Segunda Turma do STF decide nesta terça se valida acesso de Lula às mensagens roubadas da Lava Jato
A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal decide nesta terça-feira, 9, sobre a legalidade do acesso às mensagens hackeadas dos procuradores da extinta força-tarefa da Lava Jato de Curitiba pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (foto), que foi garantido no fim de dezembro em decisão monocrática do ministro Ricardo Lewandowski. Os advogados...
A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal decide nesta terça-feira, 9, sobre a legalidade do acesso às mensagens hackeadas dos procuradores da extinta força-tarefa da Lava Jato de Curitiba pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (foto), que foi garantido no fim de dezembro em decisão monocrática do ministro Ricardo Lewandowski.
Os advogados de Lula pretendem usar as mensagens roubadas pelos hackers na ação em que pedem a suspeição do ex-juiz Sergio Moro nos julgamentos de Lula na Lava Jato, o que abriria caminho, na visão dos defensores do petista, para anular as condenações do ex-presidente na 13ª Vara de Curitiba, como o caso do tríplex do Guarujá, que já foi confirmada na segunda instância e no Superior Tribunal de Justiça.
As mensagens foram obtidas pela Operação Spoofing, que prendeu em julho de 2019 os hackers acusados de invadir os celulares de autoridades da Lava Jato, como o procurador Deltan Dallagnol. Depois de terem acesso às mensagens que estavam sob sigilo na Justiça Federal de Brasília, os advogados de Lula juntaram os documentos no processo relatado por Lewandowski, que tirou o sigilo dos autos, tornando público todo o conteúdo hackeado.
A pedido de Lewandowski, que é o relator da reclamação na qual a defesa de Lula pedia o compartilhamento das mensagens hackeadas, o ministro Gilmar Mendes, presidente da Segunda Turma, pautou o julgamento para esta terça-feira. Além de Gilmar e Lewandowski, também compõem o colegiado os ministros Edson Fachin, Cármen Lúcia e Kassio Marques. O magistrado indicado em 2020 pelo presidente Jair Bolsonaro deve dar o voto decisivo a favor de Lula.
Tanto Sergio Moro quanto os procuradores do Paraná pedem para que o acesso de Lula às conversas hackeadas seja derrubado pelo STF, alegando que o acervo foi obtido mediante crime e que as mensagens não foram periciadas. Os recursos contra a decisão de Lewandowski afirmam ainda que o ministro não era competente para decidir sobre o pleito de Lula, uma vez que a ministra Cármen Lúcia é que é a preventa para tratar sobre casos relacionados a Operação Spoofing no STF e Edson Fachin sobre a delação da Odebrecht, que também foi alvo da reclamação feita pelos advogados do petista.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
José
2021-02-09 16:50:47Um bandido desse condenado em todas as instâncias ainda se diz inocente e muitos outros bandidos fazem de conta que acreditam!! Inacreditável!!
Wilmar
2021-02-09 15:46:46Alguém tem dúvida do resultado? Os três malas que dominam a turma garantem qualquer coisa pra safar bandido
Paulo
2021-02-09 13:50:37É uma vergonha isso ter de ser decidido no STF. Claro que é ilegal, em nenhum tribunal decente mundo afora seria aceita. Fora o fato de poderem ter modificado alguns teores, pois podem dar nó em pingo d'água em termos de informática.
Matias
2021-02-09 13:18:40Presidente do STF, Luiz Fux, vai ficar quieto? Faça alguma coisa para impedir essa malandragem.
Pedro
2021-02-09 13:14:51O acolhimento de provas ilícitas e imorais produzidas por hackers delinquentes, em defesa de réus saqueadores dos cofres públicos, desmoraliza o STF. Gilmar Mendes, Lewandowski e Kássio Marques são inimigos de clareados de SERGIO MORO, Deltan Dalagnol e da Operação Lava Jato. Por questão de decência, deveriam se declarar suspeitos para participar desse julgamento.
Danton
2021-02-09 13:07:02Vergonha da segunda turma do STF
VARLICE
2021-02-09 12:43:41Faço minha a pergunta do Mario Sabino: sendo essas provas aceitas e os culpados automaticamente inocentados, o próximo passo será devolver a eles o dinheiro obtido da corrupção com sinceros votos de desculpas?
ADEMIR
2021-02-09 11:56:43Só falta essa esse traste tinha que desencarnar eu não sentiria falta nem uma
JOHN GALT
2021-02-09 11:12:041.1 - Para que serve um juiz? Nós seres humanos, somos computadores bioquímicos. Nossa tomada de decisão é influenciada por quem somos, com quem nos relacionamos, sintetizando, quais os inputs que recebemos através dos nossos sentidos. Quais inputs um ministro do STF recebe? Vamos abstrair. Quanto é gasto com regalias, como por exemplo, vinhos caros? Onde eles moram? Se relacionam com classes econômicas inferiores, que não seja numa relação de poder? Um juiz humano é justo?
EDMILSON
2021-02-09 11:06:07DOCUMENTOS DE BANDIDO OBTIDOS PELO CRIME PARA AJUDAR A INOCENTAR CRIMINOSO. REALMENTE ESSE BRASIL É UM PAÍS DE M...