Noronhe-se
A história de João Otávio de Noronha, o ministro do STJ que caiu nas graças de Jair Bolsonaro, é um guia prático de como ser amigo do poder
Este conteúdo é exclusivo para assinantes
Faça parte de O Antagonista + Crusoé e tenha acesso ilimitado com:
ACESSO ILIMITADO AOS CONTEÚDOS do site O Antagonista e das matérias semanais da Revista Crusoé
Acesso à área de COMENTÁRIOS nos sites
Converse com o nosso time de jornalismo na live HORA EXTRA (exclusiva para assinantes)
Acesso ao acervo de MATÉRIAS ESPECIAIS DE JORNALISMO da Revista Crusoé
Participação no grupo de disparo de notícias de O Antagonista + Crusoé no WhatsApp
Descontos de até 70%
Notícias mais importantes do Brasil e do mundo
Reportagens exclusivas, bastidores do poder e análise crítica de quem fiscaliza o poder
Desde os tempos em que conciliava a diretoria jurídica do Banco do Brasil com a militância na Ordem dos Advogados do Brasil, no início dos anos 2000, João Otávio de Noronha sabia que era preciso estar muito bem posicionado no jogo do poder em Brasília para alcançar o sonho de ocupar uma cadeira no Superior Tribunal de Justiça. Por meio do banco estatal, o então advogado fez agrados a magistrados da corte, liberando verbas para eventos e viagens da Escola da Magistratura e conquistando apoios importantes na corte enquanto se aproximava daqueles que poderiam ser os seus melhores padrinhos políticos no Planalto. A estratégia deu certo. Noronha conseguiu se garantir como o segundo mais votado na lista tríplice dentro do STJ e, depois, em dezembro de 2002, foi escolhido pelo então presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, para uma das cadeiras reservada à advocacia. Em seu favor, pesou muito o apoio do todo-poderoso ministro da Fazenda de então, Pedro Malan. Passados quase vinte anos, Noronha tenta repetir a receita para chegar ao cargo que há anos ambiciona, uma vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal. Agora, como não poderia deixar de ser, o alvo é o presidente Jair Bolsonaro.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Ayrton
2021-03-20 19:48:42Só trampa , esquema, trapaça, engodo, e são sempre privilegiado , gangue que destrói a nação Brasileira.
Toni Ferreira
2021-03-10 22:14:34Há uns dementes na redes sociais divulgando fakes News bem produzidas e proclamando uma tomada de poder com base no artigo 142 da Constituição Federal, o qual apenas diz que as forças armadas estão aí para garantir a lei e ordem pública quando solicitada por qualquer dos poderes da República que são apenas três: O Executivo, o Legislativo e o Judiciário. E querem a afastamento dos Ministros do STF com nomeação de novos ministros, certamente Noronha seria um deles.
MARCOS
2021-03-10 19:59:10Está tudo dominado.
Claudia Lenina A. L. De C. M. De Almeida
2021-03-08 05:32:43Isso é o nosso Brasil ,sem ESPERANÇA pra muitos e poucos se privilegiando....Sempre me fiz essa pergunta..Porque nasci brasileira❓Até hj não tive resposta...😒
Guilherme
2021-03-07 23:45:31Ok! Tem a ditadura, certo? Ela acaba com a vida política dos partidos, mas não com a política em si. O que farão os políticos? Se tornarão, em 20 anos de desmandos, mais e mais fisiológicos! Passam a se organizar como quadrilhas. Vem a "constituinte" de 88 e torna pétrea, em total descalabro, a impunidade dos quadrilheiros. Hoje assistimos a falência de nossa democracia, asfixiada pela corrupção, que já faz parte organicamente das políticas públicas e atinge os três poderes.
ALOÍSIO DE ARAÚJO PRINCE
2021-03-07 17:43:59É uma vergonha a forma como esse elemento galgou e transita nas mais altas cortes da justiça brasileira. Seu currículo acadêmico é limitadíssimo. Só podia ser cria de Fernando Henrique Cardoso, que o indicou para o STJ assim como indicou Gilmar Mendes para o STF. São da mesma cepa, para desgraça dos cidadãos brasileiros.
Dalila
2021-03-07 16:25:19Isso não é justiça, é a mesma vala com dos corruptos
Maria
2021-03-07 15:09:32Que vergonha esses senhorzinhos lucrando as nossas custas.
Dalton
2021-03-07 11:42:37Esse STJ é verdadeiramente o lixo da justiça brasileira, são corruptos sem escrúpulos, na cara dura e não tem quem os investigue porque Hackers não fizeram uma varredura na vida deles? Seria um prato cheio para poder eliminar esses superpoderosos.
Regina
2021-03-07 10:56:22MORO CAIU QUANDO CHEGOU NO JUDICIÁRIO PODRE DO BRASIL ....., SOMENTE ELE PODERÁ LUTAR CONTRA O MECANISMO .....!!!! MORO 22 !!!!