Câmara vai votar projeto que facilita compra de vacinas por empresas e estados
Após reunião com líderes partidários na manhã desta terça-feira, 2, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, anunciou que vai colocar em pauta o projeto de lei 534/2021, que facilita a compra de vacinas por empresas privadas e pelos governos estaduais e municipais. A proposta já passou pelo Senado. A decisão ocorreu horas antes...
Após reunião com líderes partidários na manhã desta terça-feira, 2, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, anunciou que vai colocar em pauta o projeto de lei 534/2021, que facilita a compra de vacinas por empresas privadas e pelos governos estaduais e municipais. A proposta já passou pelo Senado. A decisão ocorreu horas antes de um almoço marcado entre Lira e governadores.
A iniciativa prevê que as vacinas compradas por empresas privadas devem ser integralmente doadas ao Sistema Único de Saúde para uso no Programa Nacional de Imunizações. Após a vacinação dos grupos prioritários, as empresas serão autorizadas a comprar imunizantes para comercialização.
O projeto de autoria do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, estabelece ainda que os estados e municípios podem assumir os riscos referentes à responsabilidade civil por efeitos adversos da vacinação. A medida, entretanto, só vale para vacinas registradas na Anvisa ou com autorização para uso emergencial.
Na reunião dos líderes partidários, também ficou definido que a PEC Emergencial será votada diretamente em plenário, sem tramitação prévia em uma comissão especial, para permitir a retomada do pagamento do auxílio emergencial ainda em março.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (6)
Dalton
2021-03-02 16:42:03O governo federal está lavando as mãos agora? No meio do caos, querem tirar da reta? Cadê o machão galhudo que falou que era só uma gripezinha? Tá se escondendo das suas responsabilidades, miliciano sem vergonha.
Lucia
2021-03-02 15:41:12Se o governo não pode bancar a vacinação em massa - como deveria ser o correto - então que libere a vacina para que os mais favorecidos economicamente possam faze-lo! A esquerda vai chiar dizendo que isso é discriminatório, mas , lamentavelmente, esse país funciona assim. Ou não funciona.
SERGIO
2021-03-02 15:22:34Deviam liberar para os planos de saúde comprarem e vacinarem os seus segurados. Isso iria reduzir a pressão em cima do SUS, o que seria bom para todos.
Cleusa
2021-03-02 14:52:37As empresas privadas também deverão doar todas as doses que comprarem ao SUS? Não parece que vá motivar as empresas. Se ao menos pudessem ficar com 50% das doses para vacinar seus funcionários!
Odete6
2021-03-02 13:04:54VOCÊ SABIA ?...... https://www.em.com.br/app/noticia/internacional/bbc/2021/02/24/interna_internacional,1240363/brasil-tem-quase-30-fabricas-de-vacina-para-gado-e-so-2-para-humanos.shtml?utm_source=onesignal&utm_medium=push
Jose
2021-03-02 12:01:00Vai criar disparidades, mas é melhor do que nada dada a demonstrada incompetência do governo federal em combater a pandemia. O Brasil está no olho do furacão, com uma nova cepa mais perigosa, uma população indisciplinada e um governo genocida.