Blindagem a advogados já tem a oposição de 150 deputados na Câmara; parecer do Centrão mantém dispositivo
O deputado Kim Kataguiri, do DEM de SP, já conta com as assinaturas necessárias para apresentar emendas ao projeto de lei do tucano Paulo Abi-Ackel, visando suprimir do texto trechos que podem blindar advogados contra operações de busca e apreensão, além de intimidar delatores. Ao todo, 150 parlamentares assinaram as emendas do líder do MBL...
O deputado Kim Kataguiri, do DEM de SP, já conta com as assinaturas necessárias para apresentar emendas ao projeto de lei do tucano Paulo Abi-Ackel, visando suprimir do texto trechos que podem blindar advogados contra operações de busca e apreensão, além de intimidar delatores. Ao todo, 150 parlamentares assinaram as emendas do líder do MBL – 47 a mais do que o necessário. Após apresentadas, as emendas ainda precisam ser submetidas a deliberação no plenário.
Apesar da repercussão negativa entre parlamentares pró-Lava Jato, o texto de Abi-Ackel foi referendado pelo deputado Lafayette de Andrada (foto), vice-líder do Republicanos na Câmara, que apresentou parecer favorável à matéria no final da noite desta terça-feira, 15. "Nos últimos tempos, temos observado que alguns expedientes, adotados principalmente no contexto de acordos de colaboração premiada, têm ameaçado o legítimo exercício da atividade da advocacia", anota o parlamentar mineiro. Para ele, "imperioso que se crie barreiras mais robustas ao livre exercício da advocacia".
"A previsão, portanto, está longe de poder ser considerada uma 'blindagem' descabida e odiosa, constituindo, antes, um filtro necessário para se evitar que excessos sejam praticados por agentes do Estado, que possam agir eventualmente de forma indevida", avalia.
Lafayette de Andrada, deputado do Centrão, também foi o relator no plenário do pacote anticrime na Câmara. Foi ele quem incluiu no texto final a criação do artigo 316 do Código de Processo Penal que, na prática, permitiu a soltura do traficante André do Rap, em outubro, por decisão do ministro Marco Aurélio Mello.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Enzo
2020-12-17 21:45:49Lafayette de Andrade. Esse é o cara. Os mineiros precisam lembrar deste nome daqui 2 anos, pra NÃO VOTAR NELE PELAMOR DE DEUS
MARCOS
2020-12-17 19:12:00Esse monstro que foi gestado por esses deputados mineiros é, efetivamente, um disparate! Esses deputados mineiros são uma vergonha para o estado.
José
2020-12-17 13:46:19Nesta pseudodemocracia, alguém acha que estes deputados e senadores estão lá para defender os interesses do povo ou seus próprios? Acabem logo quem esse voto obrigatório
José
2020-12-17 11:42:18Fica evidente os políticos que são contra o povo brasileiro e os a favor do povo brasileiros. Só meliantes criam barreiras para o combate ao crime, e charfundam na lama da corrupção, da lavagem de dinheiro. Enquanto isso, no Brasil real caem dois ou três aviões por dia abatidos pelo Sars-Cov-2
Admilson
2020-12-17 11:38:05Uma vergonha, mas sendo iniciativa do PSDB,não é surpresa,parceiro do Aecinho,terrinha e asseclas, a faxina está muito longe.
Orchidea
2020-12-17 10:54:25O deputado Abi- Ackel é aquele que no passado ,detentor de alto cargo no Governo ,creio Ministro da Justiça, foi arrolado por suspeita de ilícito sobre pedras preciosas ? Ele ainda permanece na politica? Não admira ser o criador desse nefasto projeto .
Hamilcar
2020-12-17 10:33:54Os senhores Abi-Ackel e Lafayette Andrada mais uma vez envergonham Minas Gerais.
Maria
2020-12-17 10:33:28A maioria da classe é composta por bandidos. Tem advogado famoso que “nas horas vagas” é bandido. Esses caras parece que são eleitos só pra sacanear o povo idiota que os elegem. PQP. 🤮🤮🤮🤮🤮
Maria
2020-12-17 10:29:50Um absurdo. Os escritórios irão ser transformados em depósito de dinheiro da corrupção, armas, drogas e demais material ilícito. Sem contar que ali será um ótimo esconderijo para os ladrões do nosso dinheiro. Essa vergonha não pode passar.
Maria
2020-12-17 10:17:48Essa família Andrada é cheia de bandidos, o povo de Barbacena/MG que o diga.... 🤮🤮🤮🤮