Barroso autoriza Chico Rodrigues a retomar mandato, mas o proíbe de atuar em 'comissão da Covid'
O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal, decidiu nesta quarta-feira, 17, não restabelecer o afastamento do senador Chico Rodrigues (foto) do mandato. O magistrado frisou, no entanto, que pode rever a decisão mais adiante, "caso sobrevenha notícia de alguma irregularidade". O parlamentar é investigado no âmbito da Operação Desvid-19, que mira o desvio...
O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal, decidiu nesta quarta-feira, 17, não restabelecer o afastamento do senador Chico Rodrigues (foto) do mandato. O magistrado frisou, no entanto, que pode rever a decisão mais adiante, "caso sobrevenha notícia de alguma irregularidade". O parlamentar é investigado no âmbito da Operação Desvid-19, que mira o desvio de recursos públicos destinados ao combate à pandemia.
Barroso determinou o afastamento de Chico Rodrigues em 15 de outubro do ano passado, após o senador ser flagrado com dinheiro entre as nádegas, como revelou Crusoé. Para sair dos holofotes, em 20 de outubro, o próprio parlamentar pediu uma licença de 121 dias do cargo. O prazo vence nesta quarta, o que permite que ele volte ao Salão Azul na quinta-feira, 18.
Na nova decisão, Barroso afirmou que a Polícia Federal e a Procuradoria-Geral da República "não reportaram a ocorrência de nenhuma tentativa de interferência indevida nas investigações no período em que o parlamentar esteve afastado,
tampouco requereram a prorrogação da medida cautelar".
Além disso, o ministro disse que a PF ainda não apresentou informações sobre a análise dos elementos apreendidos nas buscas e apreensões, o que indica que "as investigações devem demandar algum tempo para se encerrarem".
"Por essas razões, reputo desnecessário, por ora, restabelecer a medida cautelar de afastamento do investigado do exercício do mandato eletivo, sem prejuízo de revisão de tal decisão, caso sobrevenha notícia de alguma irregularidade", despachou.
Apesar disso, Barroso manteve Chico Rodrigues fora da Comissão Mista do Congresso Nacional destinada ao acompanhamento da situação fiscal e da execução orçamentária financeira das medidas relacionadas à Covid-19.
"Seria um contrassenso permitir que o investigado pelos supostos desvios viabilizados pela atuação na comissão parlamentar voltasse a nela atuar no curso da investigação", afirmou.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Sandra
2021-02-19 09:22:32vergonhoso!
Nádia
2021-02-18 16:34:40É.. xô.. não venha caglar na vacina.. !!!!
ANTONIO
2021-02-18 15:02:56Qual o legado que esse imundo vai deixar pra família? Devem ser todos do mesmo perfil. Almas sebosas! Da nojo! Asco! Imundos.
Ronaldo
2021-02-18 15:02:25Opinar já é crime inafiançável, permanente e suscetível de “prisão em flagrante” via mandado (está em flagrante ou não?), agora meter a mão no “alheio” pode. Que país é este?
Observador
2021-02-18 13:27:13O que será que dinheiro nas nádegas tem a ver com COVID19 ?
Guilherme
2021-02-18 13:22:50Barroso vem sendo um bom ministro do stf. Mas a banda podre vem contaminando todo o tribunal. Como é que se permite o retorno do parlamentar e se proíbe o mesmo de participar de comissão? O correto seria continuar a deixá-lo fora. Ou não seria possível o proibir de participar de comissão, pois reassumiu o mandato. Trata-se de um arranjo. Há vários especialistas em jurisprudência de ocasião no atual quadro: gilmar, dias, levando são os mais notórios.
Antonio
2021-02-18 12:36:31Eu acho que o gabinete desse Senhor Senador deve feder um pouquinho...
ROMEU
2021-02-18 11:29:14É triste constatar reiteradamente que o nosso sistema judiciário continua caótico, ultrapassado e moroso. Quando se trata de processo e julgamento de bandidos poderosos então, aí nem se fala. Sempre tem que levar os casos para a geladeira, à espera do esquecimento ou da prescrição legal. Isso precisa ser mudado, urgentemente.
Tobias
2021-02-18 11:25:49Mais um corrupto protegido pelo supremo será que 83vaenadires apoia este ato de corrupção
RONALDO
2021-02-18 08:26:45Agora está chegando a vez do pobre senado. Um senador volta amordaçado e desmoralizado.Muito triste para o pais