Conselho pune procuradora que chamou Bolsonaro de ‘lixo’ e ‘cara de bunda’
O Conselho Nacional do Ministério Público aplicou a pena de censura a uma procuradora da República que fez publicações contra o presidente Jair Bolsonaro em suas redes sociais. Paula Cristine Bellotti, que atua no Ministério Público Federal no Rio de Janeiro, chamou o chefe do Planalto de “miserável”, “lixo que ocupa a Presidência” e “cara...
O Conselho Nacional do Ministério Público aplicou a pena de censura a uma procuradora da República que fez publicações contra o presidente Jair Bolsonaro em suas redes sociais. Paula Cristine Bellotti, que atua no Ministério Público Federal no Rio de Janeiro, chamou o chefe do Planalto de “miserável”, “lixo que ocupa a Presidência” e “cara de bunda”. Ela publicou charges no Facebook contra Bolsonaro e escreveu comentários ao lado das imagens. Em um dos desenhos, o presidente aparece lambendo os pés do colega americano, Donald Trump.
O relator do processo, conselheiro Silvio Amorim, votou contra a aplicação de penalidades à procuradora porque entendeu que a postagem de Bellotti estava “dentro dos limites da liberdade de expressão”.
Em sua defesa apresentada ao CNMP, a procuradora da República argumentou que as publicações não fazem menção à sua função pública, não foram postadas em perfil institucional e não expressam a opinião da instituição. Bellotti alegou ainda que as manifestações não trouxeram prejuízos ao MPF e não tiveram objetivo de macular honra de autoridade pública, “mas expressar suas preocupações com a condução do país”.
O conselheiro Luciano Maia foi o primeiro a divergir do relator. Ele argumentou que as publicações da procuradora “ultrapassaram a ironia e o deboche”. "Se isso não for abuso do direito de manifestação, temos que rever a nossa jurisprudência e absolver quem foi condenado, algumas pessoas por muito menos do que isso”, argumentou.
Para o conselheiro Marcelo Weitzel, a postagem da procuradora é “uma agressão” que atinge, além do presidente, pessoas próximas de Bolsonaro. Rinaldo Reis argumentou que Bellotti ridicularizou ainda todos os eleitores do chefe do Executivo, comportamento, que, segundo ele, “não cabe de forma nenhuma a um membro do Ministério Público”. A pena de censura prejudica promoções da procuradora na carreira e fica registrada na ficha funcional da servidora.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Heloisa
2020-08-26 13:29:49Quanta hipocrisia deste Conselho! E o presidente pode agredir verbalmente e ameaçar fisicamente um brasileiro que está cumprindo seu dever de jornalista ???
Jose
2020-08-25 21:40:20Kkkkkkkkkkk. Agora os Bozistas querem posar de democratas e gente direita, kkkkkkkkkkkkkkk. A história de vocês por si própria mostra que vocês são incapazes de sequer pensar em democracia. Vocês são os párias da humanidade!
Gilda
2020-08-25 20:22:43Até que enfim uma reação para mostrar que quem detém um cargo público de projeção tem que fazer jus a ele em qualquer lugar em que esteja, no serviço ou no lazer, ou em casa.
Alexandre
2020-08-25 19:45:35Faço parte da fazenda, sou gado. Sou gado porque já não aguentava mais ser roubado pelo governo de esquerda. Quanto a procuradora do ministério público penso que em nenhum momento ela se valeu do cargo ou instituição. Quando chega em casa e relaxa ela tem todo direito de extravasar. Se o PR ou qualquer outro se sentir prejudicado vá à justiça. Democracia não aceita meia boca! Democracia tem vc que ser plena. Ponto!
LUIZ
2020-08-25 19:30:17Os perseguidores agora perseguidos. Sou bolsominion, portanto, integrante do gado e como o presidente, defendo a liberdade de expressão. Apesar de ser contra esse comportamento raivoso e fascista, onde germinam os gabinetes do ódio, tem que abrir o verbo, mesmo, e regurgitar toda a frustração de esquerda reprimida. Regime democrático è assim que funciona.
Henrique
2020-08-25 19:26:21Não morro de amores pelo presidente mas o que está mulher postou a colocou mais baixa do bumbum de sapo.
Antonio
2020-08-25 18:40:28finalmente uma luz no fim do túnel do CNMP!
Magda
2020-08-25 18:24:45Mas ela por acaso mentiu?
ROBERTO
2020-08-25 17:52:55Está provado que a esquerda é burra.
Rener Barbosa
2020-08-25 17:50:46Não ficou claro se a procuradora infringiu alguma ética da categoria, pois todas têm seu próprio código (de ética) e deve ser cumprido. Por outro, lado quem vai denunciar e sugerir punição ao chefe da nação que quebra o decoro dia sim outro também, chamando pessoas de "bundão", prometendo porrada e avisando ao STF que "acabou porra" ?