Falha em linha de distribuidora pode ter causado novo apagão no Amapá, diz ONS
O Operador Nacional do Sistema Elétrico, ONS, informou nesta quarta-feira, 18, que o novo apagão no Amapá pode ter sido provocado por falhas no momento em que a linha de transmissão Santa Rita - Equatorial, que pertence à Companhia de Eletricidade do Amapá, CEA, passaria por uma "energização". "A linha está sendo mantida desligada até avaliação...
O Operador Nacional do Sistema Elétrico, ONS, informou nesta quarta-feira, 18, que o novo apagão no Amapá pode ter sido provocado por falhas no momento em que a linha de transmissão Santa Rita - Equatorial, que pertence à Companhia de Eletricidade do Amapá, CEA, passaria por uma "energização".
"A linha está sendo mantida desligada até avaliação a ser realizada pela CEA, distribuidora local. O ONS continua acompanhando a situação no Estado", diz nota publicada pelo órgão.
De acordo com o ONS, nos locais em que houve o desabastecimento de energia em decorrência do problema, a situação foi normalizada durante a madrugada. O blecaute começou às 20h27 de terça-feira, quando aconteceu um desligamento automático do transformador da subestação Macapá, no lado da distribuição, e da hidrelétrica Coaracy Nunes.
O ONS alega que a demora no restabelecimento da energia deu-se por uma "sequência de eventos". "Às 20h51 foi iniciado o processo de recomposição e retomada gradual das cargas quando, às 21h03, houve novo desligamento no transformador da subestação Macapá. A nova tentativa de retomada de carga se iniciou às 21h10, porém, às 21h20 ocorreu o terceiro desligamento do transformador", explicou.
O blecaute registrado na última noite não foi um evento isolado. O primeiro apagão elétrico, ocorrido em 3 de novembro, comprometeu a prestação de serviços básicos em 13 dos 16 municípios do estado. A energia começou a ser restabelecida somente no dia 7, mas em regime de rodízio.
De acordo com o Ministério de Minas e Energia, naquela ocasião, o problema decorreu de uma explosão seguida de incêndio em um dos transformadores da subestação localizada na capital. Devido ao apagão, as eleições municipais em Macapá chegaram a ser adiadas pelo Tribunal Superior Eleitoral, o TSE.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (2)
Irineu
2020-11-18 23:55:43Bolsonaro vagabundo, governe. Aonde estão vocês e teus asseclas? Corja de incompetentes. 15 dias de apagão? Vagabundos.
André
2020-11-18 20:15:18Sub-raça raça que elege vermes, tem mesmo que ficar sem água e sem Luz.