Na reta final, candidatos de centro lideram corrida eleitoral em 18 capitais
A uma semana do primeiro turno das eleições municipais, candidatos de partidos de centro lideram as disputas pelas prefeituras em 18 das 26 capitais brasileiras. O DEM e o PSDB são as legendas que mais têm representantes na dianteira das pesquisas eleitorais, com cinco postulantes cada. Em quatro capitais, os candidatos da sigla dos presidentes...
A uma semana do primeiro turno das eleições municipais, candidatos de partidos de centro lideram as disputas pelas prefeituras em 18 das 26 capitais brasileiras. O DEM e o PSDB são as legendas que mais têm representantes na dianteira das pesquisas eleitorais, com cinco postulantes cada.
Em quatro capitais, os candidatos da sigla dos presidentes da Câmara, Rodrigo Maia, e do Senado, Davi Alcolumbre, podem se sagrar vitoriosos nas urnas já no domingo, 15. São eles: Bruno Reis (foto), em Salvador, lançado pelo atual prefeito ACM Neto, Rafael Greca, que tenta a reeleição em Curitiba, Gean Loureiro, em Florianópolis, e Josiel Alcolumbre, irmão do presidente do Senado, em Macapá.
No Rio de Janeiro, o candidato do DEM, Eduardo Paes, é o favorito na disputa, na qual o prefeito Marcelo Crivella, do Republicanos, e a deputada Martha Rocha, do PDT, duelam pela outra vaga no segundo turno.
No PSDB, todo o esforço é para manter o comando de São Paulo. Com uma ampla aliança partidária, o prefeito Bruno Covas, aliado do governador João Doria, já conseguiu ultrapassar o deputado Celso Russomanno, do Republicanos, que é apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro, e tem aberto vantagem na corrida pela reeleição.
Os tucanos também aparecem bem colocados nesta reta final de primeiro turno em Natal, Palmas, Porto Velho e Rio Branco. A maior vantagem é na capital do Rio Grande do Norte, onde o prefeito Álvaro Costa Dias também tenta se reeleger.
Partidos que integram o Centrão, como o PP e o PSD, também têm candidatos que aparecem à frente nas pesquisas nas capitais. O maior favorito deles é o atual prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, do PSD, que tem mais de 60% das intenções de voto e deve ser reeleito no primeiro turno.
O mesmo prognóstico é traçado em Campo Grande, com o prefeito Marquinhos Trad, também filiado ao PSD de Gilberto Kassab.
Em Boa Vista, Goiânia e João Pessoa, os candidatos do Centrão devem protagonizar entre si o confronto do segundo turno. Na capital da Paraíba, por exemplo, os líderes nas pesquisas são o ex-senador Cícero Lucena, do PP, e o radialista Nilvan Ferreira, do MDB.
O partido de Renan Calheiros também aparece bem colocado em Maceió, reduto eleitoral do senador, Cuiabá, no Mato Grosso, e nas capitais de Goiás e Roraima. Pela atual fotografia das disputas municipais a prefeito, os partidos do Centrão lideram em 13 capitais.
Já no campo da esquerda, candidatos do PSB, PDT, PT, PSOL e PCdoB lideram em sete capitais, a maioria no Nordeste. Em Recife, por exemplo, o primeiro colocado nas pesquisas é o deputado João Campos, do PSB, filho do ex-governador Eduardo Campos, morto em 2014, seguido pela petista Marília Arraes. Em Fortaleza, reduto da família de Ciro e Cid Gomes, a liderança está com o deputado estadual José Sarto, do PDT.
O partido do ex-presidente Lula só lidera nas pesquisas em Vitória, com o ex-deputado João Coser, em empate técnico com o deputado estadual Fabrício Gandini, do Cidadania. O PSOL está na frente em Belém, com o deputado Edmilson Rodrigues, e o PCdoB em Porto Alegre, com a ex-deputada Manuela D'Ávila, que foi vice na chapa presencial de Fernando Haddad em 2018.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (9)
Remulo
2020-11-09 08:19:21Não é muito inteligente votar contra alguém e sim a favor de alguma coisa concreta que esteja na pauta do candidado. Só assim, teremos condição de cobrar.
Remulo
2020-11-09 08:14:20...que os eleitores pensem bem antes de apertarem o botão CONFIRMA e boa sorte para o Brasil.
Remulo
2020-11-09 08:14:10...que os eleitores pensem bem antes de apertarem o botão CONFIRMA e boa sorte para o Brasil.
Neusa
2020-11-09 08:00:59Farei a minha parte. Não votarei em candidatos que tenha qualquer proximidade com a pauta do atual governo!
Laercio
2020-11-08 20:48:40Com esse sistema eleitoral os bons nao são atraídos para a política..!! Sempre mais do mesmo..! Só cabrito criando cabritinho.....!!!
Sillvia2
2020-11-07 22:43:49Para eleger certos candidatos sempre, a ordem é manter na penúria a educação no país... que paga mal e desestimula os bons professores, enquanto fascina com altos salários e mordomias políticos despreparados e corruptos! Triste mesmo!
José
2020-11-07 22:09:06Povo aprendam a esquerda do Brasil não presta ...
ALFREDO
2020-11-07 21:38:45Pobre Brasil
MARCOS
2020-11-07 19:30:51Com esses candidatos, só entregando nas mãos de Deus. Estamos ferrados. Vamos continuar sendo roubados descaradamente, graças ao povo que elege e reelege esses sacripantas.