CPI pede condução coercitiva e apreensão de passaporte de Carlos Wizard
Diante da ausência de Carlos Wizard (foto) no depoimento agendado para a manhã desta quinta-feira, 17, na CPI da Covid, a cúpula do colegiado anunciou a decisão de pedir a notificação de autoridades para a condução coercitiva do empresário. O bilionário está nos Estados Unidos desde 14 de abril e, segundo justificou à comissão, acompanha o...
Diante da ausência de Carlos Wizard (foto) no depoimento agendado para a manhã desta quinta-feira, 17, na CPI da Covid, a cúpula do colegiado anunciou a decisão de pedir a notificação de autoridades para a condução coercitiva do empresário. O bilionário está nos Estados Unidos desde 14 de abril e, segundo justificou à comissão, acompanha o tratamento médico de um familiar.
A CPI vai requerer, ainda, que o passaporte de Wizard seja retido pela Polícia Federal "tão logo" ele ingresse em território nacional. "Carlos Wizard foi regularmente intimado a depor por diversos meios: postal, mensagem, celular e em conta de e-mail. Conforme anunciado na reunião de terça-feira, esta comissão adotará em relação ao depoente, assim como em relação a qualquer outro que se recusar a comparecer, o procedimento descrito na lei", disse o presidente do colegiado, senador Omar Aziz.
O parlamentar relatou que, pela manhã, a Secretaria da CPI recebeu um pedido dos advogados do empresário por uma audiência para acertar uma data "mais adequada" para a inquirição. "É uma brincadeira dele, né? Uma data combinada para ele vir. É uma autoridade", ironizou Aziz.
O bilionário é suspeito de integrar o "gabinete paralelo", que aconselhou o presidente Jair Bolsonaro diante da pandemia às margens das orientações do Ministério da Saúde. A estrutura extraoficial teria, por exemplo, recomendado a propaganda da cloroquina para o tratamento da Covid-19 e investido na tese da "imunidade de rebanho".
Na noite desta quarta-feira, 16, o empresário chegou a conquistar no Supremo Tribunal Federal o direito de permanecer em silêncio na CPI quando indagado sobre temas que pudessem levá-lo à autoincriminação. O habeas corpus foi concedido pelo ministro Luís Roberto Barroso.
"O que me espanta é o cidadão procurar o STF para conseguir um habeas corpus para vir a esta CPI e ficar em silêncio nas perguntas que forem feitas a ele e, depois, não aparece. Para quê foi ao STF se não vinha?", questionou Omar Aziz. "Carlos Wizard está achando que conseguir habeas corpus no STF é igual ir na quitanda comprar bombom. É uma falta de respeito", completou.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Júlio
2021-06-17 21:53:35Quanto comentário desorientado desse Sr. Paulo. Vou repetir a Ele o que o rei da Espanha disse ao Maduro. " PORQUE NÃO TE CALAS?)Esse é um dos males dessas mídias. Qualquer um, sem conhecimento de causa sai fazendo comentários idiotas que até parecem normais. Pelo jeito bom mesmo foi Lula né?
Palhaço Bozo
2021-06-17 15:06:14Não tem maior confissão de culpa por ter feito algo de muito errado do que fugir covardemente para os Estados Unidos. Agora vai ser difícil para o governo bozista continuar pagando de governo justo, honesto e preocupado com a vida da população. Se bem que a gadaiada é capaz de ver pai e mãe morrendo sem oxigênio por causa da covid e ainda assim continuar idolatrando o MINTO e o seu desgoverno.
José
2021-06-17 12:20:12A CPI já tem material suficiente… Se já está comprovado a existência deste gabinete paralelo, caixao
Claudio
2021-06-17 12:08:09Quantos dos idiotas que estão compondo a mesa da CPI já se socorrrar do STF para buscar a proteção da Constituição Federal? Estão jogando para a platéia.
Newton Guerra
2021-06-17 11:55:09Falta de respeito é a existência de uma CPI comandada por um senador envolvido até o pescoço em corrupção na área da saúde de seu estado (Amazonas) e ter como relator outro senador sobre o qual pesam vários inquéritos criminais.
Maria
2021-06-17 11:46:50Essa CPIBOSTA tá durando mais que necessário.. Jesus, eles brincando de investigador. Me popem
Maria
2021-06-17 11:41:16Essa CPI é prova do ridículo desse século... um empresário tem ocupações... Políticos tipo Renan Calheiros e Omar Aziz que ganham absurdo de dinheiro para brincar de interrogar pessoas limpas... vão chupar limão
PAULO
2021-06-17 10:56:47Primeiramente vamos colocar às cartas na mesa. Bolsonaro não é um líder, Bolsonaro é um seguidor. Carlos Wizard é o líder dessa trama macabra que decidiu pela imunidade de rebanho pela contaminação, e pelo uso de medicamentos ineficazes. O ESQUEMA DA CLOROQUINA pode ter outros empresários e médicos satélites, mas às decisões centrais eram do Gabinete das Sombras, capitaneada por Wizard. Ele brincou de Deus com a vida de brasileiros. Mas como deuxa claro agora, é apenas um rato. APARECE RATO.
Vade
2021-06-17 10:43:37Estamos revivendo um pesadelo? O país reconduziu o Dr. Corrupção ao poder? Renan Calheiros dando uma de Kim Jom-un, com plenos poderes pra coagir, ameaçar, pra prender? Só falta agora passar pro passo seguinte: mandar arrebentar.
Jose
2021-06-17 10:39:34E vocês acham que ele volta? Ele está se borrando todo escondido embaixo das saias do titio Bozo. Acho que deveriam colocá-lo na lista da Interpol para que ele fosse capturado em Orlando e transferido diretamente para a Papuda! Wizard de genocida, genocida é!