'Iremos a fundo no caso VTCLog até a conclusão da CPI', diz Omar Aziz
O presidente da CPI da Covid, Omar Aziz (foto), prometeu ir "a fundo" no caso VTCLog até a conclusão das investigações após o ministro Kassio Marques, do Supremo Tribunal Federal, autorizar Ivanildo Gonçalves da Silva, motoboy que realizou saques milionários para a empresa, a faltar ao depoimento agendado para esta terça-feira, 31. A VTCLog presta serviços...
O presidente da CPI da Covid, Omar Aziz (foto), prometeu ir "a fundo" no caso VTCLog até a conclusão das investigações após o ministro Kassio Marques, do Supremo Tribunal Federal, autorizar Ivanildo Gonçalves da Silva, motoboy que realizou saques milionários para a empresa, a faltar ao depoimento agendado para esta terça-feira, 31.
A VTCLog presta serviços de armazenagem e distribuição de insumos, inclusive vacinas, ao Ministério da Saúde. A CPI constatou indícios de irregularidades no contrato firmado entre a empresa e a pasta. A comissão destacou, por exemplo, um aditivo em que o ex-diretor de Logística do Ministério da Saúde Roberto Ferreira Dias aceitou pagar 18 vezes o valor que havia sido recomendado pelos técnicos da pasta.
A convocação de Ivanildo foi proposta pelo vice-presidente da CPI da Covid, Randolfe Rodrigues. No requerimento, o senador argumentou que um Relatório de Inteligência Financeira elaborado pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras, Coaf, aponta que a VTCLog movimentou "de forma suspeita" 117 milhões de reais ao longo dos últimos dois anos. "O nome de Ivanildo Gonçalves é citado várias vezes no documento. Ele chegou a sacar em diversos momentos o montante de 4.743.693 de reais. A maioria foi saques em espécie e na boca do caixa", prosseguiu
Omar Aziz frisou que a CPI recorreu da decisão de Kassio Marques e afirmou que a comissão "irá focar nos depoimentos de todas as pessoas da VTCLog". "Todas, sem exceção. Nós iremos a fundo na VTCLog até a CPI concluir. Respeitamos todas as decisões que o Supremo ou qualquer instância da Justiça brasileira têm tomado em relação à CPI da Pandemia, mas temos o direito de recorrer", completou.
O parlamentar buscou destacar que a comissão não trata Ivanildo como investigado, mas como testemunha. "Ele é apenas uma testemunha sendo usada para retirar dinheiro e levar para alguém. Esses quase 5 milhões de reais que ele retirou dos bancos, principalmente do Bradesco e da Caixa Econômica, no Aeroporto Internacional de Brasília, ele não retirou para levar para a casa dele. Retirou para levar para alguém. E não é uma quantia pequena. É uma quantia muito grande de recursos retirados do banco em pouco tempo para levar para outro lugar".
Depois da decisão de Kassio Marques, a CPI ainda tentou convocar a diretora-executiva da VTCLog, Andréia Lima, para prestar depoimento nesta terça-feira. A empresária, porém, informou que está em Guarulhos, em São Paulo, atuando na distribuição de vacinas e que, portanto, não poderia comparecer.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
João
2021-08-31 12:07:56Ele deveria ir fundo para esclarecer o desvio de 260 milhões, supostamente apropriados pela sua família , inclusive com a prisão de sua mulher e irmãos. A COMISSÃO PARLAMENTAR DOS IMBECILÓIDES não apurou nada concreto até agora. Se recusam, inclusive, a investigar o CONSÓRCIO DO NE, que prioritariamente só tem governadores de esquerda, além de dois serem filhinhos do Renan e do Jader ! CN , 48 milhões que viraram fumaça na compra de 300 respiradores , ISSO NÃO SE INVESTIGA ! É PROIBIDO !