MPF denuncia Filipe Martins por racismo e aumenta pressão por demissão de assessor
O assessor internacional da Presidência da República Filipe Martins foi denunciado pelo Ministério Público Federal nesta terça-feira, 8. Ele é acusado da prática do crime de racismo, por fazer gestos associados a supremacistas brancos, durante uma sessão do Senado Federal, em março. Apesar dos apelos de parlamentares para que Jair Bolsonaro demitisse Martins, que é...
O assessor internacional da Presidência da República Filipe Martins foi denunciado pelo Ministério Público Federal nesta terça-feira, 8. Ele é acusado da prática do crime de racismo, por fazer gestos associados a supremacistas brancos, durante uma sessão do Senado Federal, em março. Apesar dos apelos de parlamentares para que Jair Bolsonaro demitisse Martins, que é amigo dos filhos do presidente, o assessor segue no cargo.
“As imagens de vídeo captadas durante a sessão e analisadas detidamente no inquérito policial revelam que o gesto do denunciado foi realizado de forma completamente inusual e antinatural, e deixam evidente que não teve o intuito de ajustar a roupa”, argumentam na denúncia os procuradores da República.
Martins é acusado de praticar e induzir a discriminação e o preconceito de raça.
Ele pode ser condenado à prisão, ao pagamento de multa mínima de 30 mil reais e à perda de cargo público. Perícia realizada durante o inquérito que tramitou na Polícia Legislativa mostra que, segundos antes de realizar os gestos, Filipe Martins manuseou seu celular, no que aparenta ser uma troca de mensagens.
“O laudo pericial aponta que a mão (direita) que realizou o gesto estava totalmente desvinculada de qualquer movimento mecânico na vestimenta do acusado”, argumentam os procuradores, em resposta à alegação de Martins de que estaria apenas arrumando o terno.
Segundo o MPF, houve ainda uma análise do perfil e do histórico do assessor de Jair Bolsonaro. A denúncia apontou que Filipe apresenta “um padrão de comportamento e difusão de ideias ou símbolos extremistas”. Entre os elementos analisados estão postagens de redes sociais, com referências históricas utilizadas por militantes racistas e assassinos.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (5)
EDISON
2021-06-10 15:53:09Espero que o MPF denuncie também os ativistas de esquerda pois a justificativa " comportamento e difusão de idéias ou símbolos extremistas" se encaixa perfeitamente...
Jaime
2021-06-10 12:17:09Curioso. Eu interpretei o gesto do cara de outra maneira. Achei que estivesse dizendo: "Ih, cumpade, sujou!"
Maria
2021-06-10 10:21:26Só tem doido nesse governo. É só olhar os ‘zoios’, que já dá para detectar o pinéu.
Jose
2021-06-09 20:28:22Pena que nosso país está entregue às baratas!!!
Roberto
2021-06-09 17:52:19Isso vai dar em nada!