Médicos repudiam fala de deputado que associou quadro de Bruno Covas ao uso de máscaras
Declarações estapafúrdias e desrespeitosas do deputado federal Giovani Cherini, do PL do Rio Grande do Sul, feitas durante sessão da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara nesta segunda-feira, 17, geraram o repúdio de especialistas, que rechaçaram o posicionamento negacionista e anticientífico do parlamentar. Cherini associou o agravamento do quadro de saúde de Bruno Covas,...
Declarações estapafúrdias e desrespeitosas do deputado federal Giovani Cherini, do PL do Rio Grande do Sul, feitas durante sessão da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara nesta segunda-feira, 17, geraram o repúdio de especialistas, que rechaçaram o posicionamento negacionista e anticientífico do parlamentar. Cherini associou o agravamento do quadro de saúde de Bruno Covas, morto no domingo, ao uso de máscara. O deputado é vice-líder do governo de Jair Bolsonaro na Câmara.
“Fui colega dele (Covas) na Câmara, a máscara que ele usou durante toda a campanha pode ter prejudicado o câncer que ele teve, porque as células precisam de respiração, isso é ciência”, disse o deputado do Rio Grande do Sul.
A manifestação de Cherini ocorreu após um bate-boca entre a presidente da CCJ, Bia Kicis, do PSL, que permaneceu boa parte da sessão sem máscara, e a deputada federal Fernanda Melchionna. A parlamentar do PSol cobrou de Kicis a utilização do equipamento de proteção individual, cujo uso é obrigatório dentro da Câmara dos Deputados.
Após o embate entre as parlamentares, Cherini pediu a palavra para criticar o uso de máscaras e fazer afirmações falsas a respeito dos equipamentos de proteção. “Eu também defendo a ciência, mas eu defendo que as pessoas respirem. Vamos ter uma matança de gente por usar máscara em praça, em praia, dentro do carro sozinho, um absurdo. Aprendi uma coisa no mundo holístico: respirar é tudo na vida. Imagina ficar oito horas com uma máscara sem respirar”, disse Cherini, antes de fazer menção ao quadro de saúde de Covas, que morreu em decorrência de complicações de um câncer metastático.
Crusoé pediu à Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica um posicionamento sobre o pronunciamento de Cherini. A entidade enviou uma nota em que desmente o parlamentar e nega qualquer possibilidade de relação entre o quadro de Bruno Covas e o uso de máscaras. “É falsa a informação de que a utilização de máscaras impede as células de respirarem e que causam o agravamento de qualquer tipo de câncer”, explicou a entidade.
“Reforçamos nosso compromisso permanente de participar do processo de construção de melhores práticas médicas, e nos colocamos à disposição para dialogar com toda a sociedade. Enquanto isso, paciente oncológico ou não devem usar máscaras de proteção”, finaliza a Sociedade Brasileira de Oncologia, em seu posicionamento.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Roberto
2021-05-18 18:58:45Mais um a envergonhar o Rio Grande.
Heraldo MF
2021-05-18 17:40:45Nunca houve no cenário político tantos im.becis como se verifica hoje no Brasil.
Inês
2021-05-18 14:20:54Durante a pandemia todos se acham médicos...tem muita gente sem noção.
VARLICE
2021-05-18 11:40:58Sou descendente de italianos pelo lado materno e me sinto incomodada, envergonhada, melhor dizendo, com alguns parlamentares 'oriundi': essa leva de políticos, incluída principalmente a família do presidente, é vergonhosa tanto pelo ignorância como pela truculência e bronquice. Italianos estão muito mal representados na política deste país.
José
2021-05-18 11:28:40Respirar? Esses ignorantes estão nos sufocando. Pandemia da ignorância
Marise
2021-05-18 10:31:35Definitivamente, a ignorância científica dos negacionista é de estarrecer.
Otávio
2021-05-18 10:18:20Por gentileza tirem a cuia da mão do Holístico Deputado. O Rio Grande não merece tamanha imbecilidade.
Gilmar
2021-05-18 09:13:22Que absurdo!
NEWTON BARBOSA LEITE FILHO
2021-05-18 08:44:22...quer saber como encontrar um IDI.OTA, dê-lhe a palavra por 15 minutos, bastarão para saber se ele soma ou diminui para a sociedade...no caso de políticos, o IDI.OTA está implícito à espécie!!!
Basílio
2021-05-18 08:38:50Mais um imbecil que acompanha os malditos negacionistas!