As ditaduras de ontem e de hoje
Em uma ditadura latino-americana dos anos 1970, seria possível que alguém se autoproclamasse presidente encarregado, ganhando com isso o reconhecimento de diversos países, incluindo os Estados Unidos? Segundo o cientista político Gunther Rudzit, professor da ESPM, o cenário atual é totalmente distinto. "Naquela época da Guerra Fria, os americanos não reconheceriam nenhum autoproclamado presidente de...
Em uma ditadura latino-americana dos anos 1970, seria possível que alguém se autoproclamasse presidente encarregado, ganhando com isso o reconhecimento de diversos países, incluindo os Estados Unidos? Segundo o cientista político Gunther Rudzit, professor da ESPM, o cenário atual é totalmente distinto.
"Naquela época da Guerra Fria, os americanos não reconheceriam nenhum autoproclamado presidente de um país aliado, mesmo que fosse uma ditadura. No Brasil, mesmo que Ulysses Guimarães se dissesse o novo presidente, Washington nunca reconheceria. Além disso, devido às características dos regimes da época, qualquer um que fizesse isso seria preso na hora", diz Rudzit.
Segundo ele, a questão é que a democracia acabou ganhando um status elevado no mundo todo. Mesmo países que são ditaduras ainda tentam preservar alguma aura de democracia, ainda que só na aparência. "É uma questão de legitimidade, tanto que Maduro, Putin e Xi Jinping ainda mantêm as farsas das eleições. É devido a essa imagem internacional da democracia que temos esse embate por legitimidade. Na Guerra Fria, isso não acontecia."
O ditador Nicolás Maduro até mandou seu serviço de inteligência prender Juan Guaidó, mas ele foi solto uma hora e meia depois. O risco, contudo, sempre existe.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (8)
Tiago
2019-01-25 02:08:44Se o Duda Teixeira (o autor) tivesse estudado história, mesmo que porcamente, ele perceberia que a pergunta que gerou a reportagem é muito burra e, por isso, acabou escrevendo uma reportagem tonta e desnecessária. Não precisava ter gasto o tempo do "especialista". Afinal, esse tem coisas mais importantes para fazer, como dormir, por exemplo.
Márcia
2019-01-24 22:23:25Essa matéria está disponível na íntegra no Google Sem tirar, nem por
Rita
2019-01-24 16:25:01Antonio! penso que é exatamente aqui que devemos escrever e esclarecer quando os erros aparecem. Se este lugar é de esquerda como você se refere, é aqui que a mentira deve ser desmascarada, ao invés de deixar o campo livre. Fácil e confortável é ler o que nos é palatável, porém absolutamente infrutífero. Fique e dê sua opinião da forma mais esclarecedora possível. Os menos esclarecidos podem mudar de idéia.
Gilberto
2019-01-24 15:45:01Quando eu olho a situação da Venezuela eu sinto calafrio só de imaginar o caminho que o Brasil estava seguindo. Qual seria o futuro de nossos FILHOS e NETOS. Impossível acreditar que ainda existam Brasileiros (as) que não consigam ver a Realidade. Eles defendem o que não praticam, acusam daquilo que fazem, ... !!!!
Márcia
2019-01-24 15:42:38O risco maior , são a meu ver :: Reconhecimento de Guaido por Países de Peso e que defendem a Democracia , E é de suma importância que a população faça como nós : Lotem as Ruas em Manifestos contra esse Ditador Sei que existe a Sebin , parte das Forças Armadas que o apoiam. Não temam ! Lutem bravamente Assim como nós fizemos AVANTE POPULAÇÃO DA VENEZUELA ! É chegado o momento de acabarmos com essa seita Diabólica. Torcendo por vocês
Caio
2019-01-24 15:40:55A OEA precisa determinar com urgência que Maduro não utilize armas letais para conter protestos. E chamar esse sujeito pessoalmente pra negociação.
Heitor
2019-01-24 15:40:15Deveriam prender o Podre!
Caio
2019-01-24 15:36:08A esquerda é uma organização criminosa internacional.