Conselho autoriza transferência de R$ 325 bilhões do BC para o Tesouro
Presidido pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, o Conselho Monetário Nacional, CMN, autorizou nesta quinta-feira, 27, a transferência de 325 bilhões de reais do Banco Central para o Tesouro Nacional. A cifra é menor do que os 400 bilhões de reais aventados inicialmente. Ainda assim, o colegiado deixou aberta a possibilidade de novas transferências. "Caso...
Presidido pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, o Conselho Monetário Nacional, CMN, autorizou nesta quinta-feira, 27, a transferência de 325 bilhões de reais do Banco Central para o Tesouro Nacional.
A cifra é menor do que os 400 bilhões de reais aventados inicialmente. Ainda assim, o colegiado deixou aberta a possibilidade de novas transferências. "Caso haja necessidade, o CMN avaliará, ainda neste exercício, a ampliação deste valor", diz nota enviada à imprensa.
De acordo com o Conselho, os recursos serão usados no pagamento da Dívida Pública Mobiliária Federal interna, aquela contraída pelo Tesouro para financiar o déficit orçamentário do governo federal ou para realizar operações.
A previsão consta da lei que trata das relações financeiras entre a União e o Banco Central. O texto estabelece que o montante do BC pode ser usado para abater a dívida pública "quando severas restrições nas condições de liquidez afetarem de forma significativa o seu refinanciamento".
No primeiro semestre deste ano, o Banco Central registrou um resultado positivo de 503 bilhões de reais. Desse valor, 478,5 bilhões de reais vieram das operações cambiais e os demais 24,7 bilhões de reais de "outras operações".
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (2)
Maria
2020-08-27 21:30:54Vai ter rachadinha?
Marcos
2020-08-27 19:41:13Como seria se fosse o PT no governo, hein?