Mayra Pinheiro terá de explicar aval para prescrição de cloroquina a crianças e gestantes
A secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Mayra Pinheiro (foto), terá de explicar à CPI da Covid a decisão do Ministério da Saúde de orientar a prescrição de cloroquina até mesmo para crianças e gestantes. O remédio é comprovadamente ineficaz para o tratamento de pacientes infectados pelo novo coronavírus. Crusoé revelou a...
A secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Mayra Pinheiro (foto), terá de explicar à CPI da Covid a decisão do Ministério da Saúde de orientar a prescrição de cloroquina até mesmo para crianças e gestantes. O remédio é comprovadamente ineficaz para o tratamento de pacientes infectados pelo novo coronavírus.
Crusoé revelou a ata que registra a reunião ocorrida no dia 9 de junho de 2020 com a presença da secretária em que foi discutido o "tratamento precoce", em sua 157ª edição. Seis dias depois, em entrevista coletiva promovida pelo ministério, Mayra anunciou a autorização da cloroquina para crianças e gestantes. O relator da comissão, Renan Calheiros, quer aprofundar o assunto e questionará a secretária, conhecida como "Capitã Cloroquina", sobre as reuniões em que as decisões foram fechadas. A audiência da secretária está marcada para a manhã desta terça-feira, 25.
Mayra ainda será indagada sobre a ida de uma comitiva do governo federal a Manaus, no Amazonas, para a difusão da cloroquina dias antes do sistema de saúde da capital entrar em colapso, bem como a respeito do aplicativo "TrateCov", que indicava o "tratamento precoce" a pacientes, incluindo bebês, com sintomas que poderiam ou não ser de Covid-19.
Em relação aos dois assuntos, porém, a secretária poderá permanecer em silêncio. Um habeas corpus concedido pelo ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal, deu a Mayra o direito de ficar calada sempre que indagada sobre fatos ocorridos entre dezembro de 2020 e janeiro de 2021, para que a "Capitã Cloroquina", alvo de uma ação de improbidade pela crise em Manaus, não se autoincrimine.
Na CPI, Mayra pretende insistir na tese da eficácia de medicamentos como a cloroquina e a ivermectina contra a Covid-19, ignorando a corrente científica majoritária. A secretária pretende citar artigos, estudos clínicos e pesquisas feitas fora do Brasil a fim de embasar sua narrativa. Argumentará que o governo somente preservou a autonomia dos médicos, que podem ou não receitar os remédios.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (7)
OSMAR QUINTAS VALENTIM
2021-05-25 13:32:16Vi ontem na TV comercial de uma campanha do SUS, disseminando mentiras descaradas! Não é crime isso?
Cândido
2021-05-25 11:33:48Ela é uma médica . Crusoé está perdendo a independência. Vai acabar apoiando a " chapa" Lula/ Renan ou qualquer coisa assim. Esqueceu seu passado .
PAULO
2021-05-25 11:01:47A médica tal qual o general Pazzuelo fala em 4a onda. Estamos enfrentando a 2a onda, podemos em breve enfrentar a 3a onda, no que tange a covid. São milhões de pessoas passando fome. Outras tiveram os seus negócios fechados. Pela incapacidade do governo Bolsonaro no enfrentamento da pandemia, acredito que essa 4a onda da depressão e ansiedade é linear na pandemia, pois se assim não fosse, deveria ser jogada para talvez a 10a onda, pois ainda não enxergamos a luz no controle da pandemia.
PAULO
2021-05-25 10:46:30A imunidade de rebanho ficaria somente circunscrita às crianças? Que maluquice é essa?
PAULO
2021-05-25 10:43:17Interessante esta médica. Como todo bolsonarista estúpido, ela age com desonestidade intelectual. Estávamos diante de um novo vírus. Tivemos uma curva de aprendizado. Só que nossas autoridades bolsonaristas não aprenderam nada até hoje. Respeite a nossa inteligência.
Leandro Domingues
2021-05-25 08:52:03Amadorismo puro com pitadas de crueldade. Como uma secretária tem essa autonomia e dois ministros saíram do governo pois não tinham autonomia? Claramente estava a mando do Presidente.
Odete6
2021-05-25 07:58:24E aí, cloroquilda serial killer.... já caiu na real da cadeia onde cairá???