STF reage a Bolsonaro e diz repudiar pedido de impeachment de Moraes
O Supremo Tribunal Federal reagiu à investida de Jair Bolsonaro e disse repudiar o pedido de impeachment de Alexandre de Moraes. A corte declarou que o Estado Democrático de Direito "não tolera" que um ministro seja denunciado por suas decisões, porque todas podem ser contestadas por meio de recursos, dentro do "devido processo legal". O tribunal...
O Supremo Tribunal Federal reagiu à investida de Jair Bolsonaro e disse repudiar o pedido de impeachment de Alexandre de Moraes. A corte declarou que o Estado Democrático de Direito "não tolera" que um ministro seja denunciado por suas decisões, porque todas podem ser contestadas por meio de recursos, dentro do "devido processo legal".
O tribunal se manifestou poucos minutos depois de um assessor do Planalto entregar a petição escrita por Bolsonaro ao Senado -- cabe ao presidente da casa, Rodrigo Pacheco, avaliar a admissibilidade do processo.
"O STF, ao mesmo tempo em que manifesta total confiança na independência e imparcialidade do ministro Alexandre de Moraes, aguardará de forma republicana a deliberação do Senado Federal", completa o STF, em nota divulgada na noite desta sexta-feira, 20.
Bolsonaro pediu o impeachment de Moraes após ser incluído pelo ministro no rol de investigados do inquérito que apura a difusão de notícias falsas e ameaças a magistrados, em decorrência dos ataques às urnas eletrônicas e ao processo eleitoral.
O processo foi aberto de ofício -- ou seja, sem o pedido do Ministério Público -- por Dias Toffoli, em 2019, bem antes de mirar Bolsonaro. Em reação à recente inclusão de seu nome na lista de alvos, o presidente contestou o artigo do regimento interno do STF que permite a instauração de inquéritos por iniciativa própria.
Na nota, a Suprema Corte lembra que o plenário referendou a validade do inquérito em junho do ano passado. "O Supremo Tribunal Federal, neste momento em que as instituições brasileiras buscam meios para manter a higidez da democracia, repudia o ato do Excelentíssimo senhor presidente da República, de oferecer denúncia contra um de seus integrantes por conta de decisões em inquérito chancelado pelo plenário da corte."
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Francisco
2021-08-24 13:31:49Impressionante , os comentarios parece que moram em outro pais. Defender esses ministros que dodos os dias rasga a constituição em defesa dos bandidos padrinhos é dose. todos dessa linha querem que nosso brasil seja uma Venezuela, uma niguaragua, cuba . Meus Deus tenha piedade nosso Brasil.
Pronto, falei
2021-08-22 10:57:29Se pedido estiver embasado em lei, qual o problema solicitar o impeachment???? Não caberá ao Presidente decidir sobre o assunto, ao contrário o STF tem se demonstrado senhor de sí, quando o mais alto grau da justiça passa a investigar, acusar e penalizar os supostos réus, temos uma aberração jurídica. A jurisprudência pacífica atual no STF é que "os fins se justificam os meios". Mas levando se em conta quem os indicou ao cargo de Ministro, a teoria dos frutos da arvore envenenada, se aplica.
Ricardo
2021-08-22 10:17:09tem que fuzilar esses vagabundos do stf
Rotch
2021-08-22 09:06:50Para voces TODOS refletir. Disse o grande escritor/pensador/jornalista e filosofo russo Fiodor Dostoievski: ' A tolerancia chegara a tal ponto que as pessoas inteligentes serao prohibidas de fazer qualquer reflexao para nao ofender os imbecis'. Maior obra dele se chama ' O Idiota'. Recomenda leitura para muitos dos ultra (direita e esquerda!). Permite uma boa auto-reflexao.....
ANTONIO
2021-08-21 19:52:57Supremo maldito!!! Congresso e Tribunais Superiores, a desgraça da nação!
Júlio
2021-08-21 19:14:05Não tem acordo. Não adianta se reunir para buscar uma solução. O presidente está certo, tem que expichar até arrebentar porque esperar que os bandidos e culpados do senado tomem uma posição e tolice. Colocaram vários bandidos e alta periculosidade lá e agora temos que fazer o que a constituição diz, abrir processos, avaliar o que estão fizendo e julgar conforme a lei. Isso é errado? Se não devem, porque estão esperneando? Não falam tanto que são os guardiões da lei? A população tem que exigir.
Osmar
2021-08-21 18:56:31O STF Só solta e defende bandido “amiguinhos” defendendo interesses dos bandidos que os colocaram lá! Depois não sabem porquê o povo brasileiro tem esta opinião dos semideuses! Porquê não saem na rua pra ouvir pessoalmente o que pensam deles? Saiam da bolha 1que vcs vivem as custas do brasileiro que vcs deveriam defender seus interesses!
Osmar
2021-08-21 18:51:21O STF pode tudo Os semideuses corruptos podem estabelecer processo, julgar e prender! Onde está esta prerrogativa na constituição! O STF é o poder mais corrupto do país
Márcia
2021-08-21 18:33:37JB conquistando inimigos! Estratégia ou burrice?
Vera
2021-08-21 18:09:03Quem não tem nem educação e muito menos aceita o contrário, não pode opinar sobre idéias.