Grupo é preso por associar Bolsonaro a suástica e chamá-lo de 'genocida' em cartaz
A Polícia Militar do Distrito Federal prendeu na manhã desta quinta-feira, 18, cinco manifestantes que estenderam na Praça dos Três Poderes, localizada em frente ao Palácio do Planalto, uma faixa que associava o presidente Jair Bolsonaro à suástica nazista. De acordo com a corporação, os homens, que, segundo apurou Crusoé, são militantes do PT e do...
A Polícia Militar do Distrito Federal prendeu na manhã desta quinta-feira, 18, cinco manifestantes que estenderam na Praça dos Três Poderes, localizada em frente ao Palácio do Planalto, uma faixa que associava o presidente Jair Bolsonaro à suástica nazista.
De acordo com a corporação, os homens, que, segundo apurou Crusoé, são militantes do PT e do PSOL, infringiram a Lei de Segurança Nacional. Eles foram levados para a Delegacia da Polícia Federal.
A faixa reproduzia a frase "Bolsonaro genocida". As imagens usadas remetem a uma charge de Renato Aroeira. O desenho mostra Bolsonaro com um balde de tinta preta em mãos após realizar traços nas pontas de uma cruz vermelha, usualmente estampada em hospitais e ambulâncias. Com a pintura do presidente, o símbolo vira uma suástica nazista, adotada pelo regime Adolf Hitler.
Na charge, Bolsonaro ainda diz: "Bora invadir outro?". A fala faz referência a um pedido feito pelo chefe do Planalto à população em junho de 2020. Naquela ocasião, o presidente incentivou os seguidores a "arranjarem um jeito" de adentrar hospitais públicos e de campanha para registrar a ocupação de leitos.
À época da divulgação da charge, o ministro da Justiça e Segurança Pública, André Mendonça, determinou abertura de inquérito para investigar o caso. O processo, segundo informou, "leva em conta a lei que trata dos crimes contra a segurança nacional, a ordem política e social, em especial seu art. 26".
O trecho destacado define como crime "caluniar ou difamar o presidente da República, o do Senado Federal, o da Câmara dos Deputados ou o do Supremo Tribunal Federal, imputando-lhes fato definido como crime ou fato ofensivo à reputação". A pena, em caso de condenação, é de 1 a 4 anos de reclusão.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Lucia
2021-03-18 23:59:52Extremamente infeliz fazer qualquer alusão ao Holocausto! Há que se respeitar a dor das famílias das vítimas.
Alessandro
2021-03-18 23:36:27EU JÁ SABIA‼️Bozo é o outro lado da moeda Lulla; e bozistas são tão asquerosos quanto petralhas, com sua guerrilha, suas mentiras, seu negacionismo (cada um com suas próprias negações), seus arrotos fétidos quando abrem a boca, suas ideias do tempo do onça. Nem a p*rra de uma máscara esses fanáticos cretinos são capazes de colocar naquelas caras de pau...
PAULO
2021-03-18 21:02:02Na minha concepção, Bolsonaro pode ser considerado um genocida. Além das questões semânticas, fato é, que a covid tem um potencial maior de mortalidade a uma determinada faixa etária, e pessoas com comorbidades. Sendo assim, ao pressionar as pessoas a voltarem a trabalhar, incentivar aglomeração e o não uso de máscaras, o que vai na contramão da orientação dos especialistas, em última análise, potencializa a quantidade de mortes. Sendo assim, Bolsonaro pode ser considerado um genocida.
Ruth
2021-03-18 19:16:58Cumpra-se a Lei. Esses infelizes ainda se apoiam no símbolo mais odiendo da história. Eles divulgam o nazismo sem respeito e escrupúlos assim como o fazem apondo a suástica na bandeira de Israel, vil maneira de expressar sua opinião. Bolsonaro é o presidente que vencue a esquerda desvairada do ex-
Jose
2021-03-18 17:55:27Que absurdo. Chamar o Bozo de nazista. Ele é muito pior do que o Hitler. Quando ao adjetivo genocida, eu estou de acordo. Todas as evidências mostram o que ele fez para facilitar a vida do vírus no Brasil.
João
2021-03-18 17:38:08Ainda por cima Bolsonaro é ditador, assim como esses PMs, o ministro da justiça etc.
MARCIO
2021-03-18 16:38:30Precisa de provas que Nero é nazista, provas concretas, não xingamentos políticos
Mauricio
2021-03-18 16:35:10Oposição extremista perde a razão. Iguala-se ao personagem que quer combater.
Nelma
2021-03-18 16:33:47Não pode chamar o Menguele brasileiro de nazista.
Paulo
2021-03-18 16:33:22Banalização do holocausto! Não importa de que lado vem, tem que ir para a cadeia!!!