A pressão de senadores do Nordeste pela Sputnik V na CPI
Ao longo dos últimos meses, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária sofreu pressão de governadores e do Planalto pela liberação da Sputnik V, vacina russa contra a Covid-19, e chegou a analisar pedidos de importação do imunizante por ordem do Supremo Tribunal Federal. Agora, as cobranças à autarquia foram exercidas por integrantes da CPI da...
Ao longo dos últimos meses, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária sofreu pressão de governadores e do Planalto pela liberação da Sputnik V, vacina russa contra a Covid-19, e chegou a analisar pedidos de importação do imunizante por ordem do Supremo Tribunal Federal. Agora, as cobranças à autarquia foram exercidas por integrantes da CPI da Covid.
De olho no acerto encaminhado para a compra de 37 milhões de doses da vacina pelo Consórcio Nordeste, senadores da região usaram a comissão para colocar o diretor-presidente da Anvisa, Antonio Barra Torres, contra a parede.
Os parlamentares elevaram o tom duas semanas após a agência rejeitar, por unanimidade, pedidos de importação, distribuição e aplicação da Sputnik V apresentados por 10 estados -- Acre, Bahia, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia e Sergipe.
Após Barra Torres elencar problemas relacionados à vacina, como a presença de adenovírus replicantes na substância, o que pode provocar doenças e atingir tecidos e órgãos do corpo humano, e apontar a falta de um relatório sobre a toxicidade reprodutiva, o senador Humberto Costa (foto), do PT de Pernambuco, pediu que Barra Torres não fizesse avaliações sobre o imunizante durante a sessão.
"Até porque o presidente da Anvisa, quando faz esse detalhamento, termina por levantar uma aura de desconfiança sobre a vacina que não está comprovada", disse o petista, correligionário do governador do Piauí, Wellington Dias, presidente do Consórcio do Nordeste. "Me desculpe, eu respeito muito o corpo técnico da Anvisa. Inclusive, há pessoas na Anvisa que sabem do meu esforço para se tentar encontrar um consenso técnico para se liberar todas as vacinas que são colocadas aqui", completou.
Em resposta, Barra Torres disse que "pede a Deus que os desenvolvedores russos estejam com a mesma vontade que nós estamos de ter essa vacina aprovada". "Nossa vontade de encontrar soluções é total. Eu espero que eles deixem o discurso do processo, de que vão nos processar, vão mover ações contra nós, e apresentem argumentos científicos. A nossa disponibilidade de trabalho é imediata e plena".
O senador Otto Alencar, do PSD da Bahia, criticou a demora na análise dos documentos da Sputnik V e na consequente liberação. "Foi uma vacina com contrato assinado lá atrás pelo Consórcio Nordeste. Não quero crer que essa discriminação odiosa contra o estado do Nordeste continue no governo e, sobretudo, que contamine a Anvisa", atacou.
Barra Torres rebateu a declaração. "A Anvisa não postergou a análise dessa vacina, nem de nenhuma outra", assegurou. "Não foram cinco meses corridos, até porque a lei nos obriga a dar respostas antes disso. Existem os períodos em que a gente pede documentos e há uma demora na volta desses documentos".
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Vera
2021-05-12 22:01:41Nesse angu da Sputnik tem caroço graúdo, onde os defensores desta vacina vão se esbaldar. Ainda bem que tem a Anvisa pra proteger o brasileiro de vacina feita às pressas e sem segurança
Carlos
2021-05-12 16:12:54Pobre povo pernambucano! Boa parte da gente da "terra dos altos coqueiros" deve cobrir o rosto diante do seu espectro sepulcral.
Carlos
2021-05-12 16:07:54O que esse hipócrita fez com dinheiro roubado da compra de ambulâncias? Severino Cavalcanti é um mero batedor de carteiras perto desse sujeito decrépito. Tudo nele lembra-me um vampiro.
Dementrio
2021-05-12 09:24:46O Vampiro da planilha da Odebrecht !!! Cadê o Renan, o senador q renunciou para não ser cassado, aquele dos pagamentos da construtora para a mãe da filha dele, das notas frias de bois? Essa CPI teria q investigar primeiro os q pensam q investigam mas só querem aparecer nas TVs para ganhar votos dos apoiadores de Mantreta, lula, ciro e outros.
LEANDRO AUGUSTO LIMA MARTINS
2021-05-12 07:36:28Essas avaliações quanto a "toxidade" da vacina Sputinik V deve ser imediata por parte do fornecedor russo. A ANVISA tem que agir com celeridade e urgência nas respostas as quais entende necessárias para uma avaliação definitiva. A pandemia continua a se alastrar, isso não pode ser tratado sem a devida prioridade e pressão do Governo Federal, pois os maiores interessados são as pessoas do referido consórcio dos Estados supramencionados.
Antonio
2021-05-11 23:00:09essa reportagem eu pulei porque onde drácula tá metido eu tenho vontade de ri.
PAULO
2021-05-11 22:02:05Interessante os petistas. Realmente são os maiores cretinos do Brasil. Acusam o Bolsonaro de propagar a cloroquina, mas querem que a Anvisa libere uma vacina, que ainda não cumpriu com todas as demandas do processo. O PT sistematizou a corrupção no Brasil. É um partido corrupto por natureza, pois tem na sua gênese, um vagabundo, que é o Lula. Essa pressão em cima da Anvisa acende o sinal de alerta. Lembro do samba: Se tem dinheiro, E o PT do Luleco, E porque tem pixuleco.
Waldir
2021-05-11 21:01:43A Rússia testou em aratacas ?
Valdemar
2021-05-11 20:51:56Bando de políticos cangaceiro q só ferra sua população q no seus estados são uma família de intocáveis pena q a população não acorda para de vota nesta porcaria q só lascaram com o nosso país partidos políticos não a siglas todos um bando de ienas
Silvana
2021-05-11 20:23:07Absurdo que o Barra Torres tenha que gastar o seu precioso tempo com essa gente. Esses petistas é que deveriam explicar essa fixação justamente pela vacina que não entrega os documentos pedidos e ainda ameaça os técnicos da Anvisa.