Governo exonera olavista da presidência de fundação do Itamaraty
O diplomata Roberto Goidanich (foto) foi exonerado do cargo de presidente da Fundação Alexandre Gusmão, Funag, braço do Itamaraty voltado a publicações acadêmicas na área de relações internacionais. No lugar dele, assume Márcia Loureiro. A troca consta da edição desta segunda-feira, 12, do Diário Oficial da União. A queda de Goidanich era considerada inevitável por integrantes...
O diplomata Roberto Goidanich (foto) foi exonerado do cargo de presidente da Fundação Alexandre Gusmão, Funag, braço do Itamaraty voltado a publicações acadêmicas na área de relações internacionais. No lugar dele, assume Márcia Loureiro. A troca consta da edição desta segunda-feira, 12, do Diário Oficial da União.
A queda de Goidanich era considerada inevitável por integrantes da cúpula do Ministério das Relações Exteriores desde a demissão de Ernesto Araújo, conforme noticiou Crusoé. Ele é ministro de segunda classe, a "patente" na diplomacia logo abaixo da de embaixador.
Sob o comando de Goidanich, a Funag foi transformada em uma espécie de "bunker ideológico" para a promoção de palestras ministradas por expoentes do bolsonarismo e discípulos do ideólogo Olavo de Carvalho.
Em meio à pandemia do novo coronavírus, a fundação chegou a promover um seminário contra o uso de máscaras de proteção facial. A Funag também publicou duas coletâneas de artigos e entrevistas de Ernesto Araújo. Em um dos livros, publicado pouco antes da demissão do ex-ministro, foi incluído o texto em que Araújo chama o coronavírus de "comunavírus".
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (3)
Celso
2021-07-13 11:01:01ET. A orientação foi para ler sobre a vida de Alexandre de Gusmão, " O Estadista que desenhou o mapa do Brasil. Assim, oxalá, vossas manifestações possam conter maior e melhor embasamento ao invés de ficar nos já cansativos " lugar comum".
João
2021-07-12 18:19:28Deve voltar ao relacionamento com Cuba ,Irã,Venezuela,o,Itamaraty de sempre?
Carlos
2021-07-12 18:06:34O Itamaraty tem que voltar a ser o Itamaraty de sempre.