Fux sobe o tom, manda recado a Bolsonaro e cancela reunião entre chefes dos poderes
Diante dos reiterados ataques de Jair Bolsonaro a integrantes do Supremo Tribunal Federal, o presidente da corte, Luiz Fux (foto), anunciou o cancelamento da reunião que haveria entre os chefes dos poderes. Em tom acima do habitual, o ministro frisou nesta quinta-feira, 5, que o "pressuposto do diálogo é o respeito mútuo entre as instituições...
Diante dos reiterados ataques de Jair Bolsonaro a integrantes do Supremo Tribunal Federal, o presidente da corte, Luiz Fux (foto), anunciou o cancelamento da reunião que haveria entre os chefes dos poderes. Em tom acima do habitual, o ministro frisou nesta quinta-feira, 5, que o "pressuposto do diálogo é o respeito mútuo entre as instituições e seus integrantes".
"O Supremo Tribunal Federal, de forma coesa, segue ao lado da população brasileira, em defesa do Estado Democrático de Direito e das instituições republicanas, e se manterá firme em sua missão de julgar com independência e imparcialidade, sempre observado as leis e a Constituição", completou.
Fux rememorou uma reunião realizada com Bolsonaro em julho. Na ocasião, narrou o presidente do STF, ele alertou o presidente da República sobre "os limites do exercício do direito a liberdade de expressão, bem como sobre o necessário e inegociável respeito entre os poderes para a harmonia institucional do país".
O ministro sublinhou, porém, que o presidente seguiu a ofender, atacar e espalhar mentiras sobre ministros como Luis Roberto Barroso e Alexandre de Moraes e alegou que "quando se atinge um dos integrantes, se atinge a Corte por inteiro".
Fux acrescentou ainda que Bolsonaro "mantém a divulgação de interpretações equivocadas de decisões do plenário bem como insiste em colocar sob suspeição a higidez do processo eleitoral brasileiro".
"Como afirmei em pronunciamento por ocasião da abertura das atividades jurisdicionais deste semestre, diálogo eficiente pressupõe compromisso permanente com as próprias palavras, o que, infelizmente, não temos visto no cenário atual", afirmou.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
VIDAL
2021-08-08 01:10:00Guzzo mostra o que de fato e "de direito", debilita nossa democracia.Quem a golpeou primeiro foi o STF, ao qual incumbia preservá-la,com a anulação pela "canetada"de um só dos seus,de 07 anos de combate à corrupção, ao arrepio dos mais comezinhos princípios do Direito Processual Penal acerca da prorrogação da competência. O papel de Aras será pois, o de convencer ao STF, que, nas democracias-presidencialistas, não se pode confundir independência do Judiciário com supremacia deste. Namastê!
Edmundo
2021-08-06 13:15:37Estas reuniões não acrescenta nada nação! Depois esse povo liberou o ladrão Lula e transformou o Sergio Moro em bandido! Que respeito querem do Povo!
Natalia
2021-08-05 21:27:45Dá-lhe Fux!!!
AMARO
2021-08-05 21:27:23Para acabar com essa confusão, é só colocar uma mordaça no Bolsonaro. É simples!
Juarez
2021-08-05 21:23:05Demorou para o homem do topete dar uma enquadrada no pangaré, que fala asneira desde que assumiu
Hermes
2021-08-05 21:07:33Com todo respeito, há motivos para prisão em flagrante, conforme relata o Ministro Alexandre de Morais por crimes comuns. Será cabível convocar o vice-presidente Mourão e Alto Comando das FF.AA para cumpri-la?!
NANCY
2021-08-05 21:06:14Parabéns STF . Chega, chega , chega. Ninguém aguenta mais.
Heloisa
2021-08-05 20:31:33O Sociopata ultrapassou todos os limites da racionalidade. Conversa, reuniões não resolvem nada , já é caso urgente de tratamento sério a longo prazo, controlado com remédios (psiquiatria).
PAULO
2021-08-05 20:05:00Está sendo importante para o Brasil, ter neste momento tão conturbado, Luiz Fux como presidente do STF. Essa importância se estende ao ministro Barroso, presidente do TSE, que é a pessoa certa para atravessar essa turbulência. ESSES DOIS MINISTROS, AO CONTRÁRIO DE OUTROS, SÃO RESPEITADOS PELOS BRASILEIROS. Se temos ministros imprestáveis, quiçá corruptos no STF, ñ é diferente com ministros do governo federal. ESTÁ NA HORA DO BOLSONARO OLHAR PARA O PRÓPRIO RABO, e respeitar Luiz Fux. Basta!
MARCOS
2021-08-05 20:04:39A maioria do povo não quer esses 2 candidatos corruptos e incapazes em 2022. Qualquer um que não sejam eles. Precisamos de uma opção antes que a vaca afunde-se nesse brejo que é Brasília.