Fux afirma que pedido de impeachment de ministro tem 'roupagem de ameaça'
O presidente do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux (foto), afirmou nesta quinta-feira, 26, que o pedido de impeachment de ministros da corte "tem uma roupagem de ameaça", defendeu a independência da corte e declarou ser inadmissível uma "ditadura sectária". O ministro abordou o assunto durante o Expert XP, um evento on-line organizado pela XP Investimentos, um...
O presidente do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux (foto), afirmou nesta quinta-feira, 26, que o pedido de impeachment de ministros da corte "tem uma roupagem de ameaça", defendeu a independência da corte e declarou ser inadmissível uma "ditadura sectária".
O ministro abordou o assunto durante o Expert XP, um evento on-line organizado pela XP Investimentos, um dia após o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, rejeitar um pedido de impeachment de Alexandre de Moraes, proposto por Jair Bolsonaro.
O presidente da República moveu o processo no Senado, responsável pelo julgamento de pedidos de impeachment de ministros, depois de Moraes inclui-lo na lista de investigados do inquérito que apura a difusão de fake news e ameaças a integrantes do Supremo, além de autorizar medidas de busca e apreensão e prisões contra aliados do Planalto.
“Aqueles que não aceitam as decisões judiciais devem se utilizar dos recursos próprios, das vias próprias jurisdicionais e não do impeachment. E o impeachment, digamos assim, tem uma roupagem de uma ameaça, de cassação de um juiz, exatamente por suas opiniões”, disse. “A democracia brasileira está consolidada e ela absolutamente não admite que juízes trabalhem sobre o páreo de ter que responder à vontade de A ou de B porque se não ele vai sofrer impeachment", prosseguiu.
Fux ainda saiu em defesa das decisões de Moraes, como a que decretou a prisão do presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson, e a que autorizou buscas e apreensões contra o cantor Sérgio Reis, o deputado Otoni de Paula e mais oito investigados pelo planejamento de atos contra o Supremo e o Congresso.
“Se nós sabemos que estão sendo arquitetados atos antidemocráticos que podem gerar consequências gravíssimas é dever do Judiciário utilizar a determinada tutela de urgência. Se sabemos que um crime está no caminho da consumação e que não há tempo para ouvir interessados, ele deve agir”.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Eduardo
2021-08-27 12:08:19Se a Constituição prevê essa hipótese, e o STF é o garantidor dos direitos constitucionais, não vejo por quê a choradeira dos ministros. Até Senador tem pedido de impeachment contra outros ministros e nem por isso eles estão incomodados. Será que eles se acham imunes aos preceitos democráticos que alegam defender? Ou vão continuar se valendo da couraça do Inquérito do Fim do Mundo? Este sim uma ameaça permanente sobre as cabeças de todos os brasileiros que ousem contrariar seus interesses.
Osmar
2021-08-27 06:47:57O STF é o maior risco a democracia! Aliás que democracia! Estamos há muito tempo vivendo a ditadura dos deuses do STF que estão acima da lei. Só trabalham em prol de si mesmo! Podem tudo!
Marcos
2021-08-26 23:29:18Simples!!! SUJO FALANDO DO MAL LAVADO TODOS BANDIDOS !!! Mas os comentários do Jose chega a dar ânsia 🤮
VIDAL
2021-08-26 21:17:08A bem da verdade-coisa rara em nossos dias-, diga-se, que, Bolsonaro até agora só "latiu", mas quem não só ameaçou e sim "mordeu" e machucou nossa democracia, foi STF- incumbido que estava do contrário, de preservá-la-, dando a Lula para se candidatar às eleições, uma "fantasia de Mártir" sob a qual padece a nação despossuída e humilhada pela corrupção. Namastê!
Humberto
2021-08-26 19:31:28Depois que soltaram o Lulaladrao e acabaram a Lava Jato , deixaram o Brasil liberado para ladroagem e as quadrilhas montadas pela familicia ,invadiram o palácio do planalto e os Ministérios, liberou geral , agora FUX segura o rojão , o genocida sabe que vocês estão no mesmo nível dele, tudo ladrao , corrupto e vagabundo, mamadores das tetas do pobre Brasil!!!
Jaime
2021-08-26 19:10:27Fux, meu camaradinha, a libertação de Lula com absolvição de Emílio e Marcelo Odebrecht, além de Leo Pinheiro, soaram como ato de Guerra. Segura o tranco que vem "homens de botões dourados" por aí, parceiro.
José
2021-08-26 16:50:22Concordo plenamente!!
NEWTON JOSE DOS SANTOS
2021-08-26 16:37:08seria bom que o supremo tivesse a mesma postura quando o caso fosse corrupção, inclusive entre seus membros. Mas o que se mostra é sempre o contrário . Subtrair pode, só não pode ser fora da turminha.
Márcia
2021-08-26 15:54:09Sem dúvida, agir antes que botem fogo no país!
Suzane
2021-08-26 15:53:17Concordo com Fux em tudo, menos com as reiteradas decisões dessa Corte que culminaram com a soltura e com o veredicto de inocência do Lula, aquele do qual todos conhecem a extensa ficha corrida...