Fontes do Planalto dizem que Ernesto sai; staff do chanceler diz que ele ‘colocou cargo à disposição’ e aguarda Bolsonaro
O ministro Ernesto Araújo, das Relações Exteriores, colocou seu cargo à disposição na manhã desta segunda-feira, 29. Ao presidente Jair Bolsonaro, o chanceler disse que não quer ser um "problema" para o governo. A Crusoé, auxiliares diretos do ministro asseguram que não houve, ainda, o pedido formal de demissão. Fontes palacianas, porém, dizem que a...
O ministro Ernesto Araújo, das Relações Exteriores, colocou seu cargo à disposição na manhã desta segunda-feira, 29. Ao presidente Jair Bolsonaro, o chanceler disse que não quer ser um "problema" para o governo.
A Crusoé, auxiliares diretos do ministro asseguram que não houve, ainda, o pedido formal de demissão. Fontes palacianas, porém, dizem que a saída do chanceler está confirmada. Uma nova reunião entre Ernesto e Bolsonaro está marcada para às 17 horas. O presidente da República está reunido neste momento com o almirante Flávio Rocha, secretário de Assuntos Estratégicos da Presidência, um dos cotados para substituir Araújo.
O Congresso começou a pressionar duramente o governo pela demissão de Ernesto Araújo na semana passada. O presidente da Câmara, Arthur Lira, foi um dos articuladores da saída do chanceler. Na sexta-feira, 26, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, classificou como “falha” a política do Itamaraty e, no domingo, o parlamentar subiu o tom após os ataques de Ernesto à senadora Kátia Abreu.
No fim de semana, o diplomata usou as redes sociais para sugerir que o Congresso trabalha por sua saída em razão de interesses relacionados ao 5G. Ernesto insinuou que as investidas do Congresso têm relação com o debate sobre o futuro da tecnologia país -- a discussão sobre a implementação da rede envolve a possibilidade de banimento da empresa chinesa Huawei da concorrência.
O chanceler mencionou uma reunião com a parlamentar no dia 4 de março. “Recebi a senadora Kátia Abreu para almoçar no MRE. Pouco ou nada falou de vacinas. No final, à mesa, disse: 'Ministro, se o senhor fizer um gesto em relação ao 5G, será o rei do Senado'. Não fiz gesto algum. Desconsiderei a sugestão inclusive porque o tema 5G depende do Ministério das Comunicações e do próprio Presidente da República, a quem compete a decisão última na matéria", escreveu. A postagem gerou uma onda de repúdio contra Ernesto Araújo e em defesa de Kátia Abreu.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Odete6
2021-03-29 15:33:17É de penaaaalizar.... afinal, foi o arnéstu que ensinou tudo sobre o """uíusu chúrchiu""" ao pintinho-amarelinho-bananinha, pra que ele se tornasse embaichapeiro do BRASIL, com a função de capacho do agente-laranja ..... tsc...tsc...tsc.... que ingratidão o rejeitarem..... tsc...tsc...tsc.....
Roberto
2021-03-29 15:09:31Pessoas atrasadas desse governo deveriam sair por conta própria e voltar para as cavernas de onde vieram.
Odete6
2021-03-29 15:05:51A panela do sapo bolsonéscio já está na fritura, daí ele pulando curtinho!!!! Amanheceu hoje cedo com o "retrato de Cristo" na mão, com toda certeza, pensando em nomeá-lo para o lugar do "saído do dia".....🤭🤭🤭🤭🤭🤭🤭🤭🤭🤭
Nilton Dias
2021-03-29 15:01:14Dizem que quem colocou ele como ministro foi o Eduardo Bolsonaro, espécie de lider ideológico da direita do governo torto do pai. As ações desses dois personagens junto a China só prejudicaram os brasileiros face o atraso da vacinação no país. Também deles foi a idéia de votar contra a Índia na proposta de quebra das patentes das vacinas contra a COVID-19. Deles também é o derrotado alinhamento incondicional ao Trump, medida que nenhum outro governo até hoje tinha feito. Vai tarde.
Eri
2021-03-29 14:50:19Katia Abreu e seu filho Irajá são políticos da pior espécie que o Brasil já teve.Estão a serviço da China.Ernesto Araújo simplesmente fala a verdade.
Moso
2021-03-29 14:26:38Ernesto nos convidou prum samba, ele mora em Brás, nóis fumo num encontremo ninguém. Foi despedido, nóis num simporta. Mas podia ter deixado um recado na porta.
Claide rocha
2021-03-29 14:24:17Ernesto. O mais baixo nível que ocupou o Itamaraty..será que ao sair não daria para levar junto seu patrão e os filhos dele? O Brasil agradeceria.
CARLOS
2021-03-29 14:19:09Virá coisa bem pior.... Só se pode esperar isso desse pandemônio dos demônios
Fernando
2021-03-29 14:14:09A decisão sobre o 5 G deve ser do Ministério das Comunicações . Não devemos escolher a tecnologia em troca de qualquer outro interesse que não o restrito a telecomunicações !! Caso contrario pagaremos caro no futuro !!
Vimar Maddarena
2021-03-29 13:53:53Se trocar Ernesto Araujo por Katia Abreu, sobra uma lata de estrume.