Depois de Ramagem, Heleno confirma uso político da Abin: 'não tem nada de ilegal'
O chefe do Gabinete de Segurança Institucional, general Augusto Heleno, defendeu nesta quarta-feira, 19, o uso político da Agência Brasileira de Inteligência, a Abin, pelo governo para tentar mudar os rumos da CPI da Covid. Conforme revelou Crusoé em sua edição 158, um dia depois do depoimento de Luiz Henrique Mandetta à CPI, a Abin distribuiu para...
O chefe do Gabinete de Segurança Institucional, general Augusto Heleno, defendeu nesta quarta-feira, 19, o uso político da Agência Brasileira de Inteligência, a Abin, pelo governo para tentar mudar os rumos da CPI da Covid.
Conforme revelou Crusoé em sua edição 158, um dia depois do depoimento de Luiz Henrique Mandetta à CPI, a Abin distribuiu para agentes de inteligência em todo país uma "demanda urgente": determinava uma "compilação de dados" sobre "irregularidades relacionadas à pandemia" em "âmbito estadual e municipal". A ordem foi enviada por WhatsApp. As superintendências regionais tinham até as 18 horas do mesmo dia para enviar uma planilha com os dados.
Heleno foi questionado pelo deputado federal Leo de Brito, do PT do Acre, durante uma sessão da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara. Ao formular a pergunta, Brito se referiu à reportagem de Crusoé.
"Quanto a primeira pergunta sobre o pedido que fossem levantados dados sobre o desvios de recursos e malfeitos, como alguém já disse sobre verbas que foram destinadas a estados e municípios, isso é uma atribuição constitucional da Abin, é uma atribuição legal da Abin fazer esse tipo de investigação. É um órgão de inteligência e que pode ser solicitado pelo presidente da república que verifique o que aconteceu com as verbas que foram destinadas aos estados e municípios. Isso aí não tem nada de ilegal nem de irregular, isso aí é perfeitamente válido que aconteça", disse o general.
Heleno foi convocado à comissão para prestar esclarecimentos sobre a disseminação de fake news sobre a pandemia pelo presidente Jair Bolsonaro. O pedido para chamar o general foi feito pelo deputado Kim Kataguiri, do Democratas.
Em nota, Alexandre Ramagem, diretor-geral da Abin, também havia justificado a ação da agência de inteligência afirmando que faz parte das atribuições do órgão “oferecer (ao governo) assessoramento capaz de permitir adequado gerenciamento de potenciais crises”.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Basílio
2021-05-20 12:12:37A ABIN ,foge aos seus propósitos, assim como todos os órgãos governamentais. Deveria mudar de nome passando a se chamar: Agencia Brasileira de Imbecís.
Marco Antônio Rodrigues
2021-05-20 11:09:53General de metro e meio só no Brasil, ainda temos que pagar a pensão do nanico de tamanho e caráter equivalentes
MARCOS ALBERTO CASTELLINI
2021-05-20 09:09:09.... este General, pela sua figura até tinha credibilidade no inicio do Governo, ... o uso do poder acabou com isso, com posturas como esta agora, principalmente quando veio a tona que ele fazia parte da turma do Nuzman, lá no COI. Então tá, tá tudo explicado.....
BOCCA DELLA VERITÀ
2021-05-20 08:49:43YES WE KIM !!
Maria
2021-05-20 07:38:51Kim Kataguiri quer explicações da ABIN.. Ele deve ter passado a noite acordado depois da resposta que o presidente pode sim. Solicitar serviço da ABIN.. kkk General Heleno.. Deve ter respondido reco.. kkk
PAULO
2021-05-19 22:29:27Interessante, a ABIN então vai atrás de prefeitos e governadores. E a Crusoé foi atrás do orçamento paralelo, que entre outras coisas, teve um recurso de 20 milhões de um senador bolsonarista, para uma pequena cidade de Goiás, que não viu a cor do dinheiro pelo que sei. A Globo trouxe a público reformas e compras do Ministério da Saúde no RJ, em plena pandemia e crise econômica, com projeção de gastos de salvo engano 30 milhões, comprando cadeiras ao preço de R$ 2800,00. Onde estava ABIN?
Odete6
2021-05-19 22:24:30Gal. Heleno, Gal. Heleno....tsc... tsc... tsc........
JOÃO
2021-05-19 21:15:11Já não vejo a Globo, não leio a Folha, nem Uol, nem Estadão e daqui a alguns meses, não vou ler mais as bobagens escritas nesta revista. Nem pagar mais pra ver tantas asneiras.
Maria
2021-05-19 20:59:07general Heleno é um lambe botas do mandrião
Heloisa
2021-05-19 20:48:49É apenas um general decrépito.