Maus-tratos a animais: 'Hélio Negão' tenta aparar arestas do casal presidencial
O mais fiel dos bolsonaristas no Congresso Nacional, o deputado Hélio Lopes, quer colocar um fim nas diferenças existentes entre Jair Bolsonaro e a primeira-dama, Michelle Bolsonaro, em relação a um projeto de lei aprovado na semana passada que aumenta a pena para maus-tratos a cachorros e gatos. Michelle defende a sanção integral do texto,...
O mais fiel dos bolsonaristas no Congresso Nacional, o deputado Hélio Lopes, quer colocar um fim nas diferenças existentes entre Jair Bolsonaro e a primeira-dama, Michelle Bolsonaro, em relação a um projeto de lei aprovado na semana passada que aumenta a pena para maus-tratos a cachorros e gatos.
Michelle defende a sanção integral do texto, mas o presidente não aceita que a pena prevista para quem maltrata animais -- prisão de até cinco anos -- seja superior à de crimes que hoje punem atitudes similares envolvendo seres humanos, como abandono de incapaz e maus-tratos a idosos.
Para encerrar a divergência, o deputado apresentou um novo projeto de lei, aumentando as penas para os crimes de maus-tratos a pessoas. Assim, seria possível contornar a questão que incomoda Bolsonaro.
Pelo texto de Hélio Lopes, chamado de "Hélio Negão" pelo amigo Jair Bolsonaro, o crime de abandono de incapaz teria pena de dois a cinco anos de prisão, contra os atuais seis meses a três anos. Já o de maus-tratos a idosos passaria dos atuais dois meses a um ano de prisão para dois a cinco anos.
Deputados bolsonaristas asseguram que a iniciativa não é apenas simbólica e prometem fazer pressão para que a matéria seja pautada. O próprio Helio Lopes já procurou o líder do governo na Câmara, Ricardo Barros, para pedir apoio.
O deputado fluminense, que desde o início do governo costuma acompanhar Bolsonaro em seus compromissos oficiais, quer apresentar um requerimento de urgência para o texto nas próximas semanas, mas ainda trabalha para conseguir apoio dos colegas.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Silvana
2020-09-21 22:33:13Fora Bolsonaro — o garoto propaganda da cloroquina encalhada. Você nos envergonha.
Silvana
2020-09-21 21:43:43Vale a pena ver as fotos publicadas no The Guardian. É um crime o que está acontecendo no Pantanal. https://www.theguardian.com/environment/gallery/2020/sep/17/brazil-pantanal-wetlands-on-fire-in-pictures Lute pelo que é do nosso país. A Amazônia e o Pantanal são duas jóias preciosas que devem ser preservadas. #SavePantanal Fora Bolsonaro.
Silvana
2020-09-21 21:38:36E os Animais Silvestres do Pantanal que estão sendo dizimados pelas queimadas que não estão sendo combatidas pelo governo de Bolsonaro? Dizimar a fauna do Pantanal pode, não é crime? Assistam aos vídeos na Globoplay, BBC NEWS e Estadão e vejam as fotos no The Guardian. O que está acontecendo no Pantanal é a destruição de um patrimônio natural do nosso país, um biossistema para ser PRESERVADO, CUIDADO, AMADO, RESPEITADO. #SavePantanal Fora Bolsonaro.
Sergio
2020-09-21 17:59:25Na falta de problemas maiores vamos resolver os dos cachorros kkkk
Paulo
2020-09-21 13:34:30Foto: dois puxa-sacos!!! Ainda bem que o cara tem duas bolas. A micheque vai ficar na mão.
AIRTON
2020-09-21 11:15:18É o que esse deputado propôs para o RJ?
CARLOS H
2020-09-21 10:49:13Parece que Micheque encontrou uma desculpa para cair fora desta canoa furada.
José
2020-09-21 10:41:46Que ela consiga, já que estamos de boas relações com os EUA que se copie pelo menos o texto de lá, sancionado por Trump. Lá a pena é de 7 anos.
Jose
2020-09-21 10:10:54A Michele está certa. Alguém tem que proteger os apoiadores do marido dela. Afinal de contas, apesar de seres bestiais, eles são excelentes animais de estimação! Fazem tudo o que o dono pedir. Até mesmo se auto-flagelar!
Caio
2020-09-21 09:59:08Parabéns à Primeira Dama, não ceda e vá em frente no tocante a todas as políticas possíveis de proteção aos animais.