Quem é o candidato da Argentina à presidência do BID
A Argentina decidiu manter nesta semana a candidatura de Gustavo Béliz (foto) para a presidência do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Com isso, Béliz, que é secretário de Assuntos Estratégicos do governo de Alberto Fernández, concorrerá ao posto com o advogado americano Mauricio Claver-Carone, assessor de Donald Trump. A eleição está marcada para este final de...
A Argentina decidiu manter nesta semana a candidatura de Gustavo Béliz (foto) para a presidência do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Com isso, Béliz, que é secretário de Assuntos Estratégicos do governo de Alberto Fernández, concorrerá ao posto com o advogado americano Mauricio Claver-Carone, assessor de Donald Trump. A eleição está marcada para este final de semana, dias 12 e 13 de setembro.
Béliz é um dos principais assessores de Alberto Fernández na Casa Rosada. "Ele começou a fazer política nos anos 1990. Foi como um padrinho político de Fernández, quando os dois trabalharam com Domingo Cavallo, ex-ministro da Economia. Béliz é um peronista conservador", diz o cientista político argentino Julio Burdman.
Depois de trabalhar no governo de Néstor Kirchner, Béliz mudou-se para Washington, onde trabalhou no BID por mais de uma década. "Ele conhece muito bem a burocracia de Washington e dos organismos internacionais", diz Burdman. "Sua escolha se deu porque todos os funcionários argentinos responsáveis pela relação com os Estados Unidos são de centro."
O candidato argentino deverá contar com o voto do México, que anteriormente já tinha se comprometido a apoiar um nome da Argentina. O favorito, contudo, é Claver-Carone, que diz contar com dois terços dos votos.
Caso Claver-Carone vença a eleição deste final de semana, a Argentina deverá ser um dos países mais prejudicados. Seus representantes ocupam um terço das vagas dedicadas às nações que recebem empréstimos, mas o país detém 11% do capital do banco.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Jose
2020-09-10 08:50:53Eta! Los hermanos controlam o Banco. Enquanto isso, os brasileiros ficam de quatro para o Trump! Que governo decadente!