Prazo para estados americanos enviarem resultados vence nesta terça
As autoridades eleitorais dos 50 estados americanos têm até esta terça, 8, para enviar seus certificados com os respectivos resultados eleitorais. A data é considerada como um prazo "porto seguro", porque os resultados que forem certificados até este dia não poderão ser contestados. A burocracia existe porque, após a data da eleição, que neste ano...
As autoridades eleitorais dos 50 estados americanos têm até esta terça, 8, para enviar seus certificados com os respectivos resultados eleitorais.
A data é considerada como um prazo "porto seguro", porque os resultados que forem certificados até este dia não poderão ser contestados.
A burocracia existe porque, após a data da eleição, que neste ano ocorreu no dia 3 de novembro, quem divulga os resultados são os veículos de comunicação. Esses números não são oficiais nem conclusivos. Disputas legais e recontagens ainda podem acontecer, como ocorreu na Georgia.
A certificação acontece quando esse processo de incertezas já foi concluído. O número divulgado pelas autoridades estaduais então já pode ser levado em conta para a contagem dos delegados no Colégio Eleitoral.
Estados que não conseguirem resolver suas disputas até esta data ainda terão até a segunda, 14, para concluir o processo. Nesse dia, os delegados do Colégio Eleitoral devem se reunir para escolher o próximo presidente dos Estados Unidos. O democrata Joe Biden (foto) deverá contar com 306 dos 538 delegados.
Para as autoridades eleitorais estaduais, respeitar o prazo "porto seguro" traz vantagens, porque evita dores de cabeça futuras. Segundo os jornais americanos, mais de 37, dos 50 estados, já tinham certificado seus resultados até o dia 3 de dezembro.
Após a certificação, a campanha de Donald Trump ainda poderá contestar legalmente os resultados. Contudo, a chance de as ações serem aceitas em algum tribunal passa a ser muito baixa.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (3)
Fernando
2020-12-08 17:12:55Falta pouco para acabar esta novela de ficção de fraude que só existe na cabeça do Trump e Bolsonaro !! O pior é que o Trump vai ter que aceitar , já perdeu mais de 40 apelações e pedidos de recontagens . Vai ficar somente este idiota do Bolsonaro dizendo que foi fraude !!!!
Alberto, o de sempre
2020-12-08 14:55:25A #CrusoLIXO deixou de explicar que as chances de que as ações sejam aceitas por algum tribunal COMPOSTO POR JUIZES DEMOCRATAS passa a ser muito baixa. Vamos ver o que acontece quando elas chegarem à SUPREMA CORTE dos Estados Unidos da América e o Presidente Trump tirar o Ás de Ouro da manga.
Ricardo
2020-12-08 09:11:39O Bozo Yankee está nos estertores finais !! Em 2022 será a vez do Bozo tupiniquim , talvez ainda antes !