maduro (foto), na Venezuela. "A disposição das pessoas do círculo íntimo de Maduro em explorar as instituições da Venezuela não tem limites. Os membros do regime...
O Departamento de Tesouro americano bloqueou nesta sexta-feira, 22, as propriedades do Banco de Desenvolvimento Econômico e Social (Bandes) e mais quatro instituições financeiras ligadas à ditadura de Nicolás Maduro (foto), na Venezuela.
"A disposição das pessoas do círculo íntimo de Maduro em explorar as instituições da Venezuela não tem limites. Os membros do regime transformaram o Bandes e suas subsidiárias em veículos para mandar fundos para o exterior na tentativa de sustentar Maduro. Maduro e seus facilitadores distorceram o propósito original do banco, que foi fundado para ajudar o bem-estar econômico e social do povo venezuelano, como parte de uma tentativa desesperada de se manter no poder”, disse o secretário do Tesouro Steven Mnuchin.
Além do Bandes, com sede em Caracas, os americanos também sancionaram o Banco Bandes Uruguai. "No início de 2019, Maduro tentou mover mais de 1 bilhão de dólares para fora da Venezuela por meio do Bandes e de sua subsidiária no Uruguai", diz o comunicado.
O documento também cita como motivo da medida a prisão na quinta-feira, 21, de Roberto Marrero, chefe de gabinete do presidente interino Juan Guaidó: "O uso seguido de sequestros, torturas e do assassinato de cidadãos venezuelanos não será tolerado pelos Estados Unidos ou pela coalizão internacional que está unida em torno do presidente Guaidó. Roberto Marrero e outros prisioneiros políticos devem ser liberados imediatamente".
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (7)
Alberto
2019-03-23 09:54:05Fora Maduros. Lembrando que a Gleise, foi lá na posse dele, viu povo brasileiro.
Marc
2019-03-23 07:52:27Quando o Maduro espremer bem a Venezuela como se espreme um limão ele vai pular fora voando.O q pode certamente já mandou para fora do país, pois para isso ele é eficiente.Não deve ter um centavo dele na Venezuela.
Zigoma
2019-03-22 18:39:56Tem que deixar esse cara só de cueca.
Cirval
2019-03-22 18:30:23O nome Bandes é bastante sugestivo porque remete a bandos. O Brasil também pretendia fundar um Banco com a Rússia e a China, talvez com o mesmo intuito, na era Lula/Dilma.
Elizabeth Costa
2019-03-22 18:12:03E dinheiro nosso também com certeza; tenho certeza que o PT escondeu dinheiro na Venezuela, em Cuba, Guiné Equatorial, Angola, etc. Todos os governos amigos dos PTralhas escondem o dinheiro roubado da Petrobras, do BNDES.
Marcos
2019-03-22 17:46:23Pressão aumentando, a ditadura está raspando o tacho, roubando tudo que sobrou. Mourão já disse que provavelmente só ainda estão de pé pelo dinheiro do tráfico.
JOSHUA
2019-03-22 17:45:42Aquele avião vazio russo aterrizado há pouco tempo em Caracas deve ter levado toneladas de ouro e de moedas para os cofres de bancos russos. O duro é refugiar-se na Rússia (gelada) e estar monitorado 24 horas por dia pelo FSB, com áudio e câmeras até nos banheiros. E, se pisar torto, o ouro e o dinheiro derretem para as mãos dos "camaradas".