CPI mostra fotos e afirma que motoboy da VTCLog fez pagamentos a ex-diretor da Saúde
A CPI da Covid recebeu imagens que, segundo os senadores do G7, revelam que Ivanildo Gonçalves da Silva, motoboy que presta serviços à VTCLog desde 2009, pagou boletos voltados ao repasse de recursos ao ex-diretor de Logística do Ministério da Saúde Roberto Ferreira Dias. As fotografias foram exibidas durante a sessão desta terça-feira, 31. Pertencente ao...
A CPI da Covid recebeu imagens que, segundo os senadores do G7, revelam que Ivanildo Gonçalves da Silva, motoboy que presta serviços à VTCLog desde 2009, pagou boletos voltados ao repasse de recursos ao ex-diretor de Logística do Ministério da Saúde Roberto Ferreira Dias. As fotografias foram exibidas durante a sessão desta terça-feira, 31.
Pertencente ao grupo Voetur, a VTCLog entrou na mira da comissão por suspeitas de irregularidades em um aditivo no contrato firmado com o ministério para a prestação de serviços de armazenagem e distribuição de insumos, inclusive de vacinas. A comissão investiga por que Ferreira Dias aceitou pagar 18 vezes o valor que havia sido recomendado pelos técnicos da pasta.
Ao apresentar os registros das passagens de Ivanildo por agências bancárias, o relator da CPI, Renan Calheiros, afirmou que as imagens indicam "o conluio [de corrupção] existente no bastidor do Ministério da Saúde no exato enfrentamento da pandemia".
Líder do governo no Senado, Fernando Bezerra questionou de que forma as fotografias atestam, sem sombra de dúvidas, que o motoboy realizava mesmo operações relacionadas ao ex-diretor do ministério. Renan, então, explicou que a CPI pediu às agências bancárias gravações da data e do horário em que os boletos relacionados a Ferreira Dias foram pagos. As imagens, então, mostraram Ivanildo na boca do caixa.
"Se trata do pagamento de boletos da Voetur, como se a Voetur tivesse prestado serviços para o senhor Roberto Ferreira Dias", completou o vice-presidente da CPI, Randolfe Rodrigues. Os registros foram realizados entre maio e junho deste ano.
Em princípio, o motoboy prestaria depoimento à comissão nesta terça-feira. O ministro Kassio Marques, do Supremo Tribunal Federal, porém, permitiu que ele faltasse. A CPI recorreu da decisão. "Bom, se isso não for prova suficiente para que o ministro reconsidere sua decisão, nada mais será. Se isso não for importante para ouvirmos este motoboy nesta CPI, nada mais será", emendou Randolfe.
A convocação de Ivanildo foi proposta pelo próprio senador. No requerimento, Randolfe frisou que um Relatório de Inteligência Financeira elaborado pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras, Coaf, aponta que a VTCLog movimentou "de forma suspeita" 117 milhões de reais ao longo dos últimos dois anos. "O nome de Ivanildo Gonçalves é citado várias vezes no documento. Ele chegou a sacar em diversos momentos o montante de 4.743.693 de reais. A maioria foi saques em espécie e na boca do caixa", prosseguiu
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (3)
PAULO
2021-08-31 19:25:41Os estúpidos bolsonaristas são contra a corrupção? Ou são iguais aos petistas? Para os petistas, à corrupção do PT e do ex-presidiário Lula, pode. Para os bolsonaristas então, à corrupção do Centrão pode? Querem derrubar os ministros do STF. Mas se derrubarem, além desse tal de Kássio, que sempre blinda os corruptos, inclusive o corrupto petista, teremos Mendonça, Aras e Humberto Martins. Precisamos de um STF digno. E só vamos ter isso, com um Presidente digno. Precisamos de Moro 🇧🇷.
Claida
2021-08-31 16:12:31Cássio Nunes...podre..lixo...capacho..nojento.m vc envergonha o brasil
Maria
2021-08-31 15:14:42Não sobra um.