Crusoé
05.04.2026 Fazer Login Assinar
Crusoé
Crusoé
Fazer Login
  • Acervo
  • Edição diária
Edição Semanal
Pesquisar
crusoe

X

  • Olá! Fazer login
Pesquisar
  • Acervo
  • Edição diária
  • Edição Semanal
  • Entrevistas
  • O Caminho do Dinheiro
  • Ilha de Cultura
  • Leitura de Jogo
  • Poder
  • Colunistas
  • Assine já
    • Princípios editoriais
    • Central de ajuda ao assinante
    • Política de privacidade
    • Termos de uso
    • Política de Cookies
    • Código de conduta
    • Política de compliance
    • Baixe o APP Crusoé
E siga a Crusoé nas redes
Facebook Twitter Instagram

Após acompanhar Bolsonaro em evento, Mendonça bate boca com Moro nas redes

Poucas horas após acompanhar o presidente Jair Bolsonaro em um jogo beneficente no litoral de São Paulo, o ministro da Justiça e Segurança Pública, André Mendonça (foto), retrucou críticas de Sergio Moro ao governo federal e iniciou um bate-boca com o antecessor nas redes sociais. Na tarde de segunda-feira, 28, Moro reprovou a demora da...

avatar
Redação Crusoé
4 minutos de leitura 29.12.2020 06:57 comentários 10
Após acompanhar Bolsonaro em evento, Mendonça bate boca com Moro nas redes
André Mendonça, da AGU
  • Whastapp
  • Facebook
  • Twitter
  • COMPARTILHAR

Poucas horas após acompanhar o presidente Jair Bolsonaro em um jogo beneficente no litoral de São Paulo, o ministro da Justiça e Segurança Pública, André Mendonça (foto), retrucou críticas de Sergio Moro ao governo federal e iniciou um bate-boca com o antecessor nas redes sociais.

Na tarde de segunda-feira, 28, Moro reprovou a demora da gestão Jair Bolsonaro em começar a vacinação dos brasileiros contra o novo coronavírus, enquanto mais de 40 países iniciaram a imunização, e questionou: "Tem Presidente em Brasília? Quantas vítimas temos que ter para o Governo abandonar o seu negacionismo?".

No momento da publicação, Mendonça acompanhava Bolsonaro em partida de futebol do "Natal sem Fome", na Vila Belmiro, em Santos. O ministro, inclusive, esteve ao lado do presidente durante conversa com a imprensa.

À noite, longe das câmeras, o atual titular da pasta da Justiça e Segurança Pública foi ao Twitter responder o antecessor. "Alguém que manchou sua biografia tem legitimidade para cobrar algo? Alguém de quem tanto se esperava e entregou tão pouco na área da Segurança?", disparou. "Quer cobrança? Por que em 6 meses apreendemos mais drogas e mais recursos desviados da corrupção que em 16 meses de sua gestão?", completou.

Moro, então, partiu para a tréplica -- desta vez, direcionando as críticas à gestão de Mendonça. "Ministro, o senhor nem teve autonomia de escolher o Diretor da PF ou de defender a execução da pena da condenação em segunda instância (mudou de ideia?), então me desculpe, menos. Faça isso e daí conversamos", escreveu.

Ao abordar a designação do chefe da Polícia Federal, Moro repetiu, de forma indireta, a acusação feita quando deixou o governo federal. À época, ele afirmou que o presidente Jair Bolsonaro tentou interferir na instituição, insistindo em retirar Maurício Valeixo da diretoria-geral e em trocar os titulares de superintendências estratégicas, como a do Rio de Janeiro, em nome da obtenção de informações e da proteção de aliados. O caso é investigado pela Procuradoria-Geral da República.

Pouco mais de uma hora depois, Mendonça retrucou: "Rolando Alexandre é o meu Diretor da PF, até porque sua gestão tem resultados muito melhores que a anterior", disse.

Apesar da defesa enfática do ministro, o delegado Rolando não foi a primeira opção para a sucessão de Valeixo na PF. Na verdade, Alexandre Ramagem, o nome preferido de Bolsonaro, tomaria posse como chefe da corporação em 29 de abril, mesma data da solenidade em que Mendonça assumiu o Ministério da Justiça e Segurança Pública. A nomeação, entretanto, foi suspensa pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal.

Devido à decisão, Bolsonaro nomeou Rolando Alexandre como diretor-geral da PF em 4 de maio. Ainda assim, quatro dias depois, a Advocacia-Geral da União chegou a pedir que Moraes reconsiderasse a decisão que barrou Ramagem. O governo federal desistiu somente quando o ministro rejeitou o recurso e arquivou o processo.

Em relação à execução da pena em segunda instância, Mendonça lembrou que a defendeu "da tribuna do STF", quando era advogado-geral da União, em 2019. Como mostrou Crusoé, em julho, contudo, parlamentares bolsonaristas têm atuado, nos bastidores, para desfigurar a PEC que pode retomar a previsão para que o réu condenado em segunda instância cumpra imediatamente a pena.

O atual ministro seguiu na toada contra Moro: "E por falar em escolhas... Por que você escolheu trabalhar para o Grupo Odebrecht?", indagou, referindo-se à contratação de Moro por uma consultoria de gestão de empresas que administra judicialmente o processo de recuperação do Grupo Odebrecht, um dos alvos da Lava Jato.

"Agora, se não por mim, mas por sua biografia e pelo povo brasileiro: por que sua gestão tem resultados bastante inferiores aos da minha gestão?”, completou. E concluiu: "Não coloco o Brasil à frente do ego (digo, “biografia”). Trabalho não para dar entrevistas, para dar mais resultados que opiniões, para tirar menos fotos, para tirar mais recursos do crime organizado. É salutar para o país comparar gestões. Vamos?".

Pelo menos até o início da manhã desta terça-feira, Moro não havia dado sequência ao bate-boca.

Diários

Crusoé nº 414: Segunda via e meia

Redação Crusoé Visualizar

"Não temos esperança de que muitos presos políticos sejam libertados"

Redação Crusoé Visualizar

Congresso aprovou mais de 560 projetos em 2025, mas evitou reformas

Redação Crusoé Visualizar

Estatal iraniana anuncia recompensa por pilotos de caça abatido

Redação Crusoé Visualizar

Onde foi parar o extremista que zombou de mulher sequestrada

Redação Crusoé Visualizar

O Botafogo vendeu a alma

Rodolfo Borges Visualizar

Mais Lidas

A Doutrina Delcy

A Doutrina Delcy

Visualizar notícia
Aécio no fim da fila pelo Senado em Minas

Aécio no fim da fila pelo Senado em Minas

Visualizar notícia
Crusoé nº 414: Segunda via e meia

Crusoé nº 414: Segunda via e meia

Visualizar notícia
Deltan lidera corrida ao Senado no Paraná, indica AtlasIntel

Deltan lidera corrida ao Senado no Paraná, indica AtlasIntel

Visualizar notícia
Esquerda histérica contra Tabata Amaral

Esquerda histérica contra Tabata Amaral

Visualizar notícia
Ex-assessor de Trump posta "último retrato de Xandão antes da prisão"

Ex-assessor de Trump posta "último retrato de Xandão antes da prisão"

Visualizar notícia
"Não temos esperança de que muitos presos políticos sejam libertados"

"Não temos esperança de que muitos presos políticos sejam libertados"

Visualizar notícia
O Botafogo vendeu a alma

O Botafogo vendeu a alma

Visualizar notícia
O maior do Congresso

O maior do Congresso

Visualizar notícia
O que acontece com o Rio de Janeiro?

O que acontece com o Rio de Janeiro?

Visualizar notícia

Tags relacionadas

André Mendonça

Jair Bolsonaro

pf

Sergio Moro

< Notícia Anterior

Presidente do STJ concede prisão domiciliar a ex-tesoureiro de Crivella

28.12.2020 00:00 | 4 minutos de leitura
Visualizar
Próxima notícia >

Sob suspeita de ação paralela, Abin fecha contratos secretos de R$ 19 mi com empresas estrangeiras

29.12.2020 00:00 | 4 minutos de leitura
Visualizar
author

Redação Crusoé

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (10)

SONIA

2020-12-31 23:34:51

Moro tá careca de saber que há presidente em Brasília: o STF


Deolinda

2020-12-30 08:19:48

Sr Ministro Mendonça, pense na vacina, morreu e continua morrendo muita gente, seja mais humano, até pouco tempo o Sr tinha grande admiração pelo Dr Sérgio Moro...Sua vaga está garantida no STF!! Agora é hora de cuidar do povo brasileiro que está morrendo!


DALVA MARIA DOS SANTOS CASTELLAR

2020-12-29 22:29:09

ESSE MINISTRO MENDONÇA ESTÁ SE ACHANDO O REI DA COCADA. TENTANDO MENOSPREZAR O MORO.


MARCOS

2020-12-29 19:55:15

Esse André Mendonça é o famoso quem? Alguma celebridade? Ou quer aproveitar-se da luz que o Dr. Sérgio Moro irradia, para aparecer com essa defesa encomendada, como um cachorrinho obedecendo ao comando do seu dono, dessa forma tentar, mais uma vez, a indicação para a próxima vaga do STF, pois a primeira ele perdeu para o KKK ( Kássio Kopia e Kola ).


Antonio

2020-12-29 19:53:02

Muita pena do atual ministro. Não chega aos pés do Moro.


Stella

2020-12-29 19:45:42

Pobre infeliz,a inveja é tanta que a cara dele me lembra dos ratos esfomeados que usamos pra testes em laboratório.Se prestase concurso público para juiz não passava nem levando cola no maço de cigarros!!


EDVALDO

2020-12-29 19:27:38

Fica brigando ai publicamente e depois diz q é PASTOR EVANGÉLICO.


Renato

2020-12-29 19:14:26

Ajudante de ordens ou babaovo mesmo?


Juarez

2020-12-29 18:31:22

Moro não de moral pra esse pelego, ignore-o isso aí é mercadoria podre


EDIRVAL

2020-12-29 18:27:15

Sérgio Moro não manchou sua biografia, ao contrário, enobreceu-a. Tanto é assim que por questões éticas e morais lançou mão de ser Ministro da Justiça, pois se ficasse na função com certeza teria sua linda biografia cravada de chagas. Sérgio Moro disse não ao fisiologismo imundo presente neste e em governos anteriores. Merece esse Homem honesto muito respeito por todos nós.


Torne-se um assinante para comentar

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (10)

SONIA

2020-12-31 23:34:51

Moro tá careca de saber que há presidente em Brasília: o STF


Deolinda

2020-12-30 08:19:48

Sr Ministro Mendonça, pense na vacina, morreu e continua morrendo muita gente, seja mais humano, até pouco tempo o Sr tinha grande admiração pelo Dr Sérgio Moro...Sua vaga está garantida no STF!! Agora é hora de cuidar do povo brasileiro que está morrendo!


DALVA MARIA DOS SANTOS CASTELLAR

2020-12-29 22:29:09

ESSE MINISTRO MENDONÇA ESTÁ SE ACHANDO O REI DA COCADA. TENTANDO MENOSPREZAR O MORO.


MARCOS

2020-12-29 19:55:15

Esse André Mendonça é o famoso quem? Alguma celebridade? Ou quer aproveitar-se da luz que o Dr. Sérgio Moro irradia, para aparecer com essa defesa encomendada, como um cachorrinho obedecendo ao comando do seu dono, dessa forma tentar, mais uma vez, a indicação para a próxima vaga do STF, pois a primeira ele perdeu para o KKK ( Kássio Kopia e Kola ).


Antonio

2020-12-29 19:53:02

Muita pena do atual ministro. Não chega aos pés do Moro.


Stella

2020-12-29 19:45:42

Pobre infeliz,a inveja é tanta que a cara dele me lembra dos ratos esfomeados que usamos pra testes em laboratório.Se prestase concurso público para juiz não passava nem levando cola no maço de cigarros!!


EDVALDO

2020-12-29 19:27:38

Fica brigando ai publicamente e depois diz q é PASTOR EVANGÉLICO.


Renato

2020-12-29 19:14:26

Ajudante de ordens ou babaovo mesmo?


Juarez

2020-12-29 18:31:22

Moro não de moral pra esse pelego, ignore-o isso aí é mercadoria podre


EDIRVAL

2020-12-29 18:27:15

Sérgio Moro não manchou sua biografia, ao contrário, enobreceu-a. Tanto é assim que por questões éticas e morais lançou mão de ser Ministro da Justiça, pois se ficasse na função com certeza teria sua linda biografia cravada de chagas. Sérgio Moro disse não ao fisiologismo imundo presente neste e em governos anteriores. Merece esse Homem honesto muito respeito por todos nós.



Notícias relacionadas

Crusoé nº 414: Segunda via e meia

Crusoé nº 414: Segunda via e meia

Redação Crusoé
04.04.2026 07:03 3 minutos de leitura
Visualizar notícia
"Não temos esperança de que muitos presos políticos sejam libertados"

"Não temos esperança de que muitos presos políticos sejam libertados"

Redação Crusoé
03.04.2026 15:45 3 minutos de leitura
Visualizar notícia
Congresso aprovou mais de 560 projetos em 2025, mas evitou reformas

Congresso aprovou mais de 560 projetos em 2025, mas evitou reformas

Redação Crusoé
03.04.2026 12:30 4 minutos de leitura
Visualizar notícia
Estatal iraniana anuncia recompensa por pilotos de caça abatido

Estatal iraniana anuncia recompensa por pilotos de caça abatido

Redação Crusoé
03.04.2026 12:09 2 minutos de leitura
Visualizar notícia

Variedades

Ver mais

Um dos animais mais bonitos da Terra pode desaparecer para sempre, alertam cientistas

Um dos animais mais bonitos da Terra pode desaparecer para sempre, alertam cientistas

Visualizar notícia
“Monstro” que pode chegar a 500 anos é o animal mais velho do planeta e vive escondido no fundo do mar

“Monstro” que pode chegar a 500 anos é o animal mais velho do planeta e vive escondido no fundo do mar

Visualizar notícia
Este lugar no avião é o pior, segundo profissionais

Este lugar no avião é o pior, segundo profissionais

Visualizar notícia
Se isso acontecer no seu treino, você pode ganhar até R$ 10 mil da academia

Se isso acontecer no seu treino, você pode ganhar até R$ 10 mil da academia

Visualizar notícia
A melhor praia do mundo fica no Brasil, mas para chegar até ela você terá que enfrentar a “escada do medo”

A melhor praia do mundo fica no Brasil, mas para chegar até ela você terá que enfrentar a “escada do medo”

Visualizar notícia
Se você tem cãibras a noite, os médicos tem um alerta importante para te contar

Se você tem cãibras a noite, os médicos tem um alerta importante para te contar

Visualizar notícia

Crusoé
o antagonista
Facebook Twitter Instagram

Acervo Edição diária Edição Semanal

Redação SP

Av Paulista, 777 4º andar cj 41
Bela Vista, São Paulo-SP
CEP: 01311-914

Acervo Edição diária

Edição Semanal

Facebook Twitter Instagram

Assine nossa newsletter

Inscreva-se e receba o conteúdo de Crusoé em primeira mão

Crusoé, 2026,
Todos os direitos reservados
Com inteligência e tecnologia:
Object1ve - Marketing Solution
Quem somos Princípios Editoriais Assine Política de privacidade Termos de uso