Cuba tem mais de 100 jornalistas e defensores dos direitos humanos desaparecidos ou presos
Ao reprimir os manifestantes que têm ido para as ruas desde o domingo, 11, a ditadura cubana deteve pelo menos 100 jornalistas e defensores dos direitos humanos. Como a internet está bloqueada, informações sobre o paradeiro dessas pessoas são escassas. Desde esta segunda, 12, familiares e amigos de cubanos desaparecidos têm se aglomerado do lado...
Ao reprimir os manifestantes que têm ido para as ruas desde o domingo, 11, a ditadura cubana deteve pelo menos 100 jornalistas e defensores dos direitos humanos.
Como a internet está bloqueada, informações sobre o paradeiro dessas pessoas são escassas. Desde esta segunda, 12, familiares e amigos de cubanos desaparecidos têm se aglomerado do lado de fora das delegacias em busca de informações (na foto, um posto de polícia em Havana).
Um dos detidos que aparece na lista obtida pela Associação de Cubanos Livres no Brasil (abaixo) é o historiador cubano Manuel Cuesta Morúa, que integra a Mesa de Unidade Democrática (MUD). Um dos seus objetivos é conseguir eleições livres no país e a permissão para o funcionamento para outros partidos, além do Partido Comunista. Segundo amigos, ele foi liberado na noite desta segunda, 12. Crusoé tentou contato com ele, sem sucesso.
O jornalista Henry Constantin Ferreiro, diretor do veículo digital La Hora de Cuba, também está na lista. Ele e outros dois funcionários do jornal, a designer Neife Rigau e a fotógrafa Iris Mariño, foram detidos pela polícia na cidade de Camaguey. Os três foram impedidos de chamar um advogado. No domingo, 11, Constantin postou uma última mensagem no Facebook, celebrando os protestos. Os três estão incomunicáveis.
O repórter Yunier Gutiérrez, que colabora com o La Hora de Cuba, também está desaparecido. Em março de 2019, Gutiérrez conseguiu se infiltrar entre correspondentes de outros países na visita do príncipe Charles e sua esposa Camilla à ilha comunista e fez imagens do ostensivo aparato de segurança.
O artista Luis Manuel Otero, que ficou um mês preso em um hospital, também está sumido. No domingo, ele publicou um vídeo convocando as pessoas para as manifestações. "Acabou a ditadura. Vamos para a rua!", disse ele.
O jornalista e psicólogo Guillermo Coco Fariñas, que realizou 23 greves de fome contra o regime e vive na cidade de Santa Clara, é outro dos desaparecidos. Vizinhos viram ele ser levado por uma viatura da polícia nesta segunda.
Atualização: Yunier Gutiérrez não chegou a ser detido. Ele disse que conseguiu escapar, quando tentaram prendê-lo
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
ferreira
2021-07-14 12:10:47se a terceira via não se unir logo, - com clareza de propósitos e adesões em formação de chapas, ainda que para as prévias - , a "via de regra", que tanto incomoda o Lira, vai ser a única tábua de salvação em 2023.
Manoel
2021-07-14 04:42:28Por que não vão entrevistar o ex-presidiário para saber a opinião dele ?
Antonio
2021-07-14 03:09:57Esta matéria deveria ter maior destaque nesta revista. É imprescindível o apoio da imprensa internacional contra este regime bárbaro que meio século aprisiona nossos irmãos americanos. Que os Castros tenha o mesmo fim dos Kadafis - Empalamento já.
Sergio
2021-07-14 00:35:48Braga Neto. General lambe BOTAS.
NESTOR
2021-07-13 21:59:55Bolsonaro tem o perfil de Chaves...psicopata, sonha em ser ditador. Lula tem o perfil de Fidel, louco para meter a mão na grana!! Isso é o que temos para o momento...dois sem caráter...
Alexander
2021-07-13 21:24:26Viva a democracia cubana, que só os retardados da esquerda que acreditam existir!
ANTONIO
2021-07-13 20:04:03cumpanheros! esse é que é o lugar ideal para morar. votem em mim em 2022 e prometo que farei todos os esforços para que tenhamos esse paraíso no Brasil. lula 2022.
Jose
2021-07-13 20:03:19Todos escondidos pelos militares. Lá como aqui, regimes militarizados semeiam a desordem e o caos.
JOSE
2021-07-13 19:39:04Que coisa mais surreal, um historiador não socialista, e em Cuba!!
PAULO
2021-07-13 18:38:01O Lula já declarou que o povo cubano é mais digno, que o povo brasileiro. Nada melhor para um corrupto como o Lula, de ter um povo subserviente e controlado pela força, para pilhar o estado livremente. LULA LIVRE É NO FUNDO ISSO, LULA LIVRE para roubar. O corrupto Lula, com às manifestações dos cubanos por liberdade, não deve mais achá-los dignos. Mas nós brasileiros dignos, achamos agora o povo cubano, mais digno do que nunca. ACREDITO QUE O FATOR CUBA, VAI AFETAR O PT. Onde está a 3a via?