Fala do Papa sobre união homossexual foi tirada de contexto, diz Vaticano
O Vaticano sustenta que os comentários do Papa Francisco em defesa da união civil de pessoas do mesmo sexo, publicados em um documentário no mês passado, foram “tirados do contexto” e não representam uma mudança doutrinária da Igreja Católica sobre homossexuais. O documentário “Francesco”, que estreou no festival de cinema de Roma em 21 de...
O Vaticano sustenta que os comentários do Papa Francisco em defesa da união civil de pessoas do mesmo sexo, publicados em um documentário no mês passado, foram “tirados do contexto” e não representam uma mudança doutrinária da Igreja Católica sobre homossexuais.
O documentário “Francesco”, que estreou no festival de cinema de Roma em 21 de outubro, gerou manchetes mundo afora pelo trecho no qual o Papa afirma que os homossexuais têm o direito de pertencer a uma família e que são necessárias leis de união civil que cubram os homossexuais.
De acordo com reportagem da agência Reuters, a Secretaria de Estado do Vaticano -- que trata das relações internacionais da Santa Sé -- encaminhou uma "nota explicativa" aos seus núncios apostólicos espalhados pelo mundo. O núncio da Santa Sé no México postou o conteúdo da nota em seu perfil no Facebook.
“Algumas declarações contidas no documentário "Francisco", do roteirista Evgeny Afineevsky, suscitaram, nos últimos dias, diversas reações e interpretações. Por isso, são oferecidos alguns elementos úteis, com o desejo de promover uma compreensão adequada das palavras do Santo Padre”, escreveu o diplomata. “Há mais de um ano, durante uma entrevista, o Papa Francisco respondeu a duas questões distintas em dois momentos distintos que, no referido documentário, foram editadas e publicadas em uma única resposta sem a devida contextualização, o que tem gerado confusão”.
A nota da diplomacia do Vaticano sustenta que o documentário suprimiu trechos em que o papa declara a sua oposição ao matrimônio homossexual. Na visão do Vaticano, Francisco deixou claro, no momento da entrevista, que se referia às leis da união civil, que alguns países promulgaram para regulamentar questões econômicas, como planos de saúde. “É claro que o Papa Francisco estava se referindo a certas disposições do Estado e certamente não à doutrina da Igreja, que ele reafirmou inúmeras vezes ao longo dos anos”, disse a nota.
“Por isso, queremos antes de mais nada reiterar que toda pessoa, independente de sua orientação sexual, deve ser respeitada em sua dignidade e acolhida com respeito, procurando evitar todos os sinais de discriminação injusta e, principalmente, qualquer forma de agressão e violência”, diz o texto publicado pelo núncio.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Eliana
2020-11-03 16:13:01O Papa está certíssimo. As pessoas devem ser acolhidas e respeitadas.
Fabio
2020-11-03 04:35:54Esse papa, o Edir Macedo e até aquele vigarista do João de Deus estão todos no mesmo saco de farinha.
Marci
2020-11-02 22:00:55Quem se importa com o que este representante ridículo do papai noel fala???
ELIENE
2020-11-02 20:41:02a missão da igreja é catequizar e não politizar. Jesus disse: a Cesar o que é de César e a Deus o que é de Deus. Esse Papa é tudo menos católico.
Lenora
2020-11-02 15:21:45Quem liga?
Lenora
2020-11-02 15:21:03Quem liga?
Scully
2020-11-02 14:59:13Esse papa midiático, pseudo-progresista nunca me enganou. Faz um jogo de fazer a própria comida e dirigir o próprio carro. Mas pergunte a ele sobre o casamento de padres e a permissão para mulheres celebrarem missas e verão até que ponto ele é revolucionário. Sobre relações homoafetivas, está sempre tergiversando. Esse é o velho jogo dele: jogar para as duas torcidas. Uma canseira!
José
2020-11-02 14:42:33O comuna do papa não vai falar nada sobre as igrejas queimadas no chile
Paulo
2020-11-02 12:59:21Maior farsa esta igreja, assim com as demais. Só pilantra no comando com único interesse: financeiro. Ainda tem pessoas, na maioria pobres, que acreditam nestes pilantras. Tenho esperança que um dia estas pessoas acordem e percebam que não precisaremos de intermediários pra chegar à Deus. Acorda Brasil!!! 🇧🇷🇧🇷🇧🇷
Márcia
2020-11-02 12:15:58Sempre haverá pessoas com a intenção se distorcer as palavras a favor de suas crenças e interesses e por vários motivos, até do papa!