Kassio Marques pede vista no julgamento da suspeição de Moro; Lewandowski antecipa voto
O ministro Kassio Marques (foto), do Supremo Tribunal Federal, pediu vista do habeas corpus em que a defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva requer o reconhecimento da suspeição do ex-juiz Sergio Moro no caso do tríplex do Guarujá. Ao se posicionar, o ministro disse que o ato não lhe causa "constrangimento". Ainda assim,...

O ministro Kassio Marques (foto), do Supremo Tribunal Federal, pediu vista do habeas corpus em que a defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva requer o reconhecimento da suspeição do ex-juiz Sergio Moro no caso do tríplex do Guarujá. Ao se posicionar, o ministro disse que o ato não lhe causa "constrangimento". Ainda assim, Ricardo Lewandowski decidiu adiantar seu voto e, por isso, a sessão ainda segue.
Com o pedido de vista, o julgamento sobre a parcialidade de Moro será interrompido após a fala de Lewandowski e retomado apenas quando Kassio Marques avaliar o caso e elaborar seu voto. Empossado em novembro de 2020, o ministro declarou que tempo foi "extremamente curto" para a análise do processo, o qual foi incluído na pauta da Segunda Turma da corte pelo ministro Gilmar Mendes nesta terça-feira, 9.
"Eu nunca julguei essa matéria. Soube do julgamento pouco antes dessa sessão", comentou. "Até que tentei, rapidamente, alinhar um voto diante do que vi, principalmente do que foi trazido aos autos, do que o relator já dispôs no processo, mas o tempo foi extremamente curto para um membro da corte que jamais participou do processo".
"Em que pese especulação por parte da mídia brasileira, que sabe, muitas vezes, mais do que nós mesmos, magistrados, como votaríamos, eu nunca acessei este processo, nunca tive sequer a curiosidade de compulsar um desses diálogos", completou.
Por ora, o placar registra dois votos pela rejeição do recurso, proferidos pelos ministros Edson Fachin e Cármen Lúcia, e um pelo acolhimento, apresentado por Gilmar Mendes. Caso a maioria dos integrantes do colegiado reconheça a suspeição de Moro, todos os atos processuais serão anulados e o caso do tríplex voltará à estaca zero.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Marco Araújo
2021-03-09 21:21:50E aí? Será que nosso Kássio ficará, como fez Gilmar, com os autos por cerca de 2 anos? Ou irá contribuir para a volta de Lula à política e à presidência? Não se engane PR Bolsonaro a parada não vai ser fácil e é bem provável que Lula o derrote. Veja, no Nordeste de cada 6 votos entre 3 e 4 serão de Lula e pouco importará o auxílio emergencial. No Sul, Sudeste e Centro Oeste, também Lula poderá empatar ou perder por pouco, de modo que o Nordeste e o Norte lhe darão a vitória. Quem viver verá!!
CARLOS H
2021-03-09 20:57:41Nunca se sabe Kássio! Vai que o Bolsonaro tem alguma ideia a respeito do tema, e assim pode te assessorar na elaboraçao do voto, tipo voto compartilhado.
Odete6
2021-03-09 20:45:17PEDIU VISTA = FOI CONSULTAR O DONO DELE.
Helio
2021-03-09 20:43:29Devolve os 4 bilhões que réus condenados devolveram a união , pague danos morais , solta todos Sérgio Cabral , Eduardo cunha etc País de MErda!!
Paulo
2021-03-09 20:07:54O destino político de Bolsonaro está nas mãos do Ministro Nunes, o único por ele nomeado para o STF.Caso o ministro se filie ao entendimento de Gilmar Mendes a popularidade de Bolsonaro cairá drasticamente .
ADEMIR
2021-03-09 18:20:15Espero que esse cara de uma dentro pois até agora só deu bola fora
José
2021-03-09 18:15:04Esse filho da puta votará a favor do Lula tb.
Joel
2021-03-09 18:00:10Dr. Cássio pediu vistas para se aconselhar com o dindo Mito.
PAULO
2021-03-09 17:57:02A peruca do Fux deve estar derretendo.
Adilson
2021-03-09 17:54:43Muito triste com uma canetada um homem locado nosso pais como Chacota para o mundo inteiro liberando um condenado para voltar a roubar