Virada no STF foi decidida em conversa no TSE, em meio às eleições de Macapá
Foi em uma conversa no Tribunal Superior Eleitoral no domingo, 6, que os ministros Edson Fachin e Luís Roberto Barroso, vice-presidente e presidente da corte eleitoral, concordaram em liberar seus votos contrários à reeleição de Rodrigo Maia e Davi Alcolumbre na Ação Direta de Inconstitucionalidade movida pelo PTB. Enquanto a conversa acontecia, a portas fechadas,...
Foi em uma conversa no Tribunal Superior Eleitoral no domingo, 6, que os ministros Edson Fachin e Luís Roberto Barroso, vice-presidente e presidente da corte eleitoral, concordaram em liberar seus votos contrários à reeleição de Rodrigo Maia e Davi Alcolumbre na Ação Direta de Inconstitucionalidade movida pelo PTB. Enquanto a conversa acontecia, a portas fechadas, os ministros aguardavam o início da apuração das eleições municipais de Macapá, em que o irmão de Davi, Josiel, avançou ao segundo turno como o mais votado.
Também no domingo, o presidente do STF, Luiz Fux, telefonou para Barroso, pedindo para que os votos contra a reeleição de Maia e Alcolumbre fossem liberados. Todos concordaram que a pressão da sociedade sobre o Supremo estava muito grande e que a questão precisava ser solucionada de forma célere.
O presidente do TSE de fato considerou dar voto favorável ao relatório de Gilmar Mendes, que pretendia liberar a reeleição. No entanto, pesaram na avaliação de Barroso suas próprias teses sobre a "mutação constitucional", linha do Direito da qual ele é um dos principais doutrinadores. Em sua avaliação, a tese encampada por Gilmar não se encaixa como um caso de "mutação".
Fontes a par das conversas relatam que Barroso jamais prometeu votar a favor da reeleição, mas que disse, sim, aos demais ministros que iria avaliar a possibilidade. Um dos principais interlocutores da turma de Gilmar com a ala ligada a Fux era o ministro Alexandre de Moraes, favorável à reeleição. Gilmar e Barroso se falaram por telefone nos dias que antecederam a votação.
Antes do primeiro turno em Macapá, Barroso conversou com os senadores Randolfe Rodrigues, da Rede, e com o próprio Davi Alcolumbre, ambos do Amapá, mas apenas sobre os preparativos para o pleito na capital do estado. Integrante do grupo Muda Senado, Randolfe sempre foi contra a reeleição pretendida por Davi.
Em Macapá, haverá segundo turno entre Josiel Alcolumbre, que teve 29,47% dos votos válidos, e Dr. Furlan, do Cidadania, com 16,03%. A votação será no final deste mês.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Marcelo
2020-12-09 07:27:16Isso é muito grave. Mutação constitucional? STF não pode mudar a constituição. O poder originário é uma Assembleia Constituinte ou, via EC, pelo legislativo, nunca judiciário.
CESAR
2020-12-08 18:41:23Parabéns ao povo brasileiro que se manifestou fortemente nas redes sociais, caso contrário a vaca tinha ido para o brejo
Edmundo
2020-12-08 12:45:53Alguém do STF teve juízo. Acho lembram de 64!
Vimar
2020-12-08 11:26:00Senhor Ministro Barroso. A mutação Constitucional já está expressa na Constituição: A emenda deve ser proposta por no mínimo ⅓ (um terço) dos membros da Câmara dos Deputados ou do Senado Federal; pelo Presidente da República; ou por mais da metade das Assembleias Legislativas das unidades da Federação, manifestando-se, cada uma delas, pela maioria relativa (isto é, maioria simples) de seus membros. E depois, necessita de 3/5 dos votos nas duas Casas. Tem no Google Sr Ministro!
Emerson
2020-12-08 10:00:59Parabéns ao STF desta vez. CUMPRIU A CF88! Qualquer pessoa alfabetizada sabe que o voto da maioria FOI CORRETO.
Marido do Alberto
2020-12-08 08:06:23Passe já pra casa sua vadia ignorante!
Rubens
2020-12-08 07:11:13Tese ,"Mutante", os Mutantes já se Separaram a tempo. Os se conversaram,? Aí pode. Para o Bem e para o Mal. Muito Interessante as Turmas
Ricardo
2020-12-08 07:09:35O Ministro Fux tem uma bala de prata com Ferreira, basta colocar em pauta de julgamento dos pedidos de suspeição e impedimento, principalmente nos casos da Lava Jato do Rio, onde sua esposa é contratada da Banca de Bermudes. Seria uma tesourada nas asas dele. Na época d3 Joaquin Barbosa ele não criou.
Marcelo
2020-12-08 06:45:27Ditadura do stf
Marcelo
2020-12-08 06:44:51Ditadura do stf