Em meio a colapso do sistema do Amazonas, pacientes serão transferidos para outros estados
Em meio ao recrudescimento dos casos de Covid-19, pacientes do Amazonas serão transferidos para outros seis estados para receber atendimento médico, segundo informou o governador Wilson Lima (foto). A realocação ocorre em meio ao colapso do sistema de saúde local, com hospitais lotados e sem oxigênio. De acordo com Lima, Goiás, Piauí, Maranhão, Distrito Federal,...
Em meio ao recrudescimento dos casos de Covid-19, pacientes do Amazonas serão transferidos para outros seis estados para receber atendimento médico, segundo informou o governador Wilson Lima (foto). A realocação ocorre em meio ao colapso do sistema de saúde local, com hospitais lotados e sem oxigênio.
De acordo com Lima, Goiás, Piauí, Maranhão, Distrito Federal, Paraíba e Rio Grande do Norte devem atender os pacientes de Manaus. O transporte será feito por aviões da Força Aérea Brasileira, a FAB.
Representante do Ministério da Saúde, coronel Franco Duarte afirmou que a realocação vai contemplar somente pacientes com estado de saúde em fase moderada da doença.
"São pacientes que ainda continuam dependentes do oxigênio, mas eles têm toda a segurança plena para serem aerotransportados", explicou Duarte. "O paciente do Amazonas que subir na aeronave terá toda a segurança e assistência, com cobertura até de assistentes psicossociais, para não haver falha nenhuma".
Segundo o governo do Amazonas, a demanda por oxigênio hospitalar mais que dobrou em comparação ao primeiro pico da Covid-19 em Manaus. Entre abril e maio, a necessidade diária de oxigênio chegou a 30 mil metros cúbicos. Nos últimos dias, o número chegou 70 mil metros cúbicos.
Nas redes sociais, parlamentares eleitos pelo estado dizem estar em mobilização para ajudar na solução do problema. O deputado Marcelo Ramos, do PL, declarou que, a pedido de Wilson Lima, acionou Eduardo Bolsonaro, presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara, e o chanceler Ernesto Araújo. A ideia é articular junto à Embaixada dos EUA a liberação do avião Galaxy, com capacidade para transportar cilindros de oxigênio.
A pedido do governador @wilsonlimaAM, acabo de falar com o deputado @BolsonaroSP , presidente da comissão de rel. exteriores e com o ministro de Rel. Exteriores que já estão agindo junto à embaixada americana para liberar o avião Galaxy com capacidade para transportar oxigênio.
— Marcelo Ramos (@marceloramosam) January 14, 2021
Para conter o avanço do vírus, o governo de Manaus instaurou um "toque de recolher" em Manaus. A partir desta quinta-feira, 14, fica proibida a circulação de pessoas nas ruas entre 19 horas e 6 horas. O comércio deverá permanecer fechado nesse horário. A exceção é para serviços de saúde e segurança. À noite, apenas farmácias poderão fazer entregas.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Lucia
2021-01-14 22:28:29Culpa de políticos que privilegiam estádios de futebol e outras maracutaias! Culpa de governos sem preparo, sem ética, sem espírito público, sem caráter! O Brasil chegou ao fundo poço! A vida humana não tem valor! Vergonha de ser brasileira!
Anderson
2021-01-14 20:15:37Pessoas sofrendo e morrendo e até aqui nós comentários tem gente querendo tirar proveito político. Lamentavel
André
2021-01-14 20:15:34Mais eles tem estádio padrão FIFA, que custou bilhão. Presente do PT.
Francisco
2021-01-14 20:04:04O Goverfador do Amazonas, em reportagem do O Globo, diz que o Estado é referência para o mundo. É bandido puro. Morei e no interior. É BANDIDAGEM PURA. TRIBUNAL DE CONTAS NOMEADO GOVERNADORES. TUDO LADRAO. Maior ladrão do estado? Todos.
Francisco
2021-01-14 19:39:17O Sr. Pazuelo é estrategista do Exército Brasileiro.? Deus me guarde de ser soldado sob o comando desse senhor. Pelo meu País luto até a morte. Mas com esse Bolsonaro é seus burros generais. NUNCA.Votei nele. Errei na esquerda nunca. Vamos ver quem pode nos salvar 22. Talvez Mourao . Ao menos tem coerência na fala.
César
2021-01-14 18:34:00Não foram esses caras que compraram os respiradores na loja de vinhos? Eu não defendo político nenhum, porque nenhum presta. Mas de quem é a culpa?
PAULO
2021-01-14 18:14:16Manaus seguiu exatamente as recomendações do Bolsonaro: Não usar máscara. Não manter o distanciamento social. Inclusive como ele mandou, caso as autoridades adotassem medidas para evitar a disseminação, a população deveria ir para as ruas protestar. Então pergunto ao Bolsonaro. Pela gravidade anterior da pandemia em Manaus, lá não deveria ter atingido a imunidade de rebanho? Você Bolsonaro preconizava isso. A situação de Manaus poderia ser a situação do Brasil. RESPONSABILIDADE BOLSONARO.
VARLICE
2021-01-14 17:30:21Não adianta toque de recolher. Tenho primos que moram em Manaus há uns 40 anos. Perguntados sobre o por quê do avanço da doença responderam: aqui ninguém respeita nada! Nem máscara, nem distanciamento, NADA! É uma festa da uva. Então, as consequências vêm para o mal e para o bem.
Odete6
2021-01-14 17:24:18Que tragédia inadjetivável... que acontecimentos chocantes... que desamparo da população... que inconsciência geral em relação à gravidade de uma enfermidade tão devastadora... É a tal ""gripezinha"" não é mesmo???? E pensar que com bons exemplos, com recomendações sérias, com controles severos, com ações preventivas precoces e efetivas poderiam ter sido salvas milhares de preciosas vidas, embora se tratando de uma pavorosa pandemia!!!... É o horror dos horrores tanta frieza e indiferença!!!!
Mario
2021-01-14 16:04:39Faltar O2 na Amazonia . Tem significado isso ai . Vamos entender .