O anão de Bolsonaro e a escolha de Sofia do Centrão
Os líderes do Centrão despertaram nesta quarta-feira de cinzas diante de uma encruzilhada. Depois que o plenário do Supremo Tribunal Federal provavelmente ratificar a prisão do deputado bolsonarista Daniel Silveira – o tema é o primeiro item da pauta de julgamentos de hoje – a Câmara terá de deliberar sobre o tema. O presidente da...
Os líderes do Centrão despertaram nesta quarta-feira de cinzas diante de uma encruzilhada. Depois que o plenário do Supremo Tribunal Federal provavelmente ratificar a prisão do deputado bolsonarista Daniel Silveira – o tema é o primeiro item da pauta de julgamentos de hoje – a Câmara terá de deliberar sobre o tema.
O presidente da casa, Arthur Lira, antecipou a volta do Carnaval e prometeu analisar o caso com a maior “serenidade” possível. Não é o que historicamente costuma pautar as decisões do Centrão. Por isso mesmo trata-se de uma escolha de Sofia para o bloco fisiológico: se manda soltar o deputado bolsonarista, irá afrontar o STF, onde uma penca de integrantes do Centrão responde a processos. Caso mantenha a prisão, poderá criar a primeira fissura na relação com Arthur Lira e consequentemente com Jair Bolsonaro.
O presidente ainda hesita entre se manifestar sobre a prisão – no íntimo era o que ele gostaria de fazer e nos modos já conhecidos – ou refugiar-se no silêncio para evitar o tensionamento com o STF. Até a manhã desta quarta-feira, nas redes sociais, apenas a franja mais radical do bolsonarismo havia partido efetivamente para o ataque ao STF. Parlamentares como Bia Kicis, useiros e vezeiros nas críticas virulentas ao tribunal, permaneciam silentes. Kicis tem um motivo extra para ficar na dela: teme perder a vaga de presidente da CCJ.
Há, tanto no Planalto como no Congresso, quem considere que Daniel Silveira de fato extrapolou para além dos limites aceitáveis. Num vídeo em suas redes sociais, chegou a dizer, em referência ao ministro Edson Fachin, que “qualquer cidadão que conjecturar uma surra bem dada nessa sua cara com um gato morto até ele miar, de preferência após a refeição, não é crime”. Mas, por ora, abandoná-lo à própria sorte parece fora dos planos.
No governo, Silveira é tido como uma espécie de anão de Bolsonaro, aquele que segundo Pär Lagerkvist, Prêmio Nobel de Literatura, faz exatamente o que o príncipe deseja, mas que em razão do título que ostenta não pode pessoalmente fazer. O anão de Lagerkvist também acabou preso numa masmorra, depois de envenenar os rivais do príncipe durante um banquete na corte. Da prisão, no entanto, disse: "Logo virão buscar-me porque nenhum príncipe pode passar muito tempo sem o seu anão". É nisso que se fia Silveira. Resta saber se o Centrão, que é quem dita os rumos da Câmara hoje, cumprirá o papel do carcereiro responsável por abrir a cela.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Judson
2021-02-18 18:49:07Pardellas afeta erudição citando um nobel de literatura. Ser honesto e admitir que imaginar, desejar, PRESUMIR ou SUPOR algo não pode ser crime. Assim como o coleguinha Noblat pode desejar a morte do Presidente da República, qualquer um pode se imaginar dando um murro na cara de Moraes. Contudo, assim como o corporativismo é a regra no STF e na Câmara, é a regra entre os jornalistas, principalmente os contrários a Bolsonaro.
Marco Antônio Kadota
2021-02-17 18:27:41Joguem fora a chave da cela
Ricardo
2021-02-17 14:13:27O Deus do Supremo é mestre na censura, Crusoé é vítima de seus arroubos, se os Srs deputados aceitarem a agressão a constituição pelos Srs Deus, vai ser o começo do fim da segurança jurídica ao país.
Eduardo
2021-02-17 14:12:38Mas o cara disse que imaginava , uma surra no fachin com um gato morto , e frisou bem “ IMAGINAVA “ os Antas apesar de estar bem claro no vídeo “ IMAGINAVA “ distorcem o que o cara falou com a honestidade intelectual típica dos Antas , são sem vergonhas , mesmo porque agora que estão arregalados com os Urubus, não correm mais perigo de suspenderem as suas publicações , se promiscuíram , são nojentos , xavequeiros covardes
Neusa
2021-02-17 14:07:41O Brasil se transformou num sanatório geral. Desordem, caos com um desgoverno vergonhoso . Tenho pena dessa geração nova crescendo sem nenhum parâmetro de civilidade. O prejuízo que este louco e mal caráter PRESIDENTE tá causando a Democracia Brasileira é de um atraso pro uns 20 anos, infelismente.
Sergio
2021-02-17 13:20:37esse deputado é alvo de dois inquérito no STF que por sinal estava parado porque também poderia prejudicar o presidente e agora! o que vai acontecer? não percam os próximos desenrolar do caso dos bandidos que compõe no congresso.
Renata
2021-02-17 13:13:48É um cretino que de fato quebrou o decoro parlamentar e merece ser cassado. Preso, não. Falar besteira (ainda) não é crime que eu saiba.
MARCIO
2021-02-17 13:06:02O deputado Daniel Silveira falou apenas uma parte do que pensam as pessoas de bem deste país. Já tem alguns anos que este tribunal tornou-se uma mala sem alças cheia de pedras, isto é, é inútil e difícil de carregar. Ou melhor, para ladrões e corruptos milionários ele é a salvação.
Luiz Augusto Dutra Resem
2021-02-17 13:04:32A boa "filosofia" dos bolsonaristas - cada um por si e o do povo é nosso.....a Bia Kicis é um exemplo típico de aproveitadora de um mandato só
CARLOS
2021-02-17 11:57:34O deputado é a foto de quem votou nele....prendam-se todos ou puna-se ninguém.