Taxa mínima global para grandes multinacionais é aprovada por 130 países
Em uma reunião da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico, a OCDE, em Paris, 130 países concordaram com a proposta de instituir uma taxa global mínima de 15% para as grandes multinacionais. Com a nova taxa, grandes empresas multinacionais terão de pagar mais impostos nos mercados em que operam. A decisão deve afetar...
Em uma reunião da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico, a OCDE, em Paris, 130 países concordaram com a proposta de instituir uma taxa global mínima de 15% para as grandes multinacionais.
Com a nova taxa, grandes empresas multinacionais terão de pagar mais impostos nos mercados em que operam. A decisão deve afetar principalmente as companhias conhecidas como Big Techs, que operavam em diversos países europeus e enviavam seus lucros para países como Irlanda e Luxemburgo, onde os impostos eram mais baixos.
A pressão pela aprovação da medida partiu principalmente dos Estados Unidos, que estavam insatisfeitos com os impostos digitais que começaram a ser cobrados por países europeus nos últimos anos. Como parte do acordo feito na OCDE, esses países concordaram em retirar essas taxas, que prejudicavam principalmente empresas americanas como Apple, Facebook, Amazon e Google.
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden (foto), comemorou a aprovação do acordo. "Com a taxa global mínima funcionando, as corporações multinacionais não serão mais serão capazes de colocar um país contra o outro na tentativa de empurrar para baixo os impostos e proteger seus lucros às custas da receita pública", disse Biden.
A medida deve afetar os paraísos fiscais. Mesmo assim, Suíça e Bahamas votaram a favor do acordo, devido à pressão americana.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (4)
Leandro da silva terra seca
2021-07-02 08:27:28Trump é magnatas q burlavam o pagamento de impostos na última há décadas. E’ outro q sonho ver atrás das grades. Seu gado pode fazer acampamento perto do presídio. Q fique por lá até o fim dos tempos.
Waldir
2021-07-02 00:03:50Esses Estados ditosa”paraísos fiscais”, causam um enorme desequilíbrio entre custos e arrecadação nos países onde as multinacionais efetivamente produzem seus bens, pois lá utilizam a infraestrutura (estradas, portos, ferrovias, energia), gastam os recursos naturais, poluem o meio ambiente, mas na hora de investir o lucro e recolherem impostos sobre os ganhos, o fazem nesses países onde nada produzem e apenas mantém escritórios quase que de fachada. O Brasil é um dos prejudicados por eles.
Celso
2021-07-01 20:30:15Justo! Imbecís sempre dirão que Democratas são comunistas, coisa que nem a China mais é. O "liberal" Paulo Guedes, o Posto Ipiranga do Bolsonaro, tb está propondo maiores impostos à turma da Faria Lima. E aí, o Guedes avermelhou?
André
2021-07-01 20:21:14O comunista mostrando a cara.