O equilibrista Maia e a CPI da Lava Jato
O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), enfrentou pela primeira vez as consequências de sua condição híbrida de candidato ao Palácio do Planalto e, ao mesmo tempo, de postulante à reeleição para a presidência da casa. Sua face “presidenciável” lhe dizia para enterrar logo a CPI da Lava Jato, cujo objeto, a rigor, era questionar...
O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), enfrentou pela primeira vez as consequências de sua condição híbrida de candidato ao Palácio do Planalto e, ao mesmo tempo, de postulante à reeleição para a presidência da casa.
Sua face “presidenciável” lhe dizia para enterrar logo a CPI da Lava Jato, cujo objeto, a rigor, era questionar e fragilizar os métodos da operação. Como as investigações têm amplo apoio da população, voltar-se contra a maior ação anticorrupção da história nacional tiraria votos de qualquer um que pretenda se eleger presidente da República.
No entanto, como seu verdadeiro projeto é ser reconduzido mais uma vez ao posto de presidente da Câmara, sua atitude sobre a CPI vinha sendo monitorada por colegas encrencados com as investigações. Para esses, interessava torpedear a Lava Jato — e agradá-los significaria ganhar votos dentro da Câmara e ampliar as chances de se reeleger como presidente da casa.
O núcleo da base eleitoral de Rodrigo Maia na Câmara estava aninhado no movimento pró-CPI. Bancadas de partidos da oposição, como PT e PCdoB, e das siglas do chamado Centrão, como o PP, deram apoio maciço à instalação da comissão. Sem essa turma, Maia nunca teria sido escolhido presidente da Câmara duas vezes na atual legislatura.
Diante do quadro, o deputado optou não se posicionar sobre a CPI. Aguardou que deputados corressem para uma retirada em massa de assinaturas do requerimento de instalação -- o que começou a ocorrer em ritmo frenético no início da semana, depois que O Antagonista noticiou a história (muitos dos parlamentares que haviam assinado o pedido disseram não ter percebido as reais intenções da CPI, encabeçada pelo petista Paulo Pimenta).
Ocorre que na Câmara não é possível recuar de um documento já protocolado. O caminho alternativo é reunir a maioria dos que assinaram o pedido de instalação da CPI em um novo pedido para retirada do documento anterior. E é exatamente isso o que Maia espera que aconteça nesta quarta-feira, não deixando sua digital nem a favor nem contra a Lava Jato.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Cris
2018-06-22 21:01:54Tenho horror de Rodrigo Maia, tanto quanto desse pessoal de esquerda. Ele é infantil, aparvalhado, tem cacoetes, não sabe falar ao microfone, é gordo, enfim é uma porcaria
Plinio
2018-06-22 08:37:42Essa gente tem total desprezo pela opinião pública. O povo os elegeu sabe-se lá como é agora tem que se organizar para combater essa especie, na sua grande maioria, maléfica. O congresso é um tumor na política de Banania.
David
2018-06-21 22:36:08Nós vamos colocar o Rodrigo Maia onde ele merece na lata do lixo! O povo do Rio de Janeiro vai varrer esse lixo chamado Maia para o mar de lama de onde ele veio! Quem sai aos seus não renega a raça! Lugar de criminoso é na prisão! Lugar de criminoso é na prisão!
Salvador
2018-06-21 11:44:06Botafogo é dos piores, embora se faça de Migueh. É desse tipo de político que precisamos nos livrar urgentemente!
roberto gomes
2018-06-21 11:06:06Então quem assinou sabia que não podia retirar a assinatura. E o castigo pela “arte” será de repetir a lição. Ou seja, terão trabalho dobrado às vésperas de final de semana, que para eles significa pena de trabalhos forçados.
ReginaC
2018-06-21 11:01:00Cada dia mais difícil encontrar o que dizer para mostrar a indignação. Será que é com isso que eles contam? Só pode ser, né?
SIDRAÍ
2018-06-20 22:08:48O atual proprietário da Câmara dos Deputados tem a tranquilidade de quem já negociou sua "reeleição" com o presidento Temer e o Beiçola quando ainda estava no TSE, tudo urdido nas madrugadas sem agendas no Jaburu.
ÂNGELA
2018-06-20 17:57:14Através do canal youtube Leudo costa despertou em mim a vontade de conhecer jornalismo que esteja comprometido com a nação brasileira. Eu estou indignada com tudo que tenho visto e ouvido dos nossos representantes bandidos legais e com procuração para legislar e Julgar sem respeitar a nossa Constituição. Eu acredito que nenhuma catástrofe será maior do que a vontade de mudança e temos esperança que surge através do Magistrado Dr.Sergio,Dr. Bretas e Jornalistas como a equipe do "ANTAGONISTA"
Cris
2018-06-20 17:47:20Rodrigo Maia, apesar de tão jovem, já tem todas as manhas de político velho. Impossível acreditar que ele fosse um político tão sem escrúpulos. Muda de tom conforme a música. Se não tivéssemos sido informado pelo Antagonista dessa manobra toda, estaríamos agora assistindo a um dos atos mais nojentos desse país, que é tratar a Lavajato como criminosa.
REGINA
2018-06-20 17:12:24Como eu queria que esse Nhonho não fosse reeleito