PF indicia senador flagrado com dinheiro entre as nádegas
A Polícia Federal indiciou o senador Chico Rodrigues (foto) pela suposta participação em um esquema de desvio de recursos de emendas parlamentares destinadas ao combate à pandemia do novo coronavírus em Roraima. O congressista foi flagrado com dinheiro entre as nádegas pela Polícia Federal no âmbito da Operação Desvid-19, como revelou Crusoé. O relatório final...
A Polícia Federal indiciou o senador Chico Rodrigues (foto) pela suposta participação em um esquema de desvio de recursos de emendas parlamentares destinadas ao combate à pandemia do novo coronavírus em Roraima. O congressista foi flagrado com dinheiro entre as nádegas pela Polícia Federal no âmbito da Operação Desvid-19, como revelou Crusoé.
O relatório final da investigação encaminhado pela PF ao Supremo Tribunal Federal sugere que o senador responda pela prática dos crimes de peculato, advocacia administrativa, lavagem de dinheiro e embaraço às investigações, além de fraude à licitação.
A Operação Desvid-19 foi às ruas em outubro de 2020. Um dos eixos da investigação mira fraudes em contratos para a aquisição de kits de testes rápidos voltados à detecção do coronavírus e de equipamentos de proteção individual. A Polícia Federal encontrou indícios de direcionamento na licitação para beneficiar três empresas.
A PF alega que Chico Rodrigues integrou o núcleo político e gerencial do esquema. De acordo com o relatório final, o senador tinha "forte ingerência no Executivo estadual e em áreas estratégicas da administração pública direta e indireta, além do Judiciário".
O parlamentar é ligado à Quantum Empreendimentos, que, segundo a Controladoria-Geral da União, negociou os kits e os equipamentos de proteção individual com indícios de sobrepreço.
"Nesse ponto, embora não haja prova do correspondente pagamento dos valores pelo fornecimento, haja vista as denúncias de irregularidades terem sido noticiadas concomitantemente à execução do contrato, o que fez com que houvesse a sustação do pagamento, não há como negar que a entrega desse material foi devidamente realizada, constituindo-se um crédito indevido da empresa perante o Estado", anotou.
Além disso, conforme a PF, Chico Rodrigues agiu para beneficiar a Quantum em outra frente. O relatório sustenta que ele chegou a intervir junto ao Ministério da Defesa para viabilizar o uso de um avião da Força Aérea Brasileira para realizar a entrega dos equipamentos de proteção individual fornecidos pela empresa.
"No caso, resta evidente que Francisco de Assis Rodrigues concorreu, na qualidade especial de senador da República, para subtração do valor a ser pago a título de contraprestação pelo fornecimento de EPI’s pela Quantum Empreendimentos em Saúde, em especial, os custos destinados ao transporte e entrega deste material na cidade de Boa Vista/RR, tendo em vista a utilização de aeronave da Força Aérea Brasileira, vindo a beneficiar diretamente a empresa em questão e seus sócios", prosseguiu.
A PF alegou ainda que Chico Rodrigues não soube explicar a origem do dinheiro encontrado durante o cumprimento da medida de busca e apreensão. O relatório esclarece que os investigadores não puderam questioná-lo sobre o tema durante a tomada do depoimento, devido a recorrentes interrupções da defesa.
"De igual modo, a ocultação desse valor no próprio corpo, em área íntima, ao arrepio aos questionamentos da autoridade policial, dirigindo-se para área reservada para alegada “troca de roupa” – o que indica a potencial intenção
de destruir as cédulas como prova – configura, em concurso, a potencial ocorrência do crime de embaraço a investigação de infração penal que envolva organização criminosa".
Relator da Operação Desvid-19, o ministro Luís Roberto Barroso remeteu o caso à Procuradoria-Geral da República, que decidirá se denuncia Chico Rodrigues ou arquiva o processo.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Eliane
2021-08-28 18:57:23Estamos tão acostumados a ver políticos envolvidos em corrupção, que já não indignamos mais com isso. Sabemos que a nossa justiça os favorece e fica só um constrangimento temporário. Precisamos aprender a votar e cobrar mais as barbaridades que as instituições nos impõe.
ADRIANO
2021-08-25 11:53:18Já não era sem tempo, não é mesmo?
Bartolomeu
2021-08-25 11:38:12Polícia Federal, para com isso! Serviço de enxugar gelo. Vai prender pobre e traficante que ganha mais. Esses aí só vão zombar dessa instituição séria, de policiais que passam noites acordados debruçados em investigações capciosas e sempre acusados de favorecer e servir a alguém. O trabalho de vocês só vale até o momento de sair na mídia. Depois, tudo se resolve da melhor maneira (para os criminosos) quando canina mão do TRF ou STJ ou STF. As maletas correm soltas, sempre muito pesadas!
João
2021-08-25 08:16:54Ta lascado o Chico cueca rica .
Fabio
2021-08-24 21:23:16Se antes era difícil prender até réu confesso, agora é impossível. O crime aqui compensa.
#3via
2021-08-24 20:10:14O que tem mais no Brasil são políticos assim. Quantas pessoas morrem todos os dias no Brasil por falta de saneamento básico, hospital, remédios, alimentação e etc, e esses saf@dos saqueando o Brasil. 2022 vamos de #3via e tirar todos os políticos que se elegeram via estelionato eleitoral, esses falaram e prometeram o que o povo queria ouvir e chegando la fizeram tudo ao contrario. Chega dessa casta politico social que vive nas tetas do governo num pais paralelo com salários altíssimos, beneficio
PAULO
2021-08-24 19:54:28O Brasil talvez esteja fadado a ser por toda a eternidade, um país incivilizado. Em outras democracias, casos como esse do senador, do Aécio, do ex-presidiário Lula, do sociopata Bolsonaro...significaria o fim deles na política. Em países civilizados, esses malfeitores pediriam a renúncia e sairiam da política. Mas como temos uma justiça corrupta e um povo q gosta de corrupto, eles continuam e são novamente eleitos. A justiça e os corruptos então fazem piada do povo. Por menos corrupção é MORO.
Humberto
2021-08-24 18:57:21Bovinos , não se preocupem ele errou a tecla ; Igual ao fundão Eleitoral !!! Kkkkkkkkk
Jose
2021-08-24 18:13:56Políticos bozogenocidas são todos iguais. Vivem colocando dinheiro sujo nas nádegas também suja. Este senador ai é o ídolo dos muares Joãozinho Necrófilo, Nyco Penyco, Vera Verão, Adrianus, naturalmente, do ilustríssimo Takagado!
Odete6
2021-08-24 18:04:32Ué... deveria ser indiciado e processado principalmente, por ""sujagem"" de dinheiro, ""em todos os sentidos""!!!! 🤑🤑🤑🤑🤑🤑🤮🤮🤮🤮🤮🤮😆😆😆😆😆😆 Que vontade que dá na gente de dar os nomes certos para o ""evento criminoso flagrado""!!!!...😡😡😡 Agora, uma vez mais, a pergunta que não quer calar: ""o que foi que fizeram com essas notas de ""trajetória tão tenebrosa""??? BEEERRRKK!!!! Não vão nos dizer que ""andam circulando"" por aí de mão em mão, de bolsa em bolsa!!!!...🤢🤢🤢🤢🤢🤢....