STF trata de maneira desigual ações sobre reeleição nas assembleias
No início do ano, uma enxurrada de ações diretas de inconstitucionalidade foi ajuizada no Supremo Tribunal Federal questionando normas estaduais que permitem a reeleição de presidentes das Assembleia Legislativas. Só a Procuradoria-Geral da República moveu 22 ADIs, tendo como base a decisão do plenário do STF proibindo as reeleições dos ex-presidentes da Câmara, Rodrigo Maia,...
No início do ano, uma enxurrada de ações diretas de inconstitucionalidade foi ajuizada no Supremo Tribunal Federal questionando normas estaduais que permitem a reeleição de presidentes das Assembleia Legislativas. Só a Procuradoria-Geral da República moveu 22 ADIs, tendo como base a decisão do plenário do STF proibindo as reeleições dos ex-presidentes da Câmara, Rodrigo Maia, e do Senado, Davi Alcolumbre, em dezembro de 2020.
Para a PGR, as normas que permitem a reeleição nas Assembleias, em alguns casos de forma ilimitada, violam a Constituição Federal, que deve valer também para as casas legislativas estaduais, distrital e municipais, "por força do princípio da simetria".
As ações foram distribuídas por sorteio entre os onze gabinetes do STF. O resultado é que, para cada situação, há um tratamento conforme a convicção do respectivo ministro.
O mais rigoroso na aplicação da nova jurisprudência é o ministro Alexandre de Moraes (foto), que já afastou liminarmente os presidentes reeleitos nas Assembleias de Roraima e Mato Grosso e determinou novas eleições das mesas diretoras. No caso de Roraima, o deputado Jalser Renier, do Solidariedade, comandava a casa desde 2015 e seguiria para o quarto mandato consecutivo como presidente.
Relator das ações de Alagoas, Rio de Janeiro e Rondônia, o ministro Luís Roberto Barroso adotou entendimento semelhante ao de Alexandre, suspendendo as normas que permitem a reeleição, mas não afastou nenhum presidente até agora. Barroso levou suas ações para julgamento virtual no plenário do STF. Na última sexta-feira, 30, Alexandre pediu vista.
Já os ministros Gilmar Mendes e Kassio Marques receberam há dois meses ADIs envolvendo Assembleias cujos presidentes somam mais de quatro mandatos consecutivos. Até agora, os dois ministros não tomaram nenhuma decisão, o que favorece os deputados que continuam comandando as casas legislativas.
Um dos casos parados no gabinete de Kassio Marques envolve a Assembleia Legislativa do Piauí, estado de origem do ministro, onde o deputado Themístocles Filho, do MDB, foi eleito pela nona vez consecutiva presidente da casa. Em dezembro de 2020, Kassio votou a favor da reeleição de Alcolumbre e contra a de Rodrigo Maia, sob o entendimento de que a legislação permitia uma única reeleição.
A inércia de Gilmar Mendes, que votou a favor das reeleições de Maia e Alcolumbre em dezembro, beneficia até o momento o deputado Ademar Traiano, do PSDB, que foi reeleito presidente da Assembleia Legislativa do Paraná pela terceira vez neste ano. Os defensores de parlamentares já afastados da presidência das casas legislativas pelo ministro Alexandre de Moraes cobram tratamento isonômico do Supremo.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
ANGELO
2021-05-03 23:12:37corda está ficando esticada...logo logo arrebente .. aguardem...
LUIZ
2021-05-03 11:28:32Esperar que o STF cumpra o seu papel , é o pior dos mundos , impossível tirar água de pedra.
SERGIO
2021-05-03 10:29:4111 "supremos", cada um com poder absoluto, só podia dar nisso...
ADEMIR
2021-05-03 06:52:33Cada peso uma medida assim funciona o STF
Takaiuki
2021-05-03 04:32:51Mito mito mito MITO MITO MITO MITO !!!! AUTORIZO AUTORIZO AUTORIZO AUTORIZO !!!!
Desconstituição
2021-05-02 21:52:07E a lei? Ora a lei !!!
Edenilson
2021-05-02 21:10:24STF tem que parar de ser 1 tribunal político da impunidade. Tem que ser juizes de carreira senao o estado democrático de direito onde todos sao.iguais petante a lei continua a ser utopia.
MARCOS
2021-05-02 19:08:38Esses STJ/STF são mesmo umas casas de Mãe Joana,
Milton
2021-05-02 15:06:21Esse STF é uma bagunça !!!
Takaiuki
2021-05-02 12:21:31CRUSOE grande manipulador com viés ideológico, Devia se isentar