Um extra para pagar o BPC e as aposentadorias
O projeto de crédito suplementar que o governo mandou para o Congresso Nacional pedindo a autorização para captar mais 248,9 bilhões de reais, por emissão de títulos do mercado, dá uma ideia do quanto os gastos com a Previdência e outros benefícios sociais consomem o orçamento federal. O pedido, feito na semana passada, é para...
O projeto de crédito suplementar que o governo mandou para o Congresso Nacional pedindo a autorização para captar mais 248,9 bilhões de reais, por emissão de títulos do mercado, dá uma ideia do quanto os gastos com a Previdência e outros benefícios sociais consomem o orçamento federal.
O pedido, feito na semana passada, é para saldar todas as despesas do governo em 2019, e precisa de maioria absoluta de votos de deputados e senadores para ser aprovado. Sem isso, não há como o governo ultrapassar o limite estabelecido pela chamada regra de ouro dos gastos, prevista na Constituição.
O dinheiro a mais já estava previsto no Orçamento de 2018 aprovado pelo Congresso no ano passado (foto), inclusive com o destino que será dado para a nova receita.
A maior parte, 201,7 bilhões de reais, será para despesas com benefícios previdenciários, como pensões e aposentadorias.
Outros 30 bilhões de reais irão para programas sociais voltados a idosos e deficientes, como o Renda Mensal Vitalícia e o Benefício de Prestação Continuada, o BPC, cuja mudança se tornou alvo de críticas de todos os lados na discussão da reforma da Previdência.
Despesas com o Bolsa Família corresponderão a 6,5 bilhões de reais de gastos. Outros 10,7 bilhões de reais deverão ir para subvenções econômicas e outras despesas.
A proposta será analisada inicialmente pela Comissão Mista de Orçamento, e depois, em sessão conjunta da Câmara e do Senado.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (3)
Alberto
2019-03-17 22:06:37Modesta pergunta deste ignóbil, política e econômicamente falando: Se a previdência é mantida, DENTRE OUTRAS, pelas contribuições sociais bilionárias e ainda há bilhões a serem cobrados de contumazes devedores, onde se encontra o tão proclamado rombo?!? Por que não começamos também por eliminar os mais de cem penduricalhos do STF, tais como auxílio funeral, auxílio massagem, auxílio exercício de respiração ou coisa que o valha, etc,etc,etc? E olhe que ainda não falei de todas as instâncias!!!
Quiet
2019-03-17 19:08:28E ainda estão pensando se apoiam a reforma...
Cirval
2019-03-17 12:44:31Não entendi bulufas este comentário. Se já está no orçamento, por que é extra?