Após o aval da Anvisa, os próximos passos para a importação da Sputnik V
Após a decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária que autorizou a importação temporária e excepcional de doses da vacina russa Sputnik V, representantes de estados das regiões Norte e Nordeste vão se reunir com técnicos da Anvisa nesta segunda-feira, 7, para discutir detalhes da liberação. Também está previsto para a próxima terça-feira um encontro...
Após a decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária que autorizou a importação temporária e excepcional de doses da vacina russa Sputnik V, representantes de estados das regiões Norte e Nordeste vão se reunir com técnicos da Anvisa nesta segunda-feira, 7, para discutir detalhes da liberação. Também está previsto para a próxima terça-feira um encontro com integrantes do Fundo Soberano Russo para definir o cronograma de entrega das vacinas.
Na última sexta-feira, 4, a agência reguladora brasileira deu aval à importação de quantidades específicas de Sputnik V. A autorização permite a entrega de 928 mil doses a serem distribuídas entre os estados da Bahia, Maranhão, Sergipe, Ceará, Pernambuco e Piauí. Essas doses poderão ser importadas para utilização dentro de um estudo de efetividade a ser seguido pelos estados requerentes.
A Anvisa permitiu ainda a importação excepcional de 4 milhões de doses da vacina indiana Covaxin. Elas deverão ser aplicadas em condições controladas, sob a supervisão do Ministério da Saúde. Só depois da aplicação desse lote é que a agência vai analisar dados de monitoramento para avaliar os próximos quantitativos a serem importados. Segundo a Anvisa, a importação e o uso das vacinas poderão ser suspensos, caso o pedido de uso emergencial em análise pela agência ou pela Organização Mundial da Saúde seja negado.
Ainda que a autorização de importação seja restrita e controlada, governadores das regiões Norte e Nordeste comemoraram o aval da Anvisa. Eles estão à espera de uma reunião com representantes do Ministério da Saúde, para discutir os detalhes da importação. A expectativa dos governadores é concluir as entregas de vacinas até agosto.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Afranio
2021-06-07 20:48:20Gostaria de ver os jornalistas da Crusoe tomando essa vacina.