A avaliação da cúpula da CPI da Covid sobre o primeiro mês de trabalho
A cúpula da CPI da Covid está certa de que a gestão Jair Bolsonaro teve papel preponderante na alta proporção de mortes provocadas pela pandemia do novo coronavírus no país. O relator da comissão, Renan Calheiros (foto), afirmou ter "100% de convicção" de que vidas poderiam ter sido salvas se o governo federal houvesse adotado...
A cúpula da CPI da Covid está certa de que a gestão Jair Bolsonaro teve papel preponderante na alta proporção de mortes provocadas pela pandemia do novo coronavírus no país. O relator da comissão, Renan Calheiros (foto), afirmou ter "100% de convicção" de que vidas poderiam ter sido salvas se o governo federal houvesse adotado "decisões lógicas, objetivas e em favor da ciência".
O emedebista fez um balanço dos 30 primeiros dias de trabalho do colegiado no final da tarde desta sexta-feira, 28. Calheiros alegou que, se o encaminhamento da gestão Bolsonaro tivesse sido "democrático, transparente" e com diálogo com outros poderes, o Brasil teria sofrido menos com a crise sanitária.
"Mas o governo preferiu dificultar sua relação com os outros Poderes da República e passar para a sociedade a opinião de que a autonomia concorrente dada pelo Supremo teria sido uma autonomia contra o próprio governo e que, por isso, deixaria de fazer algumas coisas".
Para Calheiros, "não há uma só vertente da investigação que tenha frustrado expectativas". O senador acrescentou que, diante do avanço da apuração, não apresentará um relatório parcial, antes da conclusão da devassa em documentos e das inquirições.
"O relatório preliminar só tem sentido quando você esgota algum aspecto da investigação. Quando você não esgota ou tem procedimentos democráticos a adotar, como por exemplo, ouvir o contraditório, é importante que você siga o processo sem ansiedade, sem agonia, para que a investigação seja correta, isenta, apropriada e do tamanho que a sociedade cobra de todos nós", complementou.
Vice-presidente da CPI, Randolfe Rodrigues disse que os senadores já identificaram, por certo, a omissão do governo federal na compra de vacinas contra o novo coronavírus e a existência de um "aconselhamento paralelo" a Bolsonaro, que pregava a imunidade de rebanho como alternativa para "derrotar a pandemia".
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (6)
Leandro Domingues
2021-05-31 19:49:56Espero que estes parlamentares não façam como o FHC que não quiz deixar o processo de Impeachment de Lula no mensalão com a desculpe de que desestabilizaria o país. Tem muita gente morrendo de Coronavirus, a economia travada. #IMPEACHMENTJÁ
Ana Maria Angerame Gasparoni
2021-05-31 10:51:54tomara que no final os senhores aceitem a verdade e punam esse genocida ja que nem seria preciso gastar com CPI é público e notório a culpabilidade desse insano.
Neusa
2021-05-29 14:00:56Fatos falam por si só! CPI tem excesso de provas do negacionismo! Infeliz Nação que neste momento a única coisa que é consenso é a MORTE de alguém querido !
Marcos
2021-05-29 12:14:55Nulidades.
Luiz
2021-05-29 07:21:14Assinante desde o primeiro dia fico triste de acompanhar a decadência da Crusoé. Desistiram definitivamente de fazer jornalismo. Vivem uma vida miserável de ódio e obsessão na redação. Agora já estão fazendo até assessoria de imprensa para a CPI do Renan. Uma vergonha! Não há preocupação em apontar erros, fazer críticas objetivas, apenas difamar e destruir. Tudo é motivo para fomentar a manifestação de ódio dessa gente que passou a frequentar o site. A área de comentários virou uma cracolândia.
Jose
2021-05-28 19:48:16Cadê o Joãozinho Mário para defender o governo genocida? Ele é o único muar conhecido que possui dupla personalidade. Fazer o que? Bozistas são psicopatas de nascença!