TCU junta processos sobre 'gabinete do ódio' e anúncios de estatais em sites bolsonaristas
O Tribunal de Contas da União decidiu nesta quarta-feira, 26, juntar a representação que mira o uso de recursos públicos pelo “gabinete do ódio”, suposto grupo de assessores da Presidência que atua em ataques a adversários do chefe do Planalto, ao processo que investiga anúncios de estatais em sites e canais do YouTube de bolsonaristas. Os...
O Tribunal de Contas da União decidiu nesta quarta-feira, 26, juntar a representação que mira o uso de recursos públicos pelo “gabinete do ódio”, suposto grupo de assessores da Presidência que atua em ataques a adversários do chefe do Planalto, ao processo que investiga anúncios de estatais em sites e canais do YouTube de bolsonaristas. Os processos, caracterizados por similaridades, tramitarão em conjunto sob a relatoria do ministro Bruno Dantas (foto).
No caso do "gabinete do ódio", a representação foi apresentada pelo Ministério Público junto ao TCU em maio. A intenção é verificar se houve, em ataques a autoridades e instituições, o uso de materiais, de infraestrutura e de mão de obra custeados pelos cofres públicos e se o aparato foi colocado à disposição de agentes públicos, como deputados federais intimados a prestar depoimento no inquérito do Supremo Tribunal Federal que investiga a difusão de fake news.
Em outra frente, constante da mesma ação, a prioridade deve ser identificar a utilização de verbas publicitárias de empresas públicas e sociedades de economia mista na monetização de sites e blogs que veiculam notícias falsas. O MP citou como exemplo o episódio em que o TCU mandou o Banco do Brasil suspender contratos de publicidade com portais sob a suspeita de que os recursos do banco estatal estavam sendo drenados para financiar páginas que se dedicam a produzir conteúdo falso e a disseminar discurso de ódio.
O documento que contesta os anúncios de estatais em geral, por outro lado, foi entregue pelo deputado Paulo Teixeira, do PT de São Paulo. A representação baseia-se em reportagem do jornal O Globo que mostrou que a Petrobras e a Eletrobras veicularam 28,8 mil anúncios em canais de YouTube bolsonaristas entre janeiro de 2017 e julho de 2019.
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Comentários (8)
Lilian
2020-08-27 19:26:18Acontece que a empresa que anuncia nem sabe onde exatamente será divulgado seu anúncio, o parâmetro é o número de likes e like nots. Então, é fundamental rever esses contratos, mudar esse esquema. Essas redes sociais têm regras no contrato social das empresas, que barram as condutas que vemos correrem soltas no Brasil. Só ignoram esses critérios pq não no Brasil tudo fica impune.
Odete6
2020-08-27 18:12:39ATENÇÃO CRUSOÉ!!!! CONTE E ALERTE OS LEITORES PARA ESSA ""PERIGOSA BOIADA"" LÁ NA PGR, DENUNCIADA PELO MPF: """MPF aponta ‘retrocessos’ em projeto que altera Lei de Improbidade Administrativa. Nota técnica foi enviada a Aras""". PLANEJAM NOVAS SALVAGUARDAS GERAIS PARA A BANDIDALHA GERAL!!!!
Delza
2020-08-27 15:46:54Ele se elegeu com bandeira anti corrupção e na aba da Lava Jato!!!!
EDVALDO
2020-08-27 10:37:09O gabinete do ódio existe e produzem fake direcionadas a desmoralizar os contra a familia Bolsonaro. Querem ex: A invenção pelo Carluxo q o repórter da Globo q perguntou sobre os 89 mil a michelle teria falado q ia visitar a filha do bolsonaro.
Odete6
2020-08-27 02:21:51DEMOROU. MUITO!
Antonio
2020-08-26 22:40:09Onde estavam esses porcos na época dos 247 da vida
PEDRO
2020-08-26 21:19:32Antes de ler a matéria, já seduzia que tinha dedo de petralha, o que Se confirmou no último.paragrafo..
Maria
2020-08-26 20:13:00Ministro Bruno Dantas, nos dê algo em que acreditar por favor.