Em fevereiro, Brasil vai 'ultrapassar todo mundo' em número de vacinados, aposta Pazuello
Criticado pelo atraso no início da imunização contra a Covid-19, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello (foto), afirmou na noite desta quinta-feira, 14, que, em fevereiro, o Brasil vai "ultrapassar todo mundo" em número de vacinados. O general argumentou que o país conta com três estruturas capazes de produzir imunizantes. Pazuello citou a Fundação Oswaldo...
Criticado pelo atraso no início da imunização contra a Covid-19, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello (foto), afirmou na noite desta quinta-feira, 14, que, em fevereiro, o Brasil vai "ultrapassar todo mundo" em número de vacinados.
O general argumentou que o país conta com três estruturas capazes de produzir imunizantes. Pazuello citou a Fundação Oswaldo Cruz, Fiocruz, que desenvolve a vacina de Oxford, em parceria com a AstraZeneca; o Instituto Butantan, à frente da Coronavac junto ao laboratório chinês Sinovac; e uma empresa privada, que atua em conjunto com o Instituto Gamaleya, na Rússia, responsável pela Sputnik V.
Em transmissão ao vivo ao lado de Jair Bolsonaro, o ministro afirmou que, pelo que se recordava, os Estados Unidos somavam 7 milhões de vacinados, o que considerou "muito pouco", e indicou que o Brasil deve ultrapassar o país norte-americano. Pazuello, entretanto, se equivocou. De acordo com levantamento do projeto "Our World in Data", ligado à Universidade de Oxford, 11,15 milhões de americanos já foram imunizados.
"O que a gente precisa compreender: há uma estratégia do governo federal com o SUS [Sistema Único de Saúde]. Essa estratégia foi desenhada há seis meses. Estamos na cronologia correta e vamos, em janeiro, começar a vacinação. A partir do início, com 2 milhões, 6 milhões ou 8 milhões de doses, em janeiro, já vamos nos tornar o segundo, talvez o primeiro, país que mais vacinou no mundo, dependendo dos EUA", garantiu, errando mais uma vez, dado que a China já inoculou 10 milhões de cidadãos.
"Quando entrarmos em fevereiro, com nossa produção em larga escala e nosso PNI [Plano Nacional de Imunização], que tem 45 anos, vamos ultrapassar todo mundo. Inclusive os EUA", completou.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Anvisa, agendou para o domingo, 17, a reunião em que a Diretoria Colegiada vai decidir se libera ou não o uso emergencial e temporário da Coronavac e da vacina de Oxford. O sinal verde às solicitações garantiria a aplicação inicial de 8 milhões de doses dos imunizantes.
"Senhores, nós queremos muito que isso dê certo, que seja aprovado o uso emergencial e, depois o registro, para que a gente possa vacinar nosso país, independentemente de qual seja a vacina. É a Anvisa que tem que nos proteger e dizer qual é o melhor caminho."
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Aguia
2021-01-15 15:43:11Ah se fuzil matasse o tal vírus, né uai?
JOSÉ
2021-01-15 12:39:10Este general devia ter amor-próprio. Nosso Exército deve sentir vergonha dele (mas não faz nada). Isso é o "GENERAL DA BANDA".
JOSÉ
2021-01-15 12:35:32Quem acredita? Com exceção do gado.
BOCCA DELLA VERITÀ
2021-01-15 11:55:38caso o brasil entre em conflito armado, o gen STRONZO pazuelo "especialista " em logishhhhtica vai avisar aos combatentes MARICAS que levem suas marmitas e suas muniçoes de casa.
Maria
2021-01-15 11:43:04O QUE O MINISTRO EDUARDO PESADELO FALA NÃO SE PODE ESCREVER!!É TAPETE E CAPACHO DE BOLSOPAI!
Claudio
2021-01-15 10:08:26Jamais pensei que os governantes deste país fossem tão " palhaços " ,despreparados e ridículos//Na iniciativa privada morreriam de fome...
Velhinha de Taubaté
2021-01-15 09:47:31Pois eu espero que este ano possamos ultrapassar todo o mundo em número de impeachments.
LUIZ
2021-01-15 09:36:22O generaleco nunca vai entender que a vacinação não é um campeonato de quem vacina mais e é campeão. Utilizando o vocabulário da caserna, ele é o exemplo claro de um "nulidade" (militar que não presta para nada). Devemos vacinar o máximo de brasileiros, e torcer para que todos os outros países também consigam vacinar o máximo. Só um nulidade não entende que este deve ser o pensamento de uma pessoa decente.
AKUMA
2021-01-15 08:53:05o ministro leão marinho com sotaque surfishhta . SÓ IDIOTA PRA CRER.
Roberto
2021-01-15 08:07:47Nosso governo vivendo em universo paralelo. Nem garantia de vacina tem...