Após ser criticado por 'desgoverno', Bolsonaro diz que Lula iniciou campanha
O presidente Jair Bolsonaro (foto) disse nesta quarta-feira, 10, que Luiz Inácio Lula da Silva "iniciou uma campanha" após ter as condenações na Lava Jato anuladas pelo ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal. Bolsonaro posicionou-se em resposta ao petista, que, mais cedo, em coletiva de imprensa, o criticou pelo "desgoverno" na gestão da pandemia do coronavírus...
O presidente Jair Bolsonaro (foto) disse nesta quarta-feira, 10, que Luiz Inácio Lula da Silva "iniciou uma campanha" após ter as condenações na Lava Jato anuladas pelo ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal.
Bolsonaro posicionou-se em resposta ao petista, que, mais cedo, em coletiva de imprensa, o criticou pelo "desgoverno" na gestão da pandemia do coronavírus e não descartou concorrer à Presidência da República em 2022.
O presidente afirmou que o petista segue a linha de atuação do próprio partido, a qual, nas palavras de Bolsonaro, consiste em "criticar", "mentir" e "desinformar". Bolsonaro alegou que não poupou recursos para auxiliar estados e municípios na crise sanitária e a tese falsa de que o STF o impediu de agir em outras frentes.
"Segundo decisão do STF, ao governo federal coube, basicamente, envio de recursos e meios para que a saúde fosse atendida em estados e municípios. Isso, nós fizemos. Tanto é que sobrou dinheiro e prefeitos e governadores, que estavam com salários atrasados, botaram em dia sua folha. Não faltou recursos. Então, o governo federal fez a sua parte até demais. Então, não justifica essa crítica do ex-presidente Lula, que, agora, inicia uma campanha. E como não tem nada para mostrar de bom... Essa é uma regra do PT: a campanha deles é baseada em criticar, mentir e desinformar. Nada mais além disso", disse, em frente ao Palácio da Alvorada.
Como exemplo de uma atuação de sucesso, Bolsonaro disse que, quando Manaus, capital do Amazonas, vivenciou a falta de oxigênio, o governo federal enviou cilindros à região nas primeiras 48 horas. "Isso graças ao trabalho da Força Aérea e à ligação direta que o ministro Pazuello tem com o ministro da Defesa", completou.
Como mostrou Crusoé, no entanto, o governo Jair Bolsonaro sabia desde março de 2020 que a pandemia do novo coronavírus poderia acarretar no desabastecimento generalizado do fornecimento de oxigênio não apenas no Amazonas, mas em todo o país.
"Ao falar apenas em 'desgoverno', ele está fazendo uma acusação sem qualquer fundamento. Queria que ele apontasse algum ponto de corrupção por parte do Ministério da Economia, coisa que era muito comum no governo dele. Tanto é que trocou vários ministros. Um de seus ministros, inclusive, [Antonio] Palocci, em delação premiada, falou que levava dinheiro em caixas de sapato para ele, em volumes que variavam na média de 50 mil reais. Esse era o governo dele, baseado na corrupção", disparou.
Bolsonaro acrescentou que, em sua avaliação, o governo Lula teve como "marca principal" o "desmando", a "corrupção" e o "populismo". "Imagine a pandemia com Lula como presidente da República. Se roubaram -- e muito -- alguns governadores e prefeitos [na crise sanitária], imagina se tivesse o PT no governo. Seria roubado no mínimo 90% do que foi entregue", especulou.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Globo esselixo
2022-02-23 18:07:31Parabéns bolso.22
SUZETE
2021-03-11 12:31:52Pois é presidente. O senhor é seu entorno perseguiram, difamarem e atacaram Sérgio Moro com tanta tenacidade, apostando que em uma disputa com o Lula sairia vitorioso. Agora está vendo? Destruiu um juiz excelente e ainda vai ser derrotado nas urnas. Sua saída? Moro no STF já no lugar do Marco Aurélio. Se não tivesse feito esse circo todo não perderia parte do eleitorado. Ah esqueci é melhor um país corrupto e entregue ao centrão que não o apoia de fato do que um homem que defenderia o brasileiro
Heraldo Marques Figueiredo
2021-03-11 08:51:53O apedeuta corrupto é produto da sua perseguição ao Moro e dos seus dislates, Capitão Clorô. Agora corremos o risco de tê-lo na presidência outra vez. Nas eleições o brasileiro, se escapar da bst, vai cair na mrd.
Nelma
2021-03-11 08:00:16Bolsonaro genocida e Lula Ladrão.
José
2021-03-11 06:20:40Temos no palco da política um ex corrupto e ex condenado e um idiota. , parabéns srs do poderes da república.
ROQUE
2021-03-11 00:29:11Lula x Bolsonaro: Quem viver chorará!
Lucia
2021-03-10 23:57:43O governo é péssimo mas isso não alivia o roubo de Lula! Lula roubou! Lula roubou! Ficou mais que provado que Lula assaltou os cofres públicos e me parece uma indignidade da imprensa brasileira querer atacar um e enaltecer o governo do outro como se Lula fosse só predicados, decência, nobreza e probidade! Todos os cidadãos de bem deste país sabem que Lula roubou e o Dr Sérgio Moro teve a coragem e a dignidade de prender um dos maiores assaltantes da humanidade!
Antonio Almeida
2021-03-10 22:03:03Pior foi V.Exa. Sr. Presidente que começou a campanha logo após tomar posse no cargo, tamanho foi a arrogância e deslumbramento, esquecendo de governar. Teve a oportunidade de crescer na adversidade conduzindo o país durante a Pandemia, mas preferiu se aliar a Trump e aos seus radicais sem cérebro. Em vez de procurar unir o país durante a tragédia preferiu tensionar a sociedade e liberar armas. O povo, mister PR, está morrendo, cansado e com fome. Que venha outro presidente em 2022.
Carlos
2021-03-10 21:54:11Pior vai ser se seu indicado Kassio Marques votar com Gilmar Mendes para decretar a suspeição de Sérgio Moro. Aí caro PR a vaca vai pro Brejo de vez. Melhor ter os dois como candidatos para ir ao segundo turno em 2022.
Toni Ferreira
2021-03-10 21:54:06O Lula fala pela maioria do povo brasileiro, sem instrução, mas ciente de que estamos no pior desgoverno de todos os tempos.