'STF não permitirá a desconstrução da Lava Jato', afirma Fux
O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Luiz Fux (foto), afirmou na manhã desta quinta-feira, 26, que a corte não permitirá a desconstrução da Lava Jato. O magistrado deu exemplos de medidas adotadas pelo tribunal para proteger o legado da operação. Na lista, mencionou a decisão de levar à votação do plenário todos os inquéritos...
O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Luiz Fux (foto), afirmou na manhã desta quinta-feira, 26, que a corte não permitirá a desconstrução da Lava Jato.
O magistrado deu exemplos de medidas adotadas pelo tribunal para proteger o legado da operação. Na lista, mencionou a decisão de levar à votação do plenário todos os inquéritos e ações penais em trâmite no STF.
Desde junho de 2014, quando entrou em vigor a Emenda Regimental 49, a competência para julgar esses processos era das duas Turmas da corte, integradas por cinco ministros, cada.
Fux falou sobre o assunto durante a abertura do XIV Encontro Nacional do Poder Judiciário, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça, CNJ, órgão que também preside. O ministro dedicou o discurso à defesa do combate à corrupção.
“O Supremo Tribunal Federal não permitirá que haja a desconstrução da operação Lava Jato. Todas as ações penais e todos os inquéritos, o primeiro ato praticado por mim, não quero nenhum louvor, estou apenas dando esse esclarecimento, todas as ações penais e todos os inquéritos passarão pela responsabilidade do plenário, porque o STF tem o dever de restaurar a imagem do país a um patamar de dignidade da cidadania, de ética e de moralidade do próprio país”, afirmou.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Edmundo
2020-11-27 11:07:44Parabéns Presidente do STF. O Supremo não pode vira casa de alguns ou casa de mãe Joana!
Silvino
2020-11-27 10:58:49Beiçola acho que o recado foi dado pelo Fux, portanto, antes de mais nada, vamos ver quem vai prevalecer no caso. O empresário travestido de juiz do Supremo, ou o juiz de direito que se tornou de fato, Ministro do STF, com todas as letras. Está na hora de barrar todas as pretensões do empresário/juiz em opinar sobre tudo e ainda encontra respaldo na midia que não cobra do mesmo o combate à corrupção.
TONI FERREIRA
2020-11-27 09:16:31Bem! Ou well, como dizem os americanos. A LAVA JATA jato visa a combater uma arte que envolve muitos talentos _ A ARTE DE FURTAR _, magistralmente demonstrada e narrada pelo Padre Antônio Vieira ainda no século XVI em obra clássica que levou o mesmo títulos e mostra a saga dos nosso patrícios portugueses para com essa arte que hoje no Brasil se torna artesanal, mas é uma entidade pública por excelência. Precisamos de órgão permanente par combater o vício e internar os viciados, que são muitos.
Edson
2020-11-26 22:21:07Gilmar Mendes já disse que não vai respeitar e que não serão todos os casos que irão ao plenário. Fux vai precisar se impor.
Maria
2020-11-26 21:52:51Fux eu uma luz no lamaçal que é esse governo
Sônia
2020-11-26 21:10:05Bravo !!! Bravo !!! Aplaudindo de pé . Bravo .. bravo
Moso
2020-11-26 20:10:00A 2a turma vai manter a destruição da lava jato. GM já desafiou Fux e diz que não levará à plenário os casos da 2a turma. Qual a motivação? Alguém saberia dizer o porquê de$$a rebeldia?
Antonio
2020-11-26 19:42:25Ainda naquilo que fora explicitado pelo ministro Fux em sua posse. Tudo isso digno de louvor: "Não permitiremos que se obstruam os avanços que a sociedade brasileira conquistou nos últimos anos, em razão das exitosas operações de combate à corrupção autorizadas pelo Poder Judiciário brasileiro, como ocorreu no Mensalão e tem ocorrido com a Lava Jato".
Astor
2020-11-26 19:36:26Estou querendo crer nisso... Vai precisar de muito foco
Sergio
2020-11-26 19:05:35Parabéns Ministro Fux , o Senhor honra o Judiciário.