PGR pede para Cármen Lúcia enviar inquérito sobre Salles para 1ª instância
O vice-procurador-geral da República, Humberto Jaques, pediu que a ministra Cármen Lúcia envie para a primeira instância do Judiciário o inquérito aberto no Supremo Tribunal Federal para investigar o ex-ministro Ricardo Salles (foto) por suposto esquema de extração ilegal de madeira da Amazônia. A manifestação da PGR foi encaminhada na sexta-feira, 25, depois que Cármen...
O vice-procurador-geral da República, Humberto Jaques, pediu que a ministra Cármen Lúcia envie para a primeira instância do Judiciário o inquérito aberto no Supremo Tribunal Federal para investigar o ex-ministro Ricardo Salles (foto) por suposto esquema de extração ilegal de madeira da Amazônia.
A manifestação da PGR foi encaminhada na sexta-feira, 25, depois que Cármen Lúcia proibiu Salles de deixar o país e determinou que o ex-ministro entregasse seu passaporte à Polícia Federal. A defesa de Salles já havia solicitado o declínio das investigações para a primeira instância depois que ele perdeu o foro no Supremo ao pedir demissão do Ministério do Meio Ambiente no dia 23.
No parecer levado à ministra, Humberto Jaques propõe que o inquérito seja encaminhado para o Tribunal Regional Federal da 1ª Região, onde há um julgamento sobre conflito de competência para definir se a investigação envolvendo os madeireiros ficará na primeira instância do Amazonas, do Pará ou de Brasília.
Além desta apuração, que foi aberta a partir da notícia-crime movida pelo delegado da Polícia Federal, Alexandre Saraiva, que acusa o ministro de obstruir a apuração sobre extração ilegal de madeira, Salles é alvo de outro processo no Supremo, sob relatoria do ministro Alexandre de Moraes, que investiga sua participação em um esquema de exportação ilegal de madeira.
Foi Alexandre de Moraes quem determinou a quebra dos sigilos bancário e fiscal de Salles, da mãe dele e do escritório de advocacia que ambos têm em sociedade, além da apreensão do celular do ex-ministro e do envio do aparelho para desbloqueio nos Estados Unidos. Salles entregou o celular à PF apenas 19 dias após a operação da qual foi alvo e não forneceu a senha de desbloqueio.
O ministro tem dito a interlocutores que deixou o ministério para tentar preservar a sua família, principalmente a mãe, que também se tornou alvo da investigação. Mas, nos bastidores do Supremo, acredita-se que a demissão foi uma estratégia de defesa para que Salles saísse da mira de Moraes.
O inquérito sob relatoria de Cármen Lúcia foi aberto no fim de maio, após manifestação da PGR favorável à investigação. Salles é suspeito de ter praticado crimes de advocacia administrativa, além de obstrução de fiscalização ambiental e da investigação sobre suposta organização criminosa envolvida na extração ilegal de madeiras da Amazônia.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
EDISON
2021-06-28 23:32:38Augusto Aras trabalha com afinco para os corruptos na maior cara dura...
Leandro da silva terra seca
2021-06-28 21:03:22Esse demente com cara de boa gente jamais será esquecido por td mal q causou e pelas maracutaias q se meteu além do enorme mal q fez ao país e ao mundo. Onde ele for haverá alguém apontando o dedo. Cadeia nele.
Jose
2021-06-28 20:43:32Não envia não. Decreta logo à prisão perpétua deste delinquente. O crime dele é tão visível que nem precisa investigar. Lugar de bozista é na cadeia!
Sônia Adonis Fioravanti
2021-06-28 20:06:05Se O MOTOSERRA for indiciado ,ganha embaixada ou consulado
Claudio Luiz Sales Pache
2021-06-28 14:41:12O inquérito diz respeito a fatos ocorridos, atos e omissões relativas ao período em que foi “Ministro”, aí eu pergunto: e o que esses pulhas - refiro-me, aos cada vez em menor número, Defendores do sociopata genocida - alegam em relação ao “senador rachadinha” para atacar a competência do Juízo de 1o Grau no que se refere as extinções por ele praticadas contra servidores que “integravam” seu “gabinete”?
Maria
2021-06-28 14:30:32PURA ESTRATÉGIA PRA NÃO DAR EM NADA!!!!!PIADA!!!!!
Jurandir Rafael da Silva Filho
2021-06-28 13:37:57Mais uma vez a PGR fazendo a parte dela nesse governo: defender os interesses do presidente e do clube dos negacionistas.
sislandio
2021-06-28 12:49:16única assunto que ex ministro "não" preocupa e com meio ambiente.
Suely
2021-06-28 12:30:31Pega, pega antes quero PGR ajude a livrar a cara. O judiciário precisa de maior respeito da população. Fora corrupção desse meio juridico
Maria
2021-06-28 12:23:32Que vergonha! O Ministro do Meio Ambiente é ladrão de madeira. MS