Deputada bolsonarista Bia Kicis vai assumir presidência da CCJ da Câmara
A deputada bolsonarista Bia Kicis (foto), do PSL, vai assumir o comando da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara. A indicação faz parte de um acordo interno da legenda. Conforme o acerto, na outra ponta, o presidente nacional da sigla, Luciano Bivar, ficará com a primeira secretaria da casa. O colegiado é o mais...
A deputada bolsonarista Bia Kicis (foto), do PSL, vai assumir o comando da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara. A indicação faz parte de um acordo interno da legenda. Conforme o acerto, na outra ponta, o presidente nacional da sigla, Luciano Bivar, ficará com a primeira secretaria da casa.
O colegiado é o mais importante da Câmara. A CCJ opina sobre a constitucionalidade, juridicidade e regimentalidade das matérias. Somente após o aval da comissão, as propostas podem seguir adiante.
Apesar da nova atribuição de avaliar aspectos jurídicos, Bia Kicis atuou para censurar Crusoé. A pedido da deputada, em 2020,a Justiça de Brasília mandou cobrir o nome dela em um texto com uma tarja preta. Publicada no dia 17 de julho, a reportagem questionada pela parlamentar revelou os empecilhos existentes no Congresso para a aprovação da proposta de emenda à Constituição que prevê a prisão de réus após condenação em segunda instância. O despacho em primeira instância foi do juiz Hilmar Castelo Branco Raposo Filho.
No final de setembro do ano passado, uma liminar da ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal, suspendeu a censura. Três meses depois, a magistrada ratificou a decisão. Rosa declarou que “a preservação da livre manifestação do pensamento guarda proeminência com relação aos requerimentos de proteção do interesse individual” e que configura censura o “emprego de artifícios institucionais” para delinear o conteúdo ou suprimir parte de um texto.
A distribuição de cargos na Câmara sinaliza uma superação, ao menos parcial, das divergências internas do PSL, dividido entre bolsonaristas e bivaristas. O presidente da casa, Arthur Lira, ainda entregará a deputados do partido o comando de mais outras três comissões. Em 2021, as designações caberão aos apoiadores de Jair Bolsonaro. Em 2022, os indicados serão da turma de Luciano Bivar.
Para este ano, além da CCJ, os bolsonaristas querem as comissões de Relações Exteriores, de Finanças e Tributação e de Educação. A primeira deve ser destinada a Eduardo Bolsonaro e a segunda tende a ficar sob o comando de Luiz Philippe de Orleans e Bragança. A de Educação ainda será definida.
No último ano da atual Legislatura, os deputados do PSL também nomearão o presidente da Comissão Mista de Orçamento. A expectativa é de que o PSL defina os nomes ao longo desta quarta-feira, 3.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
ana paula vasconcellos melibeu
2021-02-03 15:55:26É simplesmente Surreal o que o Brasil está passando. Como gostaria de poder morar em outro país.
Aguia
2021-02-03 13:50:12Escárnio total. Não deveria. Não pode.
Paulo
2021-02-03 13:30:10Não posso nem fugir do Brasil, os aeroportos estão fechados para voos vindos do Brasil. Será que a Venezuela me aceita? Já não estou achando tão ruim.
Wanderlei
2021-02-03 12:54:21Essa deputada e o batoré irão fazer um curso de especialização com o beiçola nefasto.
CLAUDEMIR
2021-02-03 11:28:49Compartilhe esse conteúdo utilizando as ferramentas de compartilhamento oferecidas na página ou pelo link: https://crusoe.uol.com.br/diario/deputada-bolsonarista-bia-kicis-deve-assumir-presidencia-da-ccj-da-camara/?utm_source=crs-site&utm_medium=crs-login&utm_campaign=redir. Nossos textos, fotos, artes e vídeos são protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo da revista em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização da Mare Clausum P
Anne
2021-02-03 11:12:41Para isso que vivia a lamber o saco do Minto outra sedenta de poder.
AIRTON
2021-02-03 09:45:57Mais uma investigada com cargo importante. Brasil só tem um jeito. Implodir.É a rata cuidando da ratoeira.
ODUVALDO
2021-02-03 09:38:50Bia kiwis deve deve ficar o CCJ para criar mais problema para Bolton.krkrkr...
Carlos
2021-02-03 08:17:01agora tá do jeito que o evangelico genocida queria uma quadrilha dele no poder
Manoel
2021-02-03 07:49:33para o desespero de muitos a revolução no CN, que vem de encontro aos interesses do país, e não dá politicagem exercida até o momento, desenha uma mudança no cenário sócio econômico projetando a reeleição de Bolsonaro em 2022. Essa é a pedra no sapato da esquerda mais que nunca derrotada e sem voz. Se o STF pensar melhor aí acaba de vez.