42 milhões de reais em propina da JBS
A Operação Compensação, realizada na manhã desta sexta-fera, 22, cumpre mandados de busca e apreensão em residências de duas pessoas e na sedes de duas empresas ligadas ao senador Ciro Nogueira (foto), do PP do Piauí, informou o Ministério Público Federal. Segundo a Procuradoria da República, o ponto de partida da investigação foram colaborações premiadas...
A Operação Compensação, realizada na manhã desta sexta-fera, 22, cumpre mandados de busca e apreensão em residências de duas pessoas e na sedes de duas empresas ligadas ao senador Ciro Nogueira (foto), do PP do Piauí, informou o Ministério Público Federal.
Segundo a Procuradoria da República, o ponto de partida da investigação foram colaborações premiadas de executivos do grupo J&F, controlador da JBS. Eles contaram que pagaram subornos a Nogueira em 2014 em troca do apoio do PP à candidatura de Dilma Rousseff para presidente.
No pedido enviado ao Supremo Tribunal Federal para deflagrar a operação, a Procuradoria da República informou que investigações preliminares apontaram que parte da propina para o PP, no valor de 5 milhões de reais, foi feita em espécie.
O restante teria sido por doações oficiais para a legenda, em uma forma de simular o suborno. No total, teriam sido repassados 42 milhões, segundo o Ministério Público.
Defensor de Nogueira, o advogado Antônio Carlos de Almeida Castro divulgou uma nota na manhã de hoje para "denunciar, mais uma vez, o direito penal do espetáculo".
Segundo o comunicado do advogado, o que está sendo apreendido pela Polícia Federal "é o que foi recentemente restituído pelo Supremo Tribunal em virtude de outra operação que não resultou em ação penal". Ele afirma que o STF rejeitou a denúncia, "baseada tão somente na palavra de outro delator".
Para Almeida Castro, "tal constrangimento poderia ser evitado com a simples intimação do senador para prestar esclarecimento pois, é evidente, este sempre se colocou à disposição do Poder Judiciário".
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (6)
Caio
2019-02-22 15:47:48PP do Piauí. Precisa mais alguma informação pra prender ele?
Plinio
2019-02-22 12:17:26esse novo severino cavalcanti é bem resitente e não deixe de vitar o Piauí...
Elio
2019-02-22 10:42:36Kakay sua hora vai chegar. Defensor de bandido. Um dia sua casa "kakai".
Claudia
2019-02-22 10:26:39O jagunço se deu mal !
PAULO
2019-02-22 09:38:59O "adEvogado" gosta de espetáculos, para ele aparecer. Mas reclama, qdo o cliente dele é o palhaço no circo. Qualéeeee !!!!
Caio
2019-02-22 09:10:23Deu ruim pro Ciro